Agentes de endemias comemoram conquistas da categoria em 2011

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Melhorias nas condições de trabalho, ganhos salariais e diálogo aberto com o governo. Essas foram algumas das conquistas dos agentes de endemias durante o ano de 2011. A avaliação é do presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias de Feira de Santana, Roberto Carlos Carvalho Santana.

Ele observa que os ganhos da categoria refletem diretamente no trabalho executado no município. “Este ano não tivemos surtos ou epidemias de dengue em Feira de Santana e conseguimos manter um índice de infestação menor do que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. São resultados que consideramos como reflexo das condições de trabalho que nos são dadas”, destaca Roberto.

Atualmente o município conta com cerca de 400 agentes de endemias. Este ano eles foram contemplados com a gratificação salarial no valor de R$ 75,00. “Foi um aumento percentual muito importante para nós. Durante 14 anos a nossa categoria viveu apenas com as perdas, mas hoje já conquistamos muita coisa”, avalia o sindicalista. Outro benefício garantido aos agentes foi o fornecimento de protetor solar e novo fardamento.

Os agentes de endemias são responsáveis, dentre outras coisas, pela execução de medidas preventivas e de controle e combate à dengue. Através de levantamento de Índice de Infestação Predial (IIP), realizado pelos agentes, é possível identificar o grau de presença do mosquito Aedes aegypti nos bairros.

Roberto Carlos salienta que o trabalho realizado pela categoria é de fundamental importância. Ele observa que além da colocação dos biolarvicidas nos focos do mosquito, o trabalho de conscientização feito pelos agentes é fundamental.

“É necessário também o envolvimento do agente com a comunidade, que deve ser parceira. O agente repassa.

Sesp intensifica serviços de coleta de lixo, Aumento de 12 a 20 por cento na quantidade de resíduos.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Limpeza Pública continua intensificando os trabalhos para garantir que a coleta de lixo domiciliar seja realizada normalmente em todos os bairros. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, após um levantamento técnico verificou-se o aumento de 12 a 20 % na quantidade de resíduos somente no mês de dezembro.

“A coleta está sofrendo um pequeno atraso em decorrência do grande número de lixo acumulado. Porém a coleta vem sendo feita normalmente nos dias e horários estabelecidos por cada bairro. Portanto, estamos intensificando os trabalhos para que possamos cumprir o horário de coleta de cada localidade”, afirma. Ele ainda solicita que a população realize o descarte do lixo seguindo a programação de dia e horário estabelecido em cada bairro da cidade.

“A comunidade não precisa se preocupar quanto à coleta de lixo, porque temos feito tudo para regularizar os serviços. Solicito que não joguem lixos em terrenos baldios ou vias públicas. É necessária a contribuição da comunidade para que os serviços continuem a ser realizados com eficiência, só assim conseguiremos tornar a cidade ainda mais bonita”, explica.

A partir do dia 10 de janeiro mais de 70 bairros serão contemplados com serviços de limpeza, iluminação e revitalização de praças e jardins.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141148 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário