Operação Cruzeiro do Sul combate a produção e comércio ilegais de carvão no extremo sul da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Ministério Público baiano e as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal realizam desde a madrugada de hoje, dia 7, uma operação de combate à produção, comercialização e transporte ilegais de carvão vegetal em Teixeira de Freitas, Mucuri, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, municípios do extremo sul baiano. Além da Bahia, a operação também acontece nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Denominada “Operação Cruzeiro do Sul”, a ação já resultou na prisão de 12 pessoas, do total de 17 alvos, e há uma previsão de que 1.500 fornos ilegais sejam destruídos.

A operação combate um esquema criminoso que age na extração ilegal de matéria prima nativa da Mata Atlântica e madeira furtada ou roubada de eucalipto. A madeira é destinada a fornos ilegais, de pequeno e grande porte, que não têm licença ambiental. O carvão é comercializado por empresas “laranja” e o transporte acontece sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O produto é destinado a siderúrgicas da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. A operação conta com uma equipe de 300 pessoas, dentre elas 21 promotores de Justiça.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9747 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).