Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho diz que não tem medo de João Leão pois já o derrotou antes e que o município não tem dono

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Moema Gramacho: Eu não tenho medo de Leão e de nenhum outro. Eu temo a Deus exclusivamente. Eu acho que Deus estando comigo, eu estou forte, eu estou fortalecida. (Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Grande Bahia. Com. Br)
Moema Gramacho: Eu não tenho medo de Leão e de nenhum outro. Eu temo a Deus exclusivamente. Eu acho que Deus estando comigo, eu estou forte, eu estou fortalecida. - Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Grande Bahia. Com. Br
Moema Gramacho: Eu não tenho medo de Leão e de nenhum outro. Eu temo a Deus exclusivamente. Eu acho que Deus estando comigo, eu estou forte, eu estou fortalecida. (Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Grande Bahia. Com. Br)
Moema Gramacho: Eu não tenho medo de Leão e de nenhum outro. Eu temo a Deus exclusivamente. Eu acho que Deus estando comigo, eu estou forte, eu estou fortalecida. – Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Grande Bahia. Com. Br

“Não tenho nenhuma dúvida que venceremos de novo as eleições.”, determinada em seus objetivos, Moema Gramacho, Prefeita de Lauro de Freitas, concede entrevista exclusiva ao jornalista Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, oportunidade em que faz um balanço dos dois mandatos à frente da prefeitura.

Gramacho também fala sobre política e não poupa o seu principal adversário, João Leão, ex-prefeito e deputado federal. Em 2012, o filho de João Leão, deputado estadual Cáca Leão, deve ser lançado candidato a prefeito de Lauro de Freitas. Ele foi derrotado por Moema no passado, a prefeita garante que o derrotará novamente. Confira a entrevista.

Jornal Grande Bahia – O que foi possível avançar neste ano sétimo ano de administração?

Moema Gramacho – Muitas coisas avançaram. Primeiro nós conseguimos a maior obra da história de Lauro de Freitas, que o esgotamento sanitário. A cidade sai de 9% para 100% de esgotamento sanitário. Uma obra de esgotamento traz certo transtorno, mas é um transtorno que depois melhora sensivelmente a qualidade de vida das pessoas, ambiental, socialmente e economicamente. Para a gestão é uma satisfação muito grande ter saneado a cidade. Então eu vou sair com a sensação de dever cumprido, porque implantei o saneamento no município Lauro de Freitas.

JGB – Que outras conquistas a senhora destacaria ao longo destes dois mandatos em que a senhora está a frente da administração municipal de Lauro de Freitas?

Moema Gramacho – Além do Instituto federal que começa a ser construído em 2012. Nós temos várias ações que foram desenvolvidas no município que são de destaque, uma deles é o Programa de Segurança Alimentar, onde desde o Restaurante Popular serve três mil refeições por dia, além do Banco de Alimentos, Cozinha Comunitária, o Programa Compra Direta Local, onde a gente incentiva a agricultura familiar, mesmo em uma cidade eminentemente urbana, a gente compra o produto da agricultura familiar para atender as comunidades mais carentes.

Saímos de um posto odontológico para 27 postos odontológicos, um CEO (Centro Especializado em Odontologia) e temos um Pronto Socorro Odontológico Público, que nenhum outro município tem. Nós temos um Laboratório de Análises Clínicas, também público. Implantamos a 1ª agência do INSS, que não existia no município. A primeira agência da Caixa Econômica e a primeira agência dos correios em Itinga.

Também implantamos a Farmácia Popular, um programa habitacional fora do Minha Casa Minha Vida, onde entregamos mais de 500 unidades habitacionais. Com o Minha Casa Minha Vida foram entregues 4.500 unidades e mais 1.100, uma etapa foi entregue, e duas outras etapas serão entregues em fevereiro e junho de 2012. Então nós vamos zerar o déficit habitacional na cidade, por conta de uma politica habitacional que desenvolvemos.

Nós criamos a Secretaria de Meio Ambiente e o senhor presenciou a entrega das tartarugas ao mar. Temos todo um trabalho de fiscalização e controle ambiental. Revitalizamos as praças, a exemplo desta maravilhosa praça (Praça de Buraquinho), além de outras praças, a exemplo do Largo do Caranguejo e tantas outras.

