Salvador: Chegada de transatlânticos movimenta a Cidade Baixa

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vista aérea de navio transatlântico ancorado no porto de Salvador.
Vista aérea de navio transatlântico ancorado no porto de Salvador.

A estação mais quente do ano aquece a economia da capital baiana, além de movimentar as praias. Exemplo disso é que mais um transatlântico chegou a Salvador, na manhã de ontem, com três mil turistas. No momento, três navios estão atracados no Porto de Salvador – o MSC Orchestra, o Grand Holiday e o Costa Pacífica.

Logo na chegada, turistas brasileiros e estrangeiros foram recepcionados por baianas, que tiraram fotos e entregaram fitinhas do Senhor do Bonfim. A iniciativa faz parte do receptivo da Bahiatursa, que também inclui distribuição de folhetos, roteiros, entre outros materiais de divulgação. Até maio, 156 navios devem passar pela Bahia – 114 em Salvador e o restante em Ilhéus.

De acordo com Felipe Vieira, da Diretoria de Serviços Turísticos da Bahiatursa, incluindo as baianas, 90 profissionais, entre contratações diretas e indiretas, compõem a equipe de receptivo.

Boas-vindas

Ana Leyde é uma das cinco baianas de receptivo que deram as boas-vindas aos milhares de turistas que chegaram a Salvador pelo mar. “É um trabalho que a gente gosta de fazer. Mais do que o cachê, o importante é receber bem.”

A enfermeira Edna da Costa Moraes Santos partiu de Santos (SP) com um grupo de 40 pessoas. Ansiosa para saber mais sobre a história da primeira capital brasileira, ela elogiou a recepção em terra e garantiu que está disposta a conhecer boa parte das dezenas de museus e casarios do Centro Histórico de Salvador.

Os turistas movimentaram a região do Comércio, na Cidade Baixa. Dezenas de ônibus, vans e táxis partiram do porto rumo aos principais pontos turísticos da cidade. Teve quem optou pelo passeio a pé, fazendo a alegria dos ambulantes e dos comerciantes do Mercado Modelo.

A soteropolitana Ieda Santos Vieira, 51 anos, é figura conhecida na Praça do Mercado por transformar mulheres comuns em típicas baianas. “As pessoas vêm, tiram quantas fotos de baiana quiser e ainda têm o Elevador Lacerda de fundo. Tudo por apenas R$ 2.”

Segurança

Outra estratégia para que os turistas levem boas recordações da visita a Salvador é o aumento do efetivo policial. A tenente Adriana Molinari, da 16a Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), explicou que durante a chegada dos transatlânticos há reforço do policiamento na região, com a presença do Esquadrão Águia (motocicletas) e da Polícia Montada.

Número de visitantes deve somar 6,5 milhões 

De novembro de 2011 a maio deste ano, o número de turistas circulando pela Bahia deve chegar a 6,5 milhões. Mais da metade são baianos que viajam pelo estado e, aproximadamente, três milhões vêm de outros estados e países. Somente de navio, 260 mil pessoas devem desembarcar em Salvador e 117 mil em Ilhéus.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, destacou que os cruzeiros são muito importantes, “quanto à divulgação dos nossos destinos, em especial Salvador e Ilhéus. O visitante chega aqui e tem uma pequena ideia do que é a cidade, a nossa cultura, o nosso povo, a nossa gastronomia. Conhecendo tudo isso, ele volta com um parente, um amigo, e fica hospedado em nossos hotéis, consumindo em nossos restaurantes, gerando renda.”

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113499 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]