Mais de 30 mil atendimentos no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC)

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Unidade é referência nas ações de prevenção ao câncer 

Considerado referência no Município na prevenção do câncer, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) realizou, no período de 01 de janeiro à 30 de novembro de 2011, um total de 30.212 atendimentos. O equipamento fica localizado na rua Barão do Rio Branco, 621, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, ininterruptamente.

Nesse período foram realizadas 736 biopsia, 238 punções da mama e 8.655 ultrassonografias. O exame de colposcopia foi realizado em 5.353 pacientes. O levantamento aponta a realização de 3.497 consultas médicas na unidade. 11.733 pacientes foram submetidos a outros procedimentos como criocauterização, exerese e exame citopatológico, dentre outros.

A coordenadora administrativa do CMPC, Liamara Oliveira, lembra que a unidade promoveu campanhas direcionadas à saúde do homem, além de ações de conscientização da população para a necessidade de realizar exames periódicos de prevenção ao câncer.

A dona de casa Valdete Carneiro, 43 anos, elogia o bom atendimento da equipe. “É preciso cuidar da saúde para evitar o pior. Aqui no Centro, além de encontrarmos toda assistência para exames de prevenção e tratamento, contamos com o carinho e a atenção dos funcionários e dos médicos. Isso é muito importante para o paciente se sentir seguro e confiante no tratamento”, destaca.

No ambulatório são oferecidos, gratuitamente, consulta, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. A equipe é formada por médicos, psicóloga, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A população conta com serviços de ultrasonografia, exames preventivos, biopsias, ginecologia, obstetrícia, mastologia, oncologia, assistência social, urologia, serviços de enfermagem, cirurgia, psicologia e distribuição de medicamentos.

Serviços de iluminação na sede e zona rural, manutenção de 31 pontos já executados em Humildes. 

A Secretaria de Serviços Públicos, através do Departamento de Iluminação Pública, realizarou a manutenção dos pontos de iluminação no distrito de Humildes na última semana, obedecendo ao critério de programação da zona rural. Até o momento o departamento já executou a manutenção de 31 pontos de iluminação no distrito.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação, Silvio Moreira, o serviço de manutenção compreende na troca de lâmpadas, relê, base, reator, dentre outros materiais elétricos.

“Toda semana uma equipe é disponibilizada para realizar a manutenção nos distritos, seguindo um cronograma de atendimento para que todos possam ser contemplados. Há uma expectativa que os serviços no distrito de Humildes venham a ser concluídos ainda nesta sexta-feira. O próximo distrito a receber a visita da equipe da Sesp será Bonfim de Feira”, explica.

Com o objetivo de atender as solicitações da comunidade, as manutenções em pontos de iluminação foram executadas também em alguns bairros da cidade. Como por exemplo, o bairro Queimadinha, Ponto Central, São João, Papagaio, Campo Limpo, Santa Mônica, Capuchinhos, Centro, Muchila I e II, Mangabeira, Parque Ipê, George Américo, Sobradinho, Gabriela II, Viveiros, Tomba, Jardim Acácia e Olhos D’Água.

As solicitações dos serviços podem ser realizadas através dos telefones (75) 3602-8126 ou 3602-8115. O Departamento de Iluminação Pública solicita um prazo de até 72 horas para prestar atendimento à população.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]