Durante a semana o MST ocupou 14 prefeituras baianas. Jornada objetiva melhoria da educação e infraestrutura dos assentamentos

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Catorze prefeituras já foram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) nesta semana no estado da Bahia. Segundo o movimento, a ação faz parte da Jornada Estadual em Defesa da Educação dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária.

Ontem (13/01/2012), cerca de 500 integrantes do MST ocuparam prefeitura de Juazeiro e 200, a de Carinhanha. Na terça-feira (10/01/2012), começo da jornada, foram ocupadas oito sedes da administração municipal, em Camamu, Igrapiúna, Prado, Itabela, Queimadas, Santa Brígida, Rodelas, Curaçá. No dia seguinte a ação foi em Itajuípe e, ontem, em Santo Amaro, Mucuri e Arataca.

Segundo o MST, o objetivo da jornada é lutar pela garantia da qualidade da educação dentro dos assentamentos – com contratação de professores e melhorias de infraestrutura – e contra o fechamento de escolas no campo. Além disso, eles pretendem discutir com as prefeituras pleitos relacionados à saúde e melhoria de estradas.

A maioria das prefeituras já foi desocupada, depois de reuniões entre as lideranças do MST e prefeitos e secretários dos municípios. O movimento informou, no entanto, que suas equipes de negociação não foram recebidas pelos prefeitos e secretários de Educação de Prado e Santo Amaro, onde as sedes continuam ocupadas.

A Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia disse que acompanha a jornada e que a orientação é atuar somente em caso de incidente grave ou se acionado pela Justiça determinando reintegração de posse nas prefeituras, o que ainda não aconteceu.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109896 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]