UNEB aplica neste domingo, prova para 26 mil candidatos do programa 1° emprego

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A UNEB vai aplicar neste domingo (04/12/2011) a prova objetiva da seleção para o programa Mais Futuro, destinado à formação de banco de aprendizes do governo do estado.

O cartão de convocação, no qual constam o endereço e o local de prova de cada candidato, pode ser acessado no endereço eletrônico www.programamaisfuturo.com.br.

Aproximadamente 26 mil candidatos vão responder a 60 questões, distribuídas entre as disciplinas matemática, português e atualidades e cidadania. De acordo com o edital de convocação, o exame terá início às 13h, em 38 escolas de Salvador. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h50. A prova terá duração máxima de quatro horas.

É necessário que os candidatos obtenham 50% de acertos do total das questões para que se tornem aptos a compor o banco de aprendizes. A validade da seleção é de dois anos e pode ser prorrogada. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 22 de dezembro.

A seleção atende às exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), incluindo a reserva de 5% das vagas oferecidas — ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade da seleção (dois anos) — para portadores de deficiência.

O cadastro para o banco de jovens aprendizes é feito considerando a ordem de classificação dos candidatos no processo seletivo, os quais são encaminhados para a experiência do primeiro emprego, seguida da expectativa de contratação, conforme celebração de convênios entre entidades sem fins lucrativos e órgãos estaduais, no âmbito do programa Mais Futuro e em outros programas de aprendizagem.

Os selecionados assinam contrato de trabalho especial de aprendizagem, com remuneração básica de R$ 556, além de auxílio-transporte, auxílio-alimentação e plano de saúde.

A primeira seleção da iniciativa, também realizada pela UNEB, aconteceu em 2008, na qual mais de três mil jovens foram aprovados para o banco de aprendizes.

Mantido pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com a UNEB e as Voluntárias Sociais da Bahia, o programa visa abrir as portas do mercado de trabalho para jovens e adolescentes com renda familiar de até três salários mínimos e que estejam na faixa etária entre 14 e 22 anos.

As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto estadual 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê a assinatura de convênio entre o estado e entidades sem fins lucrativos.

Mais informações no site www.uneb.br.

Serviço

O que: prova objetiva da seleção para o programa Mais Futuro

Quando: 4 de dezembro

Onde: em 38 escolas de Salvador

Fonte sugerida

Favor Consultar Assessoria de Comunicação da UNEB

Tel. (71) 3117-2245.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110917 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]