600 unidades habitacionais são destinadas à servidores do Município de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


Morar com dignidade não será mais um sonho para servidores do Município que ainda não têm casa própria. Eles serão contemplados com 600 unidades habitacionais, localizadas no bairro Subaé. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, e visa beneficiar servidores que recebem a partir de dois salários mínimos.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, no mês de setembro foi realizado o levantamento dos funcionários que serão beneficiados. “Cada servidor preencheu um questionário com os dados pessoais, como nome, idade, setor, renda, dentre outros. Serão construídos dois empreendimentos com 300 unidades cada”, explica.

O secretário ainda informa que após a conclusão do cadastro e aprovação do projeto as obras serão iniciadas. “Um estudo está sendo realizado para definir a empresa financiadora que irá executar a obra. O contrato poderá ser fechado com a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil”, informa.

Vigilância Sanitária faz balanço das ações; Eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população

A quantidade de ações empreendidas pela Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), de janeiro a dezembro deste ano, revela que o órgão vem atuando firmemente no trabalho de fiscalização em estabelecimentos de vários segmentos em Feira de Santana. O balanço de 2011 totaliza 2.187 inspeções, 1.250 notificações e 25 interdições.

As inspeções resultaram na inutilização de 718 produtos. Destes, 293 correspondem a alimentos e 425 a medicamentos. No período também foram apuradas 803 denúncias e emitidos 117 autos de infração, além de 1.054 alvarás, dentre licença inicial e renovação. Dentre os estabelecimentos que são inspecionados por técnicos da Divisa estão hospitais, maternidades, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, academias, salões de beleza e até mesmo clubes e feiras livres.

As atividades do órgão são realizadas também em festas populares, como Micareta, Expofeira, São João e São Pedro. Conforme a coordenadora da Divisa, Kérssia Carneiro, as ações empreendidas visam eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população.

“Centenas de produtos entre alimentos com prazo de validade ultrapassado, produtos químicos embalados irregularmente e medicamentos com registro vencido ou vendidos de forma ilegal, são encontrados nos estabelecimentos inspecionados. Daí a importância das inspeções, que são realizadas com o intuito de garantir a qualidade de produtos de consumo, como alimentos, medicamentos, produtos de higiene e de limpeza, e assim assegurar a saúde do consumidor”, destaca.

Ainda de acordo com Kerssia Carneiro, os proprietários dos estabelecimentos flagrados apresentando irregularidades foram autuados segundo as regras do município e submetidos a pagar multas.

Capacitação para equipe do Protejo; Atender jovens em situação de vulnerabilidade social

Feira de Santana contará com um importante aliado no trabalho de resgate e inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social. O Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) está sendo implantado no Município e vai atender 200 jovens oriundos dos bairros Novo Horizonte, Pampalona, Gabriela, Campo Limpo, Jussara, George Américo e outras localidades.

O programa foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer assistência social e formação profissional a jovens dos sexos feminino e masculino, na faixa etária de 15 a 24 anos, egressos do sistema prisional, expostos à violência doméstica ou urbana, em cumprimento de medidas socioeducativas ou de penas alternativas em situação de rua e vítimas de criminalidade, residentes em áreas de risco de vulnerabilidade social.

De acordo com o secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, a próxima etapa para implantação do Protejo em Feira de Santana será o processo de inscrição e seleção dos jovens, que deve acontecer nos próximos dias.

“Vamos realizar nesta quarta-feira (4/1/2012) a capacitação da equipe de profissionais que irá atuar no projeto. As bases de atendimento que irão funcionar na rua Garça Azul no Conjunto Feira X e no Complexo Esportivo Oyama Pinto já estão prontas. Nos próximos dias será lançado o edital para a abertura das inscrições. Todos os jovens que atendam aos requisitos do protejo poderão se inscrever gratuitamente na sede da Seprev”, informa.

De acordo com Luciana Flores, coordenadora de Projetos da Seprev, os jovens selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 100. “Os selecionados passarão por processo de formação com atividades esportivas e culturais, como letramento, informática, artes. Além de assistência com psicólogos, assistente social, dentre outros”, destaca.

