Ações de conscientização sobre o perigo do consumo de carne clandestina serão debatidos em Feira de Santana. Confira as notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Uma série de ações com o intuito de alertar a população sobre os riscos do consumo de carne abatida clandestinamente serão desencadeadas em escolas e residências, a partir do mês de fevereiro, através do projeto Educação Sanitária em Abate e Comércio Ilegal de Produtos de Origem Animal Clandestinos.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), em parceria com as secretarias de Educação (SEDUC) e Saúde (SMS), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VIEP) e Sanitária (Divisa), além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

O cronograma de atividades já foi estabelecido e prevê capacitações com a equipe técnica da Divisa e com agentes comunitários de saúde para que orientem a população durante as visitas domiciliares sobre os riscos de contaminação e, ainda, com coordenadores de escolas da rede municipal para que incentivem os professores a discutirem o tema em sala de aula. As capacitações serão realizadas pelas equipes da Adab no auditório da SMS.

A chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, observa que a execução do projeto vai permitir que a população tome mais conhecimento das doenças que podem ser adquiridas ao consumir carne de origem duvidosa. “Ao alertar sobre os riscos que esse consumo oferece, estaremos conscientizando a população e ajudando a enfraquecer este tipo de consumo. Precisamos sensibilizar pais, alunos e professores para que eles tornem-se multiplicadores dessa ideia”, destaca.

A primeira capacitação acontecerá no dia (14/02/2012), às 8h30, e será voltada para a equipe da Divisa. Serão discutidos no encontro temas como “O abate clandestino”, “Nutrição”, “Competências da Adab” e “Viabilidade financeira do abate legalizado”. Os agentes comunitários de saúde serão divididos em dois grupos – o primeiro participa da capacitação também no dia 14 de fevereiro, às 14h, e o segundo no dia 15, às 8h30.

Será abordado o tema “Abate clandestino x abate inspecionado”, que também será discutido na capacitação dos coordenadores das escolas municipais, prevista para o dia 28. Materiais informativos, como cartilhas, folders e cartazes serão produzidos pelos organizadores do projeto para que sejam distribuídos pelos agentes de saúde nas residências e pelos professores nas salas de aula. 

Mutirão de limpeza chega aos bairros e está semana está concentrado nos bairros Feira IX e Brasília 

A rotina de alguns bairros de Feira de Santana mudou nesta terça-feira (10/01/2012) com a chegada de caminhões, caçambas e agentes de limpeza. A retirada dos pontos de lixo espalhados na cidade e regularização dos serviços de varrição e coleta fazem parte das ações do 1º Mutirão de Limpeza Pública, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Serviços Públicos.

Os serviços especiais foram iniciados no conjunto Feira IX e na rua Cristovão Barreto (Pilão), no bairro Brasília. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em parceria com os Departamentos de Limpeza Pública, Iluminação Pública e Parques e Jardins.

De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, os serviços serão realizados em locais com maior demanda de lixo acumulado. “Este mutirão tem como propósito resolver o problema de limpeza pública e garantir à população melhores condições de vida e dar à cidade melhor aspecto visual. Estamos promovendo mudanças na atenção com a limpeza pública e a comunidade pode fazer solicitações pelo número 156”, destaca.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, os próximos bairros a serem contemplados com o mutirão serão Kalilândia e demais ruas na Brasília. “Os serviços vão ser desenvolvidos durante oito dias em cada localidade. Vamos atender primeiramente a sede e depois a zona rural do Município. Até a Micareta 2012 todos os bairros da cidade serão contemplados com o mutirão de limpeza”, assegura.

Diversos serviços já foram iniciados no conjunto Feira IX no início da manhã desta terça-feira, como retirada de entulhos, sacheamento (mato no calçamento), podas de árvores, substituição de lâmpadas, varrição e poda de gramas nas praças e jardins existentes no conjunto. Já na rua Cristovão Barreto, prepostos da Sesp iniciaram a retirada de mato no calçamento e substituição de lâmpadas.

O morador do conjunto Feira IX, Getúlio da Silva, observa que os serviços estão sendo realizados com muita rapidez e eficiência. “Estou achando muito bom. Algumas praças do conjunto já apresentam um outro visual. Com certeza o mutirão de limpeza será um grande beneficio para a população”, ressalta.

Segundo a dona de casa, Maria José de Almeida, que mora no conjunto desde a sua fundação, a localidade encontrava-se cheia de mato e sujeira. “Estou bem satisfeita com o que tenho visto. O mutirão de limpeza vai garantir um ambiente mais limpo e agradável para se viver”, afirma.

Os serviços especiais serão executados também nos seguintes bairros: Morada do Bosque, Parque Ipê, Capuchinhos, Kalilândia, Feira VII, Santa Mônica I e II, Tomba, Jardim Cruzeiro, Viveiros, George Américo, Rua Nova, Monte Pascoal, Morada do Sol, Tanque da Nação, Fraternidade, Baraúnas, dentre outros.

Revitalização de praça e pavimentação de ruas em Feira de Santana 

Os moradores do bairro Campo Limpo e conjunto George Américo recebem oficialmente na próxima segunda-feira (16/01/2012), às 19 horas, os serviços de pavimentação asfáltica das ruas Aeroporto e Antonio de Carvalho. Além de asfalto, as ruas receberam melhorias na iluminação pública e sinalização de trânsito.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, a sinalização será complementada. Serão instaladas faixas de pedestre, setas indicativas e placas verticais.

Além das melhorias nas vias, o prefeito Tarcízio Pimenta vai entregar também a Praça João Anailton Vitório do Nascimento revitalizada. A recuperação do equipamento foi autorizada nesta terça-feira (10/01/2012) pelo gestor municipal e será executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP).

Os serviços incluem recuperação do piso, arborização, paisagismo, eficientização do sistema de iluminação pública, pintura e instalação de papeleiras. O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a preocupação do Governo Municipal em proporcionar opções de lazer com dignidade aos cidadãos.

Antonio Wilson do Nascimento se emocionou ao receber a notícia da recuperação da praça que leva o nome de seu irmão. “O prefeito Tarcízio Pimenta nos trouxe uma notícia muito boa, esta praça estava abandonada e depedrada por vândalos. Vamos ter de volta a nossa principal opção de lazer. Estou ansioso para ver a praça iluminada, com as árvores podadas e o jardim recuperado”, declara.

O vigilante Jadson Miranda afirma que a pavimentação trouxe conforto e segurança aos motoristas e mais qualidade de vida aos moradores. “Hoje não convivemos mais com a poeira, buracos e lama provocados pela ausência de pavimentação. Esta obra trouxe muitos benefícios para os moradores e comerciantes instalados nestas ruas. A comunidade está muito satisfeita”, ressalta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113826 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]