Eleições 2012: PT oficializa candidatura de Nelson Pelegrino em Salvador

O Partido dos Trabalhadores lançou oficialmente neste domingo (18/12/2011), seu pré-candidato à prefeitura de Salvador, o deputado federal Nelson Pelegrino.
O Partido dos Trabalhadores lançou oficialmente neste domingo (18/12/2011), seu pré-candidato à prefeitura de Salvador, o deputado federal Nelson Pelegrino.

O Partido dos Trabalhadores lançou oficialmente neste domingo (18/12/2011), seu pré-candidato à prefeitura de Salvador, o deputado federal Nelson Pelegrino. Dez meses antes da disputa na capital baiana o partido homologou a escolha pelo parlamentar baiano. O deputado federal Emiliano José (PT-BA) também prestigiou o encontro e sinalizou a importância da escolha em torno do nome de Pelegrino. “Ele tem acumulado experiência, tem caminhado por toda Salvador, da Barra ao Subúrbio, passando pelos bairros de São Caetano, Periperi. Pelegrino tem carinho, amor por Salvador e encara um projeto político pensado para a cidade, unificando lideranças”. Ainda segundo Emiliano, no momento em que o PT tem 40% de preferência do eleitorado, a escolha de Pelegrino para a prefeitura caminha para a conquista de um novo sonho feliz para Salvador.

Nomes como o do presidente nacional do PT, Rui Falcão, do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, do governador Jaques Wagner, dos senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, do ministro da agricultura Afonso Florence, do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, bem como de diversos deputados federais, estaduais e vereadores também estiveram presentes ao evento e confirmaram o compromisso de atuarem juntos na eleição do prefeito petista. Cerca de 300 delegados e delegadas do partido, que atuam nas vinte zonas de Salvador, também declararam apoio ao pré-candidato.

Para o governandor Wagner, a eleição de Nelson Pelegrino significa a possibilidade de implantar um projeto político que já vem dando certo no Brasil, com a presidenta Dilma e na Bahia, sob a sua gestão. Wagner destacou ainda que, acima das vontades pessoais de qualquer candidato deve estar seu compromisso com um projeto maior. “O PT não admite chefes, apenas reconhece líderes nos seus quadros”, lembrou o governador. A eleição do petista em Salvador é considerada prioritária, segundo o presidente do PT nacional Rui Falcão. “Com a nossa presidenta Dilma, com o governador Wagner e com a força da nossa militância e dos partidos aliados temos todas as condições para que o PT possa governar Salvador pela primeira vez”, defendeu Falcão.

Nelson Pelegrino fez também seu primeiro pronunciamento como pré-candidato e afirmou que como prefeito pretende reformular a orla de Salvador, implantar políticas que solucionem o problema da mobilidade urbana, bem como equilibrar as finanças do município.

Cenário na Região Metropolitana também foi debatido

Além de decidirem sobre as eleições na capital baiana, o deputado federal Emiliano José e outros parlamentares petistas também se reuniram no último sábado, 17, para discutirem o cenário do partido para as eleições municipais de 2012 em Dias D’Ávila, Região Metropolitana de Salvador – RMS.

O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e contou também com a participação do presidente Estadual do PT, Jonas Paulo, dos deputados federais, Nelson Pelegrino, Rui Costa, da deputada estadual Luisa Maia, do presidente do PT baiano Jonas Paulo e do secretário geral Osmar Galdino, o Jojó, do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e lideranças políticas veio fortalecer a sigla na cidade em torno da pré-candidatura da ex-vereadora do município Jussara.

Na ocasião, Emiliano José defendeu a importância do fortalecimento do Partido para as disputas eleitorais de 2012. “Temos um Partido de esquerda e de massas e que chegou ao governo da república para mudar o Brasil. Talvez, nós, daqui de dentro, não tenhamos a real noção do que o PT está fazendo pelo Brasil”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9973 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).