Primeiro bebê nascido no Hospital da Mulher; Ana Hevely nasceu 1 hora da madrugada de domingo

Para muitas famílias de Feira de Santana e região o Ano Novo começou realmente com vidas novas. O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) registrou 36 recém nascimentos entre os dias 31 de dezembro de 2011 e 1º de janeiro de 2012. A primeira criança nascida este ano, a 1 hora da madrugada de domingo, recebeu o nome de Ana Hevely.

Para a mãe da criança, Sandra Macedo Conceição, moradora do bairro Sítio Matias, o momento foi de muita alegria e emoção. “Estou muito feliz por saber que minha filha nasceu nas primeiras horas do ano. Fiz todos os meus exames no Hospital da Mulher e o escolhi pela boa referência no atendimento”, declara.

O segundo nascimento de 2012 ocorreu 45 minutos depois. De acordo com registro do hospital, no sábado (31/12/2011) nasceram 24 crianças, sendo 12 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Já no domingo (1/1/2012), foram registrados o nascimento de 12 crianças, sendo nove meninas e três meninos.

Por ser referência na região, o Hospital da Mulher é procurado por pacientes tanto de Feira de Santana como de municípios vizinhos. A unidade dispõe de 68 para partos normais, seis na UTI Neonatal e sete na UTI de Médio Risco. A equipe é formada por 14 médicos obstetras, sete pediatras e seis anestesistas.

Preparativos para a Festa de Reis de Tiquaruçu; Tradição do Reisado promete reunir milhares de pessoas no distrito

“Quem vai ao reisado de Tiquaruçu não se arrepende”. Quem garante é Lenivaldo Soares, presidente da comissão organizadora da Festa de Reis, que acontece no próximo fim de semana (dias 07 e 08/01/2012), no distrito de Tiquaruçu.

A festa, promovida com apoio da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, já se tornou tradição e reúne milhares de pessoas entre moradores e visitantes de outros distritos e municípios vizinhos.

“O reisado de Tiquaruçu cresce a cada ano e vem se tornando uma das melhores festas populares do nosso município atraindo pessoas da sede, distritos como Bonfim de Feira e Humildes, das cidades de Santa Bárbara, Irará, enfim muita gente vem conferir a tradição e a alegria da Festa de Reis. A expectativa é que nesta edição compareçam mais de 20 mil pessoas nos dois dias de festa”, afirma Lenivaldo Soares.

A programação será aberta no sábado (07/01/2012), às 19 horas. As grandes atrações da noite são a banda de forró Mulheres Perdidas e o cantor de arrocha Diego Costa. Também se apresentam as bandas Hit Moleque, Beto Cardoso, Malícia Sem Vergonha e Ki Xote é Esse.

No domingo, a partir das 10 horas, será realizada a missa seguida de batizados. O ponto alto da festa é o Reisado Chapéu de Couro, comandado pelo cantor e compositor Asa Filho. A animação continua com a apresentação de grupos de samba de roda, além de shows com as bandas Sem Mais Nem Menos, O Bote, Simplicidade A Mais, Viola de Doze e Nenem do Acordeon.

E para completar a alegria os blocos Na Carona e Empurra o Jipe saem as ruas arrastando a multidão. Este ano os grupos também serão acompanhados por bandas.

Cursos de férias nos centros digitais; Inscrições começam nesta segunda-feira em cinco unidades

Os cinco centros digitais que estarão em funcionamento no mês de janeiro vão oferecer dois cursos de férias para a comunidade. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (2/1/2012) e prosseguem até o dia 6, para pessoas interessadas em atuar nas áreas de Atendimento ao Cliente e Telefonista.

Os inscritos poderão se especializar nos dois cursos entre os dias 9 e 31 de janeiro, nas unidades da Rua Nova, Baraúnas, Mercado de Arte Popular (MAP) e distritos de Jaíba e Matinha. Segundo a coordenadora pedagógica do Instituto Paramitas, Lídia Maria, Rocha vão ser disponibilizadas em torno de 700 vagas nos cinco centros.