Implantamos 21 academias populares na cidade, além de outras 20 que estaremos implantando. Fizemos todo um trabalho social com orçamento participativo, criamos todos os conselhos, realizamos todas as conferências e implantamos a transparência. Nós temos uma Secretaria de Controladoria, que realiza o controle interno, onde tudo que é arrecadado e tudo que a gente paga está publicado online, a transparência é absoluta e total. Se o senhor entrar agora no nosso site vai ver o que pagamos ontem. É sempre D+1 (um dia após), então tudo que a gente paga ontem e o que arrecada ontem, hoje já vai estar publicado no nosso Portal das Finanças.

Eu poderia dizer que temos mudanças estruturantes e mudanças de conceito, de gestão e de participação social. Ontem, eu vi uma pesquisa em que nós estamos com 76% de aprovação no município, e que a população também está satisfeita com a nossa atuação.

JGB – 2012 é um ano onde existe uma disputa eleitoral em curso. Como é que a senhora tem trabalhado essa questão da sucessão ao seu nome dentro do grupo que lidera?

Moema Gramacho – Nós temos o Partido dos Trabalhadores, mas temos também 19 outros partidos que compõem a nossa base de sustentação no governo municipal. Portanto, nós temos hoje alguns candidatos de outros partidos e temos os candidatos do PT.

Com relação aos candidatos do PT eu estou muito tranquila, porque há busca de um consenso interno, temos caminhado para isso, o resultado do último encontro da semana passada, foi um resultado muito interessante de 24 pré-candidatos, reduzimos para 3. Está marcado para o dia 5 de fevereiro a definição do nome a nossa sucessão. Existe uma busca de um consenso, e não tenho dúvida que chegaremos a um consenso.

JGB – Prefeita, a sua administração tem sido notada pela quantidade de recursos federais conquistados. A que fatores a senhora atribui essa capacidade de atrair recursos federais?

Moema Gramacho – É trabalho, trabalho e muito trabalho. Eu trabalho muito, minha equipe trabalha muito. Temos projetos, hoje todos os municípios que tiverem projetos são recepcionados pelo governo que é republicano e democrático. Os sites dos ministérios estão mostrando, de forma aberta para quem quiser apresentar projeto.

Nós corremos, apresentamos projetos e eu vou atrás, batalho, cobro da nossa assessoria para que ela possa fazer o melhor projeto possível. Desta maneira conseguimos aprovar os nossos projetos. Então, eu devo isso a nossa capacidade de elaboração de projetos.

JGB – Incomoda o fato do deputado federal João Leão também está na base do governo do PT e está disputando com a senhora a liderança do município?

Moema Gramacho – Eu não tenho medo de Leão e de nenhum outro. Eu temo a Deus exclusivamente. Eu acho que Deus estando comigo, eu estou forte, eu estou fortalecida. Eu já ganhei do grupo adversário três vezes consecutivas, nós ganhamos, eu, o meu partido e os partidos que estão conosco na nossa base. Portanto já o derrotamos três vezes e sem nenhum autoritarismo, sem nenhuma imposição. A população de Lauro de Freitas aprovou o nosso projeto e não vai querer perder a oportunidade de dar sequência a esse projeto. Portanto, não tenho nenhuma dúvida que venceremos de novo as eleições.

JGB – O PT apresentou pré-candidatos em Camaçari e em Feira de Santana. Como é que a senhora avalia esses nomes e de que maneira a senhora acredita que o PT vai caminhar nas eleições de 2012?

Moema Gramacho – São excelentes nomes, nomes de companheiros que com certeza continuarão a defender o projeto do governador Jaques Wagner na Bahia, da nossa companheira, presidente Dilma Rousseff. Com certeza se espelhando nos projetos de municípios que já governamos. Portanto eu não tenho dúvida, que tanto em Camaçari, como em Feira de Santana, como em Salvador, nós estaremos mostrando ao povo que nosso projeto é melhor e vamos fazer com que o povo experimente, nos lugares em que ainda não experimentou a forma petista de governar. Onde já experimentou, o povo conhece e vai repetir.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10109 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).