35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana sob novo comando

Vista aérea do 35ª Batalhão de Infantaria de Feira de Santana.
Vista aérea do 35ª Batalhão de Infantaria de Feira de Santana.
Vista aérea do 35ª Batalhão de Infantaria de Feira de Santana.
Vista aérea do 35ª Batalhão de Infantaria de Feira de Santana.

O fortalecimento da imagem do exército no âmbito institucional e a relação de proximidade com a sociedade feirense foram destacados na noite desta terça-feira (10/01/2012), durante a passagem de comando do 35º Batalhão de Infantaria, unidade do Exército Brasileiro em Feira de Santana. A solenidade aconteceu na sede da instituição.

O tenente coronel André Eduardo Bélico, que comandou o 35º BI por três anos, passou o comando para o tenente coronel Rogério Matos dos Santos. Eduardo Bélico teve seu trabalho destacado pelo comandante da 6ª Região Militar, o general Marco Edson Gonçalves Dias.

Durante a solenidade ele também foi homenageado com uma placa pelos serviços prestados ao município, entregue pelo secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, que representou o prefeito Tarcízio Pimenta no ato.

“Nesses três anos o tenente coronel Eduardo Bélico sempre esteve à disposição da comunidade feirense, desenvolvendo diversas ações principalmente para os flagelados. São atitudes que fazem Feira e o prefeito se orgulharem do 35 BI”, destacou o secretário.

Bélico agradeceu a homenagem e comentou o elo criado com a cidade neste período. “Após três anos sinto-me realizado e feliz pelo que pude fazer. Nesse período o Batalhão cumpriu a sua missão e pôde se integrar à comunidade. Me senti acolhido nesta cidade, recebi título de cidadão feirense, e hoje me sinto realmente um feirense e um baiano”, salientou.

O novo comandante do 35º BI tem 46 anos de idade. O tenente coronel Rogério Santos é natural de Salvador e ingressou no Exército em 24 de fevereiro de 1986, no Batalhão das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Entre 1993 e 1994 serviu no 35º BI. Antes de ser designado para Feira de Santana ele comandava o Centro de Capacitação Física do Exército (CeCFex), no Rio de Janeiro. Também esteve presente o secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, dentre outras autoridades civis e militares.

Iniciaram os cursos de capacitação nos centros digitais, oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Pessoas interessadas em aumentar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho estão aproveitando o mês de janeiro para capacitar-se em um dos cursos de férias, oferecidos nos centros digitais. Foram ofertadas vagas para capacitação de Telefonista, Atendimento ao Cliente e Entrevista de Emprego. As aulas serão ministradas nas unidades da Rua Nova, Mercado de Arte Popular (MAP), Jaíba, Matinha e Baraúnas.

O curso teve início na segunda-feira (09/01/2012), exceto no Centro Digital da Baraúnas que, por conta da demanda, as inscrições foram prorrogadas até este dia. Com isso, as aulas começaram nesta terça-feira (10/01/2012). Segundo a coordenadora pedagógica do Instituto Paramitas, Lídia Maria Rocha, foram formadas nove turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo três em cada período.

Só não há turmas no turno noturno nos centros digitais de Jaíba, Rua Nova e Mercado de Arte Popular. “Os alunos vão receber certificação de 40 horas”, destaca Lídia Maria. Ela acrescenta que, no momento, está sendo ministrado apenas o curso Atendimento ao Cliente, com duração de duas semanas.

“Os outros serão oferecidos posteriormente ao término de cada um. Isso não significa que a mesma pessoa deve fazer os três cursos. Ela pode optar por um deles e receber certificados distintos”, afirma a coordenadora do Instituto Paramitas.

Lídia Maria informa que foram oferecidas 700 vagas e ainda há disponibilidade. “Exceto no Mercado de Arte onde já completamos todas as turmas para Atendimento ao Cliente”, pontua. Um dos inscritos para o curso é o autônomo Arledson Marques. “Assim que soube dessa oportunidade procurei me inscrever no Centro Digital da Rua Nova. Vou procurar me dedicar para absorver todos os ensinamentos passados”, afirma.

Mercado Arte Popular com programação especial aos sábados, shows musicais com artistas da terra durante este mês

Os feirenses e turistas que passam pela cidade nesta época do ano terão uma boa opção de lazer. O projeto “Em janeiro, no MAP todo sábado é show” proporcionará ao público apresentações musicais de artistas da terra no Mercado de Arte Popular, um dos equipamentos que fazem parte do Roteiro Turístico de Feira de Santana.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A programação já está definida para todos os sábados deste mês. No dia 14, a animação estará por conta do pagode romântico da banda Sem Mais Nem Menos. No dia 21 será a vez de Márcio Alves contagiar o Mercado de Arte. No dia 28 a revelação da música feirense, a cantora Maryzelia, leva o samba baiano para o espaço. Os shows musicais começam a partir das 12h.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, a ação visa fomentar o turismo regional. “Muitas pessoas que viajam para as cidades do interior, ou que saem do interior para a capital e outras cidades do litoral, passam por Feira de Santana. E temos que fomentar essa vocação dentro dos espaços que fazem parte do Roteiro Turístico”, destaca.

Ele ressalta que a expectativa é de um bom público durante os shows. “É um projeto que demonstra que Feira também tem programação de verão. Este ano também vamos reestruturar o MAP, executando melhorias naquele espaço, de forma a torná-lo cada vez mais atrativo ao público da cidade e para as pessoas que vem de fora”, revela.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]