Prefeitura e Caixa Econômica Federal celebra contrato da nova etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida 2. Confira outras noticias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O sonho da casa própria será viabilizado para mais famílias em Feira de Santana através da segunda etapa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Nesta quinta-feira (08/12/2011), a Prefeitura de Feira de Santana, juntamente com a Caixa Econômica Federal e construtora Cepreng Engenharia assinam o contrato para construção de mais um empreendimento na cidade.

A cerimônia de celebração do contrato no valor de R$ 12.798 milhões acontece às 15 horas na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF). Serão 237 unidades, destes 229 villages e oito casas, para contemplar famílias com baixo poder aquisitivo. O imóvel será construído na rua Brandão, conjunto Feira VII, em frente ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.

Para o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy, a iniciativa amplia o acesso à moradia digna contribuindo para a redução do déficit habitacional no Município. “A primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida beneficiou 7.388 famílias. A continuidade desse projeto é de extrema importância para garantirmos dignidade a pessoas que não têm condições financeiras suficientes para adquirir a casa própria”, destaca.

O presidente da empresa de engenharia, Antonio Novaes, ressalta que este é o primeiro contrato do Minha Casa, Minha Vida 2 no Estado da Bahia. “As obras já serão iniciadas na segunda-feira (12) e a previsão de conclusão é para dezembro de 2012. É uma imensa satisfação fazer parte desta parceria que tem viabilizado a realização do sonho da casa própria em Feira de Santana”, afirma.

Mais benefícios para moradores do Sítio Matias, rua Vespasiano recebe serviços de pavimentação asfáltica

Os trabalhos de pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) da rua Vespasiano, situada no bairro Sítio Matias, começaram na manhã desta quinta-feira (08/12/2011). Toda a extensão da via pública, correspondente a cerca de quatro mil metros quadrados, será pavimentada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Antes mesmo de a obra começar, diversos operários da Construtora Paisart deram início a varrição da rua para lançar o CBUQ. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, os trabalhos devem ser concluídos dentro de seis dias.

Para diversos moradores e comerciantes, a obra representa uma série de benefícios à comunidade. “O asfaltamento é muito interessante porque vai reduzir bastante a poeira. Na loja que trabalho o material fica cheio de poeira por causa disso”, conta a balconista Elaine dos Santos.

Além da poeira, a dona de casa Maria dos Anjos observa que o asfaltamento em CBUQ reduz o barulho na via durante a passagem de carros. “Nossa rua vai ficar muito bonita. É um benefício para todos”, afirma. O início das obras, a serem executadas com Recursos Próprios do Município, foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e acompanhada pelo secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, e vereador Ewerton Carneiro.

Feira apresenta redução nos casos de dengue a participação da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti 

O número de casos confirmados de dengue em Feira de Santana tem reduzido anualmente. Conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2009 foram confirmados 3.924 casos da doença. Já em 2010, o número caiu para 2.245, enquanto que este ano, no período de janeiro a 06 de dezembro, as confirmações de casos de dengue foram reduzidas a 1.268.

Segundo dados do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) do Ministério da Saúde, divulgados esta semana, Feira de Santana apresenta Índice de Infestação Predial (IPP) de 1%, que classifica o Município como situação de alerta. O Liraa coletou dados de 561 municípios nos meses de outubro e novembro e revelou que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemia de dengue, apresentando IPP maior que 3,9%. Na Bahia, estão nesta lista Ilhéus, Itabuna, Jequié e Simões Filho.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, observa que embora o Município tenha sido classificado pelo Liraa como situação de alerta, o IPP apresentado é louvável. “É possível reduzir ainda mais este índice, se a comunidade colaborar de forma mais efetiva no combate ao Aedes aegypti. O agente de endemias já faz a sua parte visitando residências e cumprindo os ciclos anuais. Mas é necessário o morador fazer a sua parte também”, ressalta.

Janice Estela aconselha que sejam redobrados os cuidados nessa época do ano. “A preocupação no verão é ainda maior, porque as incidências de chuvas ocorrem com frequência e favorecem a eclosão dos ovos que foram depositados em ambientes úmidos. A proliferação dos criadouros do mosquito tende a aumentar neste período, por isso todo utensílio que possa acumular água deve ser retirado dos quintais”, recomenda.

