As equipes que irão atuar no Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (PROJETO) estão participando do curso de capacitação

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

As equipes que irão atuar no Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) estão participando do curso de capacitação, promovido pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), conforme determinação do Ministério da Justiça.

A capacitação, iniciada no último dia 22 de dezembro acontece até esta quinta-feira (05/01/2012). Na oportunidade, professores, psicólogos, pedagogos, assistente social, advogados, dentre outros profissionais selecionados para atuar no Protejo discutem a metodologia que será aplicada na formação dos jovens, além de questões referentes à violência, drogas e álcool.

De acordo com a coordenadora de Projetos da Seprev, Luciana Flores, após capacitação, serão realizadas visitas técnicas a unidades de privação a liberdade, como o Conjunto Penal de Feira de Santana. Segundo ela, o objetivo é promover o contato direto com a realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.

“O Protejo tem regras e recomendações que precisam ser obedecidas para o sucesso de suas ações. Durante a capacitação estamos apresentando conceitos técnicos do projeto e todas as formas e fatores associados de violência. Tudo isso com um único objetivo que é preparar estes profissionais para atuar com um público em situação de risco social”, explica Luciana Flores.

A pedagoga do Protejo, Claudia Ribeiro, afirma que as equipes já estão preparadas para o início das atividades. “Cada um destes profissionais já se sente preparado. Eles já atuaram anteriormente com jovens em situação de vulnerabilidade, que é o público alvo do Protejo, e já estão capacitados para contribuírem com a formação profissional e reinserção social destes cidadãos”, destaca.

O Protejo vai atender 200 jovens na faixa etária de 15 a 24 anos oriundos dos bairros Novo Horizonte, Pampalona, Gabriela, Campo Limpo, Jussara, George Américo e outras localidades. Eles receberão bolsa mensal no valor de R$ 100 durante doze meses quando passarão por formação profissional.

Casa do Trabalhador oferece novas vagas

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), através da Casa do Trabalhador, divulgou na terça-feira (03/01/2012) a relação de oportunidades disponíveis no órgão. Estão sendo oferecidas vagas para vendedor pracista, empregada doméstica, office boy, serralheiro, pedreiro e auxiliar, camareira de hotel, gerente comercial, tesoureiro, serigrafista, vendedor interno.

Os interessados podem adquirir mais informações também no Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml), serviço disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Através do sistema, o trabalhador poderá se cadastrar e consultar as vagas disponíveis em todo o país de acordo com o perfil.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, ressalta que o sistema facilita a vida do trabalhador. “A pessoa interessada pelo emprego deve se cadastrar no Portal Mais Emprego. Caso a vaga do seu interesse esteja disponível, o candidato deverá se dirigir até a Casa do Trabalhador para obter a carta de recomendação”, explica.

Ele acrescenta que o passo seguinte é o encaminhamento para a entrevista. “O trabalhador deve procurar nosso órgão caso encontre alguma dificuldade na hora do cadastro para receber as orientações necessárias”, alerta Felzemburgh.

O Portal MTE Mais Emprego começou a funcionar em Feira de Santana desde o mês de julho, e foi implantado com a finalidade de modernizar serviços e proporcionar agilidade, independência e transparência na execução das ações de emprego.

Através do serviço é possível enviar requerimento do seguro-desemprego; disponibiliza ao empregador anunciar vagas de emprego gratuitamente, verificar currículos e convocar trabalhadores, acompanhar o processo de intermediação, entre outros.

Procon atento aos preços e itens da lista escolar

Encerrados os festejos de final de ano, livrarias e papelarias começam a registrar grande movimento de pais em busca de melhores preços. Para auxiliá-los na hora da compra, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) vai desenvolver uma pesquisa de material escolar em pelo menos 10 livrarias, nesta segunda-feira (09/01/2012).

Os valores de itens como livro, caderno, mochila, lápis e caneta serão divulgados pelo órgão na terça-feira (10/01/2012), através dos meios de comunicação. Junto à mesma pesquisa será fornecida uma lista dos materiais que não podem ser solicitados pelos colégios, como papel higiênico, sabonete e toalha. Estes produtos não são utilizados individualmente.

“Fazemos a pesquisa de preços todos os anos, no início do ano letivo, para dar informações aos pais dos alunos e a toda sociedade. Esse levantamento serve para os pais terem um comparativo sobre o preço e qualidade dos produtos”, pontua o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro.

Ele acrescenta que as livrarias não inclusas na pesquisa e interessadas em ter a cotação de preço divulgada podem procurar o Procon. Os mesmos números serão apresentados ao consumidor para oferecer maior comodidade.

Melhorias nas unidades de ensino do Município 

Aproveitando o período de recesso escolar, o Governo Municipal intensificou as ações de melhorias nas unidades de ensino do Município. Diversas escolas da rede instaladas na sede e distritos estão passando por reforma para melhor atender aos alunos, professores e funcionários.

A Escola Municipal Professora Maria José Dantas Carneiro, localizada no bairro Caseb, ganhou pintura geral nas cores verde, branca e vermelha, ventiladores, mobiliário novo e forro PVC em todas as salas. A reforma também incluiu projeto hidrossanitário, retelhamento, revestimento e revisão das redes elétrica e hidráulica.

A secretária escolar Conceição Nery lembra que a última reforma foi realizada há 13 anos. Segundo ela, a instituição não oferecia condições adequadas para o ensino. “Graças a Deus os nossos alunos terão um ambiente renovado neste ano letivo. A escola ganhou cores, está mais agradável e pronta para receber os mais de 300 alunos, que, com certeza, se sentirão mais estimulados a estudar”, afirma.

Também estão sendo realizadas intervenções na Escola Municipal Valdemira Brito situada no bairro Tomba; Escola Municipal Nilton Bellas Vieira, localizada no bairro Parque Getúlio Vargas e na Escola Municipal Franci Barbosa no bairro Campo Limpo. Na última semana, o Governo Municipal entregou as escolas municipais Godofredo Coutinho Pereira (distrito de Tiquaruçu) e Wilson Moreira Mascarenhas (Campo Limpo) totalmente reformadas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108884 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]