Prefeitura de Santo Estevão promove ação no Dia Mundial de Combate a Aids

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dando seqüência a programação do Dia Mundial de Combate a Aids, comemorado no último dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Santo Estêvão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e parceria com a 2ª Dires (Diretoria Regional de Saúde), realizou testes gratuitos de HIV durante esta segunda-feira (12/12/2011). Um total de cem pessoas foram submetidas ao exame.

A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Osvaldo Cerqueira da Silva, no bairro do Poeirão. Uma equipe de Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, de Feira de Santana esteve presente ao local para acompanhar os procedimentos. A equipe é composta de bioquímico, psicólogo e enfermeiro, além de representantes da 2ª Dires.

A iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”, coordenada pelo Ministério da Saúde, com apoio das secretarias municipais. “Estamos levando este trabalho para os municípios por conta das dificuldades que a população tem para procurar uma instituição de saúde para fazer uma testagem, bem como por receio de fazer o teste, ou mesmo em receber o resultado”, salientou Cláudia Braga de Queiroz, coordenadora de Saúde da 2ª Dires.

De acordo com a coordenadora, o município de Santo Estevão foi escolhido para a realização do teste rápido por conta do número de habitantes. “Priorizamos os municípios de Santo Estevão, Rafael Jambeiro e Pintadas”, disse.

ÍNDICES 

De acordo com Cláudia Queiroz, o estado da Bahia vem mantendo os índices de pessoas contaminadas, na mesma escala dos números a nível nacional. “O número de casos de AIDS/HIV em homossexuais tem diminuído, enquanto que entre heterossexuais os casos vem aumentando a cada dia”, revelou.

Seduc realiza projeto Literarte 

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Estêvão estará promovendo nos dias 15 e 16 o projeto Literarte, com o tema “Uma Viagem pelo Mundo da Leitura e das Artes”. O evento contará com representações artísticas nas modalidades de dança, música, teatro e oficinas literárias.

No dia 15, a partir das 19h, o projeto traz pela primeira vez a Santo Estevão a peça teatral “Baianidade Baiana”, da Companhia Baiana de Risos, de Salvador.

No dia 16, a partir das 8h da manhã, acontecerão as oficinas literárias, apresentações artísticas, e a premiação dos projetos “Experiências Exitosas dos Professores da Rede Municipal de Ensino” e do “Nosso Aluno é um Show”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9987 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).