Balé Folclórico da Bahia inicia turnê nacional com duas apresentações no TCA

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois de apresentar seu espetáculo “Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá” nos Estados Unidos, Europa e Caribe, o aclamado Balé Folclórico da Bahia (BFB) inicia sua turnê nacional com duas apresentações no Teatro Castro Alves, nos dias 21 e 22 de janeiro.

O espetáculo, que tem a direção geral de Walson Botelho e direção artística de Zebrinha, foi selecionado pelo Edital de Circulação Nacional Oi Futuro e será apresentado em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Herança Sagrada, os bailarinos reproduzem com fidelidade seqüências de movimentos de alguns dos mais importantes rituais do Candomblé numa coreografia baseada em autênticas danças do culto afro-brasileiro. A segunda parte do espetáculo reúne coreografias clássicas do repertório do Balé, que traduzem as mais importantes manifestações folclóricas baianas, como a “Puxada de Rede”, “Capoeira” e “Samba de Roda”, além de “Afixirê”, coreografia inspirada na grande influência que os escravos africanos tiveram na formação da cultura brasileira. O espetáculo, que tem noventa minutos de duração, conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do FazCultura, e da Secretaria de Turismo do Estado.

O premiado Balé, que completa 24 anos em agosto, já se apresentou em 182 cidades e em 19 países, dentre eles Estados Unidos, Itália, Canadá, Dinamarca, Austrália, Alemanha, França, Holanda e Suiça. Apesar do prestígio internacional do Balé Folclórico da Bahia e de ter conquistado reconhecimento do público e da crítica especializada por onde passou, os caminhos trilhados pela companhia nunca foram fáceis.

A companhia, que já foi aplaudida em todos os quatro cantos do mundo, viajou muito pouco pelo Brasil. Essa é a terceira vez que o Balé faz uma turnê nacional. “Nossa expectativa é que consigamos apoio para estender a turnê para outras capitais brasileiras, já apresentamos o Balé ao mundo, queremos propagar nosso trabalho no Brasil”, acrescenta. “Manter uma equipe que se dedica à dança em regime integral, com intenso preparo técnico, preparo físico e muita pesquisa é uma luta diária. Poucas companhias de dança privadas sem um patrocinador regular conseguem existir por tanto tempo, mantendo um nível de excelência técnica elevado e respeito do público e da crítica”, destaca Vavá.

Serviço:

Espetáculo: Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá – Balé Folclórico da Bahia

Local: Teatro Castro Alves (Salvador)

Data: dia 21 de janeiro às 21 horas e dia 22 às 20 horas

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Duração: 90 minutos

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112636 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]