Para a presidente da Associação dos Agentes de Endemias de Feira de Santana, Isabel Cristina Gonçalves, a classe tem muito a comemorar com o resultado alcançado no Liraa. “O esforço dedicado pelos agentes na luta contra a dengue é notório, eles têm cumprido o ofício com afinco. Mas a população é responsável por atuar também nesta luta. Se cada dona de casa reservar um minuto do dia para descartar os utensílios que acumulam água, a colaboração já seria muito grande”, salienta.

Ação de hackers atinge sites oficiais, problema é detectado em sites governamentais de todo país

O site da Prefeitura de Feira de Santana não é único atingindo pelos piratas da web, nos últimos dois dias. A ação de hackers contra sites do governo tirou do ar, entre os meses de junho a início de dezembro, mais de 100 sites governamentais, como a página oficial da Presidência da República; Receita Federal; Infraero; IBGE; Petrobras, agências de aviação Gol e TAM, entre outros órgãos.

Nesta quarta-feira (07/12/2011), a página da Prefeitura foi ocultada por outra com fundo preto, áudio, vídeo e descrição de um grupo auto-denominado IpirateGroups & AntiSecBrTeam, hackers especializados em ataque a sites de bancos de instituições governamentais. Embora tenha sido atingido, o site não sofreu qualquer alteração de dados e não teve prejudicado o seu conteúdo.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), já está sendo feita uma varredura com softwares sofisticados para evitar eventuais situações de vulnerabilidade. A varredura abrange todo servidor e códigos (scripts).

Moradores comemoram asfaltamento após 40 anos, cinco vias dos bairros Coronel J. Pinto e São João entregues à comunidade

O sorriso de menino estampado no rosto sexagenário de “Seu Vadé” representou fidedignamente o sentimento dos moradores das cinco ruas dos bairros Coronel José Pinto e São João, inauguradas na noite desta quarta-feira (07/12/2011), pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Após 40 anos, um dos moradores mais antigos da rua Coronel José Pinto teve um dos seus sonhos realizados: a pavimentação asfáltica da via.

Foram mais de 12 mil metros de asfalto CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) aplicados na localidade. A obra contemplou, além da Coronel José Pinto, a rua Tupinambá, o complemento da avenida Iguatemi, prolongamento da rua Edelvira de Oliveira e trechos das ruas Frei Caneca e Teixeira de Freitas.

Para Vadeilson de Jesus, ou Seu Vadé, como é mais conhecido, a entrega da obra foi um momento de extrema felicidade. “Quando cheguei aqui era chão de terra. Depois veio o paralelepípedo, mas a região se desenvolveu muito. Há muitos anos temos um movimento aqui parecido com o centro da cidade. E a gente sonhava com o asfalto. Agora virou uma realidade”, salientou.

O morador Eduardo Souza Santos também não escondeu o contentamento. “Eu nasci e me criei aqui na Coronel. Joguei bola por essa rua, vi essa região se desenvolver, e a urbanização vem a confirmar a importância que essa rua hoje tem para cidade. Foi uma promessa do prefeito e que agora se cumpriu”, ressaltou.

Além da pavimentação asfáltica, as vias receberam 10 mil metros de sinalização horizontal, colocação de placas e redutores de velocidade. “São ações que visam ordenar o trânsito nestas ruas, proporcionando uma melhor fluidez, trafegabilidade, além da segurança para motoristas e pedestres”, destacou o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles.

O prefeito Tarcízio Pimenta percorreu todas as vias pavimentadas. Na oportunidade ele destacou a importância das obras de urbanização para o desenvolvimento da cidade. “O asfaltamento dessas vias era uma reivindicação antiga da comunidade, e um serviço necessário. Vamos continuar executando obras como essa em todos os bairros”, garantiu.

Também estiveram presentes os secretários municipais José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano) e Fabrício Almeida (Comunicação Social); a vereadora Eremita Mota; equipe de governo e moradores da localidade.

Posto da Conceição totalmente recuperado

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dra. Rute Torres Lopes, situada no bairro Conceição II, está praticamente pronta para ser reentregue à comunidade. O posto de saúde recebeu pintura interna e externa nas cores do brasão municipal (verde, vermelho e branco), retelhamento e recuperação nas partes hidráulica e elétrica.

Segundo a coordenadora de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde, Elizama Mendes, também foram realizados serviços de marcenaria, como a troca de fechaduras, portas e dobradiças. “Nesta semana estamos fazendo os últimos retoques na pintura para que o prefeito Tarcízio Pimenta reentregue a unidade de saúde”, disse.

