Governador Jaques Wagner promete metrô para Lauro de Freitas e Moema Gramacho comenta posse de Rui Costa

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Wagner garante que Lauro de Freitas terá metrô 

O governador Jaques Wagner assegurou que Lauro de Freitas será contemplado com o metrô. Em audiência nesta quinta-feira com a prefeita Moema Gramacho, da qual participou o secretário do Desenvolvimento Urbano Cícero Monteiro, Wagner garantiu que o projeto que está em execução inclui o município. Moema, que levou uma extensa pauta de pendências, saiu satisfeita da audiência, pouco antes de seguir ao lado do governador para a posse do novo secretário da Casa Civil, Rui Costa.

Entre as questões abordadas na audiência estavam o pedágio na Estrada Aeroporto/Ceasa, as obras do PAC Lagoa da Base, a drenagem do Canal dos Irmãos e a Estrada do Quingoma. “Sobre o pedágio, o governador se mostrou sensível aos pleitos das comunidades do Capelão, Areia Branca, Jambeiro, Ciamar, Barro Duro, Capiarara, Jaiba e Quingoma. Nas outras questões cobrei celeridade e de pronto o governador pediu empenho ao secretário Cícero Monteiro”.

As passarelas na Estrada do Coco também entraram na pauta. Moema foi informada que enquanto o metrô não chega, serão colocadas duas passarelas, uma no Km 3,5 e outra em frente ao Menandro de Faria, já licitadas e contratadas. Ainda na audiência, atendendo solicitação da prefeita, o governador se comprometeu a intermediar solicitação do Sindicato da Construção Civil junto à presidenta Dilma para melhorar as condições de execução do Programa Minha Casa Minha Vida. Moema tratou ainda de questões relacionadas à saúde no município, inclusive sobre o destino das instalações do Hospital da Unimed.

Moema destaca desafios de Rui Costa na consolidação das prioridades do governo 

Citada no momento de maior emoção na posse do deputado federal Rui Costa como secretário Chefe da Casa Civil, nesta quinta-feira (5), no auditório da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, destacou o acerto da escolha do governador Jaques Wagner. “Estou feliz com a indicação pelas qualidades de Rui e pela importância da pasta na consolidação das prioridades do governo que transforma a Bahia, garantindo inclusão social e abertura de novos viés de desenvolvimento, a exemplo da ferrovia Leste Oeste, a ponte de Itaparica, e o PAC Mobilidade que vão assegurar maior acessibilidade e integração entre as regiões do Estado”.

Para um auditório lotado de prefeitos, secretários e lideranças sociais, o deputado federal Rui Costa (PT) apontou como seu maior desafio manter o ritmo de trabalho da ex-secretária Eva Chiavon, que foi convocada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para atuar no Ministério do Planejamento, em Brasília. “A melhoria da infraestrutura portuária e aeroportuária são metas do Governo do Estado para 2012”, disse Costa, que já assume o cargo com a responsabilidade da articulação e condução de projetos estratégicos para o desenvolvimento da Bahia.

No meio do discurso, tomado pela emoção e ‘falando com o coração’, Rui Costa agradeceu o apoio de Moema Gramacho como amiga de longa data e companheira de partido. “Moema tem a mesma força interior da mulher que mais me amou no mundo que foi minha mãe; ela não teve a mesma sorte de vencer a batalha que a prefeita também travou e superou (contra o cancer). Isso me deu muita força para lutar”, afirmou, muito emocionado, o deputado.

“Somos amigos de mais de 30 anos. Antes da carreira política já representamos juntos o movimento sindical brasileiro até no exterior. Sabemos que uma das prioridades do atual governo é o projeto de mobilidade urbana. Acredito que Rui dará uma grande contribuição para a implementação desse plano”, destacou Moema. “Vamos trabalhar firme na realização do projeto de mobilidade e outras conquistas que são de grande expectativa para os habitantes da Região Metropolitana”, assegurou Rui Costa.

No seu pronunciamento sobre Rui Costa e as responsabilidades da pasta, o governador Jaques Wagner disse acreditar na formação de um grupo político que tenha princípios e atue com discernimento. “Se a palavra não se transformar em realidade para o povo, a política não vale à pena. Essa escolha significa um voto de confiança na sua capacidade de trabalho e articulação política”, acentuou.

A secretária executiva do Ministério do Planejamento, Eva Chiavon, ressaltou três atributos fundamentais para estar à frente da Casa Civil. “Nesta posição é importante ter competência, habilidade e confiança para fazer um bom trabalho, e não confundir imparcialidade com neutralidade. Discernimento é essencial ao poder de decisão para atuar com sabedoria”, enfatizou.

Deputado federal licenciado, Rui Costa dos Santos, 48 anos, o economista, desenhista-projetista e técnico em instrumentação industrial, mostrou prestígio na posse. Além de prefeitos de todas as regiões da Bahia, a solenidade contou com a presença dos ministros Mário Negromonte, das Cidades, e Afonso Florêncio, do Desenvolvimento Agrário, e do presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli, senadores e deputados federais.

Rui Costa foi secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia entre 2007 e 2010, quando foi eleito deputado federal com mais de 200 mil votos. Na Câmara Federal, Rui integrou as Comissões de Finanças e Tributação, Educação e Cultura e Segurança Pública. Também e como titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional e da subcomissão de Reforma Tributária. Em agosto de 2011, foi designado relator da Saúde no Orçamento da União.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115124 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.