Reitoria da UEFS divulga análise do resultado do IGC do MEC

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

No dia 17 de novembro, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – divulgou os resultados do IGC – Índice Geral de Cursos.

A UEFS obteve pontuação 210 (numa escala de 0 a 500) no IGC contínuo, classificando-a na faixa 3 do IGC (Índice Geral de Cursos), cuja nota vai de 1 a 5, sendo a faixa 3 atribuída a instituições que obtem de 195 a 294 pontos. Embora a UEFS esteja na mesma faixa das outras Universidades Estaduais da Bahia (nota 3), como a sua pontuação atual no IGC contínuo foi inferior às pontuações das outras três Universidades Estaduais da Bahia e das Universidades Federais sediadas em nosso Estado, foi inevitável que a comunidade universitária se manifestasse (principalmente através de listas de e-mail) questionando quais são as causas desse desempenho.

A Reitoria da UEFS reuniu os dados publicados no Portal do Inep na internet e procedeu a análise das causas desse desempenho. Foi verificado que o IGC depende fortemente das notas dos cursos de graduação no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) e no CPC – Conceito preliminar de cursos. Pelo fato de alguns destes cursos apresentarem altos níveis de boicote ao Enade por parte dos estudantes (alguns até 90%), há um impacto de tal boicote no CPC de alguns cursos, cujas notas são 1 e 2 (numa escala de 1 a 5), o que não corresponde à qualidade dos nossos cursos. Essas notas 1 e 2 de boa parte dos cursos joga o IGC contínuo da UEFS para baixo.

Na análise, a Reitoria da UEFS ponderou que existe um reconhecimento pelo próprio Inep das limitações do Enade como instrumento de avaliação e da necessidade das universidades avaliadas terem o resultado como subsídio para os trabalhos da Comissão Própria de Avaliação. A UEFS, segundo a Reitoria, iniciará um processo de auto-avaliação dos cursos de graduação, tanto pela Comissão Própria de Avaliação, quanto através de um processo de auto-avaliação proposto pela Prograd, já encaminhado à Câmara de Graduação do Consepe-Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. A avaliação, no seu teor integral, pode ser consultada abaixo:

Análise dos resultados da UEFS na avaliação do Ensino Superior do INEP

Tabela da Decomposição do IGC da UEFS na avaliação do MEC

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.