A USF disponibiliza clínico, pediatra e serviços como curativo, acompanhamento para hipertenso, puericultura e pré-natal, além de vacinação. Enfermeira da unidade, Rosana Moreira declara que o posto encontra-se mais limpo com a recuperação. “Os funcionários têm até mais ânimo para trabalhar depois da reforma”, disse.

Moradora do bairro Conceição II e dona de casa, Joilsa de Brito, conta que busca a unidade para atendimentos pediátricos à sua filha. “O atendimento ficou ainda melhor com a reforma. Temos mais conforto e cadeiras mais confortáveis para sentar”, afirma.

Outros três postos de saúde estão sendo recuperados pela Prefeitura de Santana e receberam as mesmas melhorias. Um deles é a unidade do Viveiros I e II, no qual encontra-se em fase final. “Neste posto vamos colocar o corre mão e proteção na rampa. No de Terra Dura vamos fazer alguns retoques porque houve infiltração, e no posto Conceição II estamos concluindo a reforma porque estava muito depredado”, informa Elizama.

Ação social no Dia do Fonoaudiólogo, atividades relacionadas à voz no estacionamento do Paço Municipal

Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo nesta sexta-feira (09/12/2011), a Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Hospitalar, vai oferecer uma série de ações sociais no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, das 9h30 às 17h. Durante as atividades, cinco fonoaudiólogas vão realizar palestras, triagem da fala e vocal, e exibição de vídeos sobre linguagem, fala, motricidade oral, voz e audiometria ocupacional.

A principal expectativa das profissionais é conscientizar a população sobre a importância do fonoaudiólogo na comunicação humana em todas as faixas etárias. “Todas as pessoas precisam do serviço. Portanto, é importante que a comunidade participe do evento”, ressalta a fonoaudióloga e coordenadora do serviço no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Ana Gilza Soares.

Segundo ela, as pessoas devem buscar atendimento com um fonoaudiólogo frequentemente. Com isso, explica Ana Gilza, é possível prevenir nódulos, calos vocais e ajudar, inclusive, no caso de atraso de linguagem. “O quanto mais cedo melhor para tratar qualquer problema detectado”, alerta.

Esta é a primeira vez que as fonoaudiólogas Eliane Pinto, Daiane Matos, Christine Oehler e Sayonnara Lima realizam a ação em Feira de Santana. A iniciativa foi intitulada “Dia do Fonoaudiólogo – Todos os momentos da vida você pode contar com um fonoaudiólogo” e tem o apoio da Associação de Fonoaudiólogos de Feira de Santana (AFFES).

Coleta de lixo já foi normalizada

A coleta de lixo em Feira de Santana foi normalizada no início da noite de quarta-feira (07/12/2011) e até sábado (10/12/2011) o sistema será totalmente regularizado. A paralisação temporária do serviço se deu em virtude do fechamento do aterro sanitário por ex-funcionários da empresa Qualix, impossibilitando o descarte de resíduos.

De acordo com o gerente de contratos da Viva Ambiental, André Bahia, a coleta foi prejudicada pelo fechamento do aterro porque todos os caminhões acabaram ficando retidos, inviabilizando o cumprimento de todos os roteiros. À noite, além da coleta noturna foram cumpridos os circuitos prejudicados durante o dia.

André Bahia explica que, além das 9 horas de paralisação do serviço nos, a produção de lixo tem sido bem maior do que em meses anteriores, por se tratar de período de verão e de férias escolares. “Normalmente são cerca de 400 toneladas de lixo coletadas por dia”, informa. Ao todo são 14 roteiros diurnos e 12 noturnos.

Mais dois conjuntos residenciais prontos e entrega depende de instalação da rede de energia

A Prefeitura de Feira de Santana está aguardando apenas a instalação da rede de energia elétrica para entregar as unidades habitacionais dos residenciais Figueiras e Videiras, localizados na avenida Iguatemi, bairro Mangabeira. A informação é do secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Costa.

Segundo ele, já foram cumpridos todos os procedimentos exigidos pela Caixa Econômica Federal para a entrega dos imóveis aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. “A Prefeitura já fez a indicação dos nomes, o recolhimento da documentação dos beneficiários e o dossiê exigido já foi enviado para a Caixa Econômica”, informa.

Gilberto Ruy acrescenta que houve a necessidade de extensão da rede de energia, mas que o procedimento ainda não foi realizado. “A única pendência para a entrega destes 880 imóveis é a ligação desta rede. As famílias sorteadas para receberem estas unidades estão aguardando a entrega das chaves desde o início do ano”, afirma.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]