Graça Pimenta apresenta Projeto de Lei com objetivo de regulamentar alimentação especial para alunos da rede estadual de ensino

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Projeto de Lei no 19.616/2011 que versa sobre as instituições da rede pública de ensino da Bahia serem obrigadas a fornecer merenda diferenciada para estudantes clinicamente considerados diabéticos tipo 1 (infanto juvenil), hipoglicêmicos e celíacos, de autoria da deputada estadual Graça Pimenta (PR), é destaque da edição do Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira (03/01/2012).

A parlamentar acredita que com a colocação de merendas especiais, serão ofertadas condições aos alunos da rede pública estadual de absorverem melhor os conhecimentos transmitidos pela escola, possibilitando-lhes um futuro mais promissor. “Existe uma estimativa de que cerca de 5% da população mundial é portadora de diabetes. A realidade no Brasil são de 12 milhões de diabéticos, sendo que um terço desse número não sabe que possui a doença. A intenção é garantir uma alimentação adequada aos alunos que dela necessitam, possibilitando aos mesmos participar das atividades escolares sem a preocupação do agravamento de seu estado de saúde”, justifica a parlamentar.

A diabetes se caracteriza por um conjunto de variadas desordens metabólicas e a tipo 1 (infanto juvenil) é uma variante da doença que se manifesta em jovens, tendo o seu aparecimento durante o estágio inicial de crescimento do indivíduo. Entretanto, pode ocorrer também na fase adulta, geralmente antes dos 30 anos.

Outro grupo que é contemplado pelo projeto, o dos celíacos, necessita de uma dieta rigorosa, onde não devem constar alimentos que contenham glúten. Esse é o único tratamento disponível. Assim, é imprescindível uma alimentação variada, composta por elementos ou nutrientes substitutos que ajudem o jovem a crescer, permitindo que a retirada do glúten não interfira no processo de crescimento, que se estende até a adolescência. Pelo documento, as escolas públicas terão prazo de dois anos, a partir da aprovação da lei, para se adaptar às novas exigências.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120620 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.