“Estamos oferecendo mais uma oportunidade de capacitar o público gratuitamente. Os centros digitais são bastante procurados e atendemos diariamente em torno de 500 pessoas”, declara a coordenadora pedagógica, lembrando que para se inscrever a pessoa deve apresentar cópia da Carteira de Identidade e comprovante de residência.

Durante o ano de 2011 os centro digitais capacitaram 1.400 pessoas nos cursos de Primeiros Cliques, Aluno Monitor, Fase 1 e Fase 2 de Manutenção e Montagem de Micro, Atendimento ao Cliente e Galáxia Internet. 

Feirense quer mais saúde, lazer e limpeza; Pessoas projetam para 2012 grandes realizações

Ano Novo é momento de reflexão e renovação das expectativas de vida. Em Feira de Santana não é diferente. As pessoas projetam para 2012 grandes realizações, individuais ou coletivas. Dentre os principais desejos destacados pelos feirenses estão mais investimentos na área de saúde, lazer e limpeza pública.

Para o vendedor Sidnei Costa da Silva, a sua maior expectativa será a criação do Shopping a Céu Aberto, que irá ordenar o comércio local. “A criação de um espaço adequado vai proporcionar mais comodidade tanto para os consumidores quanto para os comerciantes”, destaca.

O repositor de mercadorias, Antônio Jenival Coelho, diz que gostaria de ver maiores investimentos na área de saúde. “Apesar dos grandes investimentos realizados durante os últimos anos, a saúde pública é uma área que requer cuidados. A criação de um novo hospital público seria maravilhoso porque iria diminuir o movimento nos postos de saúde”, sugere.

A diarista Patrícia Assis de Souza observa que muitas praças da cidade foram reformadas em 2011. No entanto, ela solicita a recuperação da Praça do conjunto Feira X. “Minha filha sempre pede para eu leva-lá ao parque nos finais de semana, mas o equipamento não está em boas condições. Com a reforma, a gente teria uma boa opção de lazer”, considera.

O aposentado Jonas Alves, por sua vez, destaca que o problema da limpeza pública é antigo e merece uma assistência adequada por parte das empresas prestadoras de serviços. “É necessário contratar mais funcionários para que a limpeza pública se torne mais eficiente. A demanda tem crescido, mas as empresas não aumentam a quantidade de funcionários”, pontua.

Sesp intensifica serviços de coleta de lixo; Aumento de 12 a 20 por cento na quantidade de resíduos

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Limpeza Pública continua intensificando os trabalhos para garantir que a coleta de lixo domiciliar seja realizada normalmente em todos os bairros. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, após um levantamento técnico verificou-se o aumento de 12 a 20 % na quantidade de resíduos somente no mês de dezembro.

“A coleta está sofrendo um pequeno atraso em decorrência do grande número de lixo acumulado. Porém a coleta vem sendo feita normalmente nos dias e horários estabelecidos por cada bairro. Portanto, estamos intensificando os trabalhos para que possamos cumprir o horário de coleta de cada localidade”, afirma. Ele ainda solicita que a população realize o descarte do lixo seguindo a programação de dia e horário estabelecido em cada bairro da cidade.

“A comunidade não precisa se preocupar quanto à coleta de lixo, porque temos feito tudo para regularizar os serviços. Solicito que não joguem lixos em terrenos baldios ou vias públicas. É necessária a contribuição da comunidade para que os serviços continuem a ser realizados com eficiência, só assim conseguiremos tornar a cidade ainda mais bonita”, explica.

A partir do dia 10 de janeiro mais de 70 bairros serão contemplados com serviços de limpeza, iluminação e revitalização de praças e jardins. 

Capacitação para instrutores em fevereiro; Profissionais atuam no Cicaf e no Centro Walter Ribeiro Jr

Instrutores dos cursos artesanais e semiprofissionalizantes do Centro Integrado de Capacitação de Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf) e do Centro Municipal de Formação de Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Jr. serão capacitados entre os dias 1 e 3 de fevereiro de 2012.A formação continuada para aproximadamente 70 instrutores vai acontecer no Sest/Senat, das 8h às 17h.

