Vinte e seis mil Jovens baianos realizaram neste último domingo a prova de seleção do programa Mais Futuro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Vinte e seis mil jovens baianos, com idade entre 14 e 22 anos, fizeram na tarde do último domingo (04/12/2011) a prova de seleção do programa Mais Futuro, realizado em parceria entre as Voluntárias Sociais da Bahia e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Eles responderam a 60 questões de português, matemática e atualidades e os que alcançarem resultado igual ou superior a 50% de acerto, vão formar o banco de dados do programa e ficam habilitados a trabalhar na função de jovem aprendiz em órgãos da administração direta do Estado.

As provas foram realizadas em 38 escolas da rede pública estadual em 20 bairros de Salvador e começaram às 13 horas. De acordo com a coordenadora de Valorização do Servidor da Saeb, Joana Pinheiro, a expectativa é que dos 26 mil jovens, pelo menos 10 mil consigam atingir a média. Na primeira seleção do programa, realizada em 2008, 10 mil jovens se inscreveram e 3 mil conseguiram atingir a média. Desse total, 1,2 mil foram contratados. “Quem consegue a média entra no banco de dados e é chamado por ordem de classificação à medida que os órgãos parceiros nos solicitam”.

Antes de começar a trabalhar, o jovem passa por capacitação oferecida pelas Voluntárias Sociais. Depois de contratado, o salário é de R$ 556, mais auxilio-alimentação, transporte e plano de saúde. Para Janine Gabriela Garcia, estudante do ensino médio de 16 anos, que faz a prova no Colégio Lomanto Júnior, em Itapuã, essa é uma oportunidade muito boa para quem ainda não teve o primeiro emprego. “Quando vão contratar, as empresas sempre exigem experiência e esse programa vai me ajudar a conseguir essa primeira oportunidade. Estudei bastante e espero fazer uma boa prova”.

As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê assinatura de convênio entre o Estado e entidades sem fins lucrativos.

Experiência 

Selecionado na primeira edição do programa, o jovem Raimundo Dias, 22 anos, trabalha na Coordenação de Seviços Gerais da Procuradoria Geral do Estado. Para assumir a função, recebeu treinamento em comunicação empresarial, matemática empresarial e informática. Há nove meses realiza serviços de atendimento, organização de planilhas e controle do cadastro de contratos.

“Está sendo uma experiência muito boa, além de todo o conhecimento que adquiri, eu acabo me relacionando com pessoas de grande importância que trabalham no mesmo ambiente que eu, isso dá confiança e responsabilidade que com certeza vão me ajudar no futuro na hora de participar de alguma seleção de emprego”.

*Com informações: Secom BA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112625 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]