

Lançado nesta quarta-feira (11/01/2012), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o Plano Viver sem Drogas define a política pública de prevenção ao uso de crack e outros tipos de drogas. No total, serão investidos R$ 42 milhões pelo governo do Estado.
O plano, que integra o programa Pacto pela Vida, vai priorizar a criação de uma rede de atendimento para atuar de forma sistematizada no acolhimento, tratamento e reinserção social de usuários.
De acordo com o governador Jaques Wagner, o Viver sem Drogas está dividido em quatro eixos, entre eles, a ampliação e preparação da rede própria do Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir o abuso de drogas, onde a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) fará uma parceria com os municípios, por meio dos Centros de Antenção Psicossocial (Caps).
Viver sem Drogas
O Plano, elaborado sob a coordenação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), é resultado de estudos da Câmara Intersetorial de Enfrentamento às Drogas do programa Pacto pela Vida, e contou com a parceria de Secretarias do Estado e órgãos do poder público, que passaram a atuar na proposição de estratégias de prevenção ao problema das drogas.
A coordenação do Plano ficará a cargo da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), criada pelo governador em maio de 2011.