A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), através do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania. Segundo a diretora do departamento, Ivone Magalhães, a formação tem como principal objetivo desenvolver ações de capacitação e atualização.

“Esta será a primeira ação do nosso setor em 2012. Será um momento para atualizar o conhecimento dos instrutores e renová-los”, afirma.Para a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Silva, a capacitação é uma boa oportunidade de os instrutores aperfeiçoarem seus conhecimentos.

“Nesse momento de reflexão eles vão crescer muito. Portanto, será muito bom para eles, a instituição e, sobretudo, os estudantes”, considera. Com a mudança do organograma da Sedeso, a instituição intitulada Departamento do Trabalho teve o nome substituído por Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania, e passou a incluir o Cicaf e Centro.

Serviços de iluminação na sede e zona rural; Manutenção de 31 pontos já executados em Humildes

A Secretaria de Serviços Públicos, através do Departamento de Iluminação Pública, realizarou a manutenção dos pontos de iluminação no distrito de Humildes na última semana, obedecendo ao critério de programação da zona rural. Até o momento o departamento já executou a manutenção de 31 pontos de iluminação no distrito.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação, Silvio Moreira, o serviço de manutenção compreende na troca de lâmpadas, relê, base, reator, dentre outros materiais elétricos.

“Toda semana uma equipe é disponibilizada para realizar a manutenção nos distritos, seguindo um cronograma de atendimento para que todos possam ser contemplados. Há uma expectativa que os serviços no distrito de Humildes venham a ser concluídos ainda nesta sexta-feira. O próximo distrito a receber a visita da equipe da Sesp será Bonfim de Feira”, explica.

Com o objetivo de atender as solicitações da comunidade, as manutenções em pontos de iluminação foram executadas também em alguns bairros da cidade. Como por exemplo, o bairro Queimadinha, Ponto Central, São João, Papagaio, Campo Limpo, Santa Mônica, Capuchinhos, Centro, Muchila I e II, Mangabeira, Parque Ipê, George Américo, Sobradinho, Gabriela II, Viveiros, Tomba, Jardim Acácia e Olhos D’Água.

As solicitações dos serviços podem ser realizadas através dos telefones (75) 3602-8126 ou 3602-8115. O Departamento de Iluminação Pública solicita um prazo de até 72 horas para prestar atendimento à população.

Pré-Vestibular retorna às atividades em janeiro; 53 alunos aprovados na Uefs, dois na Uneb e um na Ufba

As aulas do Pré-Vestibular Cidadão, oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), vão retomar no dia 9 de janeiro de 2012. Entre os dias 9 e 27 do próximo mês, os 190 estudantes terão revisão para o vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que acontece entre 29 e 31 de janeiro.

Só neste ano o Pré-Vestibular Cidadão aprovou 53 alunos na Uefs, dois na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e 1 na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Os alunos têm uma aceitação muito boa com o nosso curso. Os 11 professores, por sua vez, são bastante competentes e estudam na Uefs”, afirma a coordenadora da instituição, Marta Moraes.

Em 2012 o Pré-Vestibular Cidadão vai oferecer 240 vagas para alunos que concluíram o ensino médio, oriundos de escolas públicas e que residem em Feira de Santana. As matrículas serão feitas na segunda semana do mês de fevereiro e, o processo seletivo, no dia 26 do mesmo mês.

Já as aulas começam em março. Segundo a coordenadora, o edital com todas as informações necessárias para o estudante vai ser publicado em janeiro, em jornal de circulação local. As aulas acontecem no anexo da Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos, de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22 horas. 

Preservação do patrimônio e garantia de paz; Inúmeros investimentos na segurança pública no Município

O ano de 2011 ficará na história da segurança pública de Feira de Santana. O setor recebeu atenção especial do Governo Municipal. Dentre as ações de destaque para assegurar a paz e ordem no Município, está a revitalização da Guarda Civil Municipal (GCM).

A corporação conquistou a aprovação do estatuto, ganhou viaturas, equipamentos, cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Com as melhorias a Guarda conquistou credibilidade e a confiança da sociedade pelo trabalho realizado com respeito e dedicação à segurança pública.

