Bahia será reverenciada por duas escolas de samba no carnaval do Rio de Janeiro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Bahia será homenageada por duas grandes Escolas de Samba do grupo especial do Rio de Janeiro (RJ). No dia 19 de fevereiro (2012), domingo de carnaval, a Portela apresentará o samba enredo “…E o Povo na Rua Cantando. É Feito uma Reza, um Ritual”. Na mesma data, a Imperatriz Leopoldinense entrará na avenida com o tema “Jorge Amado Jorge”. Os carnavalescos destas escolas selecionaram a Bahia como tema principal por conta dos grandes laços culturais e religiosos que sempre uniram o Rio à terra natal de Jorge Amado.

Segundo Paulo Menezes, carnavalesco da Portela, é muito importante que o samba traga ‘baianidade’, já que o enredo trata das festas da Bahia e o público da avenida carioca não poderá deixar de notar os traços da região durante a passagem da escola pela apoteose do samba. Ele comenta ainda que contará com a comunidade para que a azul e branca realize um desfile maravilhoso. O intérprete Gilsinho e os compositores Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo cantarão a Bahia falando do Nosso Senhor do Bonfim, Iemanjá, Clara Nunes, berimbau, capoeira, patuá, magia, Lavagem do Bonfim, abadás, quindins, encantos, samba de roda, saia rendada em cetim e mostrando que Madureira subirá o Pelô.

Já Max Lopes, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, apresentará no sambódromo carioca a riqueza que é ter a Bahia e o saudoso Jorge Amado como samba enredo. Durante o desfile, Dominguinhos do Estácio, intérprete da verde, branca e ouro, e os compositores Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre D’Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Professor exibirão o samba que falará da sede de felicidade do povo baiano, dos orixás Oxum, Xangô e Oxalá, do mar, acarajé, da jogada de rede do pescador, do doce perfume da flor, da ladeira do Pelô e do mestre escritor.

O governo do Estado da Bahia está aplaudindo e torcendo pelo sucesso da Portela e da Imperatriz Leopoldinense. Para o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, o destino Bahia — um dos mais procurados do Brasil — será amplamente divulgado, durante o Carnaval, em todo o planeta e também para os turistas nacionais e estrangeiros que estarão na Marquês de Sapucaí.

“O Carnaval do Rio de Janeiro nunca foi tão baiano. E todos nós estamos muito felizes por isso. É um momento histórico. E nós vamos torcer com muita alegria e energia que caracterizam o povo do nosso Estado no sentido de que a Imperatriz Leopoldinense e a Portela façam grandes desfiles, que mostrem as suas grandezas na avenida e, de preferência, cheguem à vitória”, comentou o secretário, destacando que a Bahia representará todo o Nordeste no Carnaval da cidade maravilhosa.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120470 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.