Exposição de meteoritos no Parque do Saber Dival da Silva Pitombo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Mostra atrai grande público, principalmente estudantes em férias.

Os estudiosos e apreciadores da Astronomia têm uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os fenômenos da área, visitando a Exposição Meteoritos do Sistema Solar, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, localizado na rua Tupinambá, bairro São João. A mostra foi iniciada no dia 30 de novembro e prossegue até o dia 30/01 2012, funcionado das 8h às 12H e das 14h às 18h.

A iniciativa é resultado de uma parceria do Parque do Saber com o Observatório Antares e o Museu Geológico da Bahia. Segundo a museóloga Laís de Almeida, a exposição é uma boa opção para as pessoas que visitam a cidade ou estão de férias.

“Aproveitamos o período de férias escolares para realizar a exposição. As pessoas podem conhecer de perto réplicas de meteoritos e a história do meteorito de Bendegó, que foi encontrado em 1784, na cidade de Monte Santo, na Bahia”, informa.

O que mais chamou a atenção do estudante João Lino Coutinho foi exatamente a mostra das réplicas de meteoritos. “Já estou de férias e por isso aproveitei a oportunidade para visitar a exposição de meteoritos e assistir filmes no planetário”, afirma.

O estudante Nedson Lopes conta que o museu é sempre uma ótima alternativa durante os dias de folga. “Achei muito bonita a exposição e principalmente porque conheci a história do meteorito de Bendegó”, destaca.

Durante o período de férias, o equipamento também exibe filmes para adultos e crianças. As sessões públicas são realizadas de segunda a sexta-feira, sempre às 16H. Aos sábados e domingos, as exibições acontecem às 17 horas. As sessões exclusivas para o público adulto acontecem às quintas-feiras, às 20h.

Cantigas e samba de roda no reisado de Tiquaruçu, festa de Reis acontece no próximo sábado e domingo 

Ao som do legítimo samba de roda, milhares de pessoas devem percorrer as ruas do distrito de Tiquaruçu, no próximo sábado (07/01/2012) e domingo (08/01/2012), durante a tradicional Festa de Reis. O evento tem início no sábado, às 20 horas, com variada grade de atrações. O momento mais esperado da festa é o reisado marcado para começar a partir das 13 horas sob o comando do Reisado de São Vicente e grupo Chapéu de Couro.

A Festa de Reis de Tiquaruçu, como lembra o cantor e compositor Asa Fillho, um dos responsáveis pela organização da festa, ganhou reconhecimento nacional. “O Dia de Reis é comemorado no dia 06 de janeiro. A festa é tradição na igreja católica, comemorada em vários países. A Festa de Reis de Tiquaruçu ganhou uma nova dimensão e novo formato atraindo cada vez mais pessoas de diversos lugares”, ressalta.

Para os moradores do distrito, este é o momento de confraternização entre a comunidade. A professora Dulce Leal Costa destaca a importância da manifestação para valorização da cultura regional.

“A tradição deve ser continuada. Esta é uma festa belíssima, que reúne religião, cultura e muita alegria. Além de participar eu procuro incentivar, principalmente, os jovens a fazerem parte deste acontecimento secular”, afirma.

De acordo com a estudante Laís Santana, o evento transformou o distrito de Tiquaruçu em ponto turístico. “O nosso reisado é famoso. O distrito fica lotado de pessoas da região e também de outras cidades, ganhando ares de carnaval. E quando termina um já ficamos na expectativa para a festa do próximo ano. Já estamos todos contando as horas para o início das comemorações”, revela.

No sábado (07/01/2012) haverá shows com as bandas Mulheres Perdidas, Diego Costa, Hit Moleque, Beto Cardoso, Malícia Sem Vergonha e Ki Xote é Esse. No domingo (08), alem do tradicional reisado, haverá apresentações musicais com Sem Mais Nem Menos, O Bote, Simplicidade A Mais, Viola de Doze e Nenem do Acordeon.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120531 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.