O trabalho executado pelos Guardiões da Princesa do Sertão consiste na Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, Fiscalização e Preservação do Meio Ambiente, Ordenamento de Trânsito em acidentes ocorridos, Segurança nas Escolas com Operação Paz nas Escola, vigilância 24 horas por dia em Patrimônios Públicos Municipais e também na segurança da população Feirense.

De acordo com Relatório da Estatística de Ocorrências e tabelas do Sistema Central de Ocorrências Policial (SISCOP) durante este ano foram realizados 2.589 atendimentos no policiamento preventivo à população feirense. Foram prestados 919 atendimentos a SAMU, 85 auxílios à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e 100 atendimentos em apoio a Bolsa Família.

Em atendimento de apoio a secretarias municipais e outras Instituições (PM, BM, PC, PRF, PF) foram registrados 1636 atendimentos. Complementando as ações, a instituição promoveu mais de 150 palestras sobre violência e drogas nas escolas da sede e distritos.

Dentre as operações desencadeadas, Operação Paz nas Escolas é atualmente uma das funções principais da GCM. A iniciativa reflete na redução dos índices de violência nas instituições de ensino. Foram 180 visitas escolares. “Diante destes números concluímos que a Instituição está no caminho certo para que possa sempre oferecer um atendimento melhor para a comunidade de Feira de Santana”, destaca o comandante da Guarda, Marcos Vinícius Alves.

Serviços de limpeza seguem normalmente; Pendências entre a Qualix e funcionários não interferem

Os serviços de limpeza pública, como coleta e descarte de lixo seguem normalmente em Feira de Santana. As pendências trabalhistas entre a empresa Qualix e ex-funcionários não interferem na execução dos trabalhos, que incluem também varrição e capinação em ruas e avenidas.

Na quinta-feira (29/12/2011), um grupo de ex-funcionários da Qualix realizou uma manifestação em frente ao aterro sanitário, bloqueando o acesso ao local. A categoria reivindica o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro. A entrada do aterro foi liberada pos volta das 9h30.

“O serviço de coleta de lixo não foi prejudicado. A empresa Qualix já se comprometeu a regularizar a situação com os trabalhadores. As equipes de limpeza estão trabalhando normalmente”, afirma o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro.

Água potável para as comunidades rurais; Abastecimento garantido com ampliação de rede e carros pipa

O abastecimento de água potável foi garantido, neste ano, para 3.454 famílias de 109 comunidades da zona rural de Feira de Santana. Os dados são da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri). Foram beneficiadas cerca de 46.400 pessoas, que residem em Maria Quitéria, Bonfim de Feira, Tiquaruçu, Juaguara e Governardor João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu).

A Seagri disponibilizou quatro carros pipa atendendo as comunidades de segunda-feira a sábado, abastecendo mais de 600 cisternas. O abastecimento obedece a um roteiro, que prioriza os postos de saúde, escolas municipais e tanques comunitários. O atendimento amenizou as dificuldades do produtor rural, principalmente nos longos períodos de estiagem.

Os serviços de abastecimento de água para os moradores dos distritos não se restringiram apenas aos carros pipa. Mais de 2.100 famílias foram beneficiadas com a implantação de 120 mil metros de rede de água em 60 comunidades da zona rural e 250 pessoas foram contempladas com a construção de 50 cisternas nos distritos de Jaguara e Bonfim de Feira.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, novos outros projetos serão executados em 2012, a exemplo da ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água. “14 novas comunidades dos distritos de Ipuaçu e Juaguara vão passar a ter água encanada através de parceria com a Embasa. No próximo ano também temos o projeto de contemplar 120 famílias de Caboronga, em Bonfim de Feira”, informa.

O secretário Ozeny Moraes destaca ainda os serviços de aração de terra, que beneficiaram 8.412 produtores rurais e a disponibilização de tratores e distribuição de sementes de feijão (100 mil quilos) e milho (30 mil quilos), atendendo mais de 12 mil famílias de 132 comunidades.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]