ONU marca Dia Internacional para a Cooperação Sul-Sul

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Agência cita experiências de sucesso do Brasil, da China e da Índia com tecnologias de agricultura como úteis também a outros países.

As Nações Unidas marcam neste 19 de dezembro o Dia Internacional para a Cooperação Sul-Sul. O objetivo da proposta é promover a troca de experiência e assistência entre países em desenvolvimento.

Em comunicado, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Ifad, afirmou que a parceria Sul-Sul tem estabelecido os parâmetros para o desenvolvimento sustentável.

Brasil, China e Índia 

O sucesso no emprego de técnicas do setor da agricultura, por exemplo, do Brasil, da China e da Índia foram citados como úteis a outras nações em desenvolvimento.

Em uma entrevista à Rádio ONU, de Washington, a especialista-sênior de Desenvolvimento de Capacidades e Parcerias para a África, do Banco Mundial, Susana Carrillo, falou sobre a colaboração do Brasil com nações da África Subsaariana.

“Tem uma conexão histórica, cultural e social muito forte entre o Brasil e a África. Mais de 50% da população brasileira é afrodescendente. O Brasil tem uma presença global muito forte agora, como país emergente. O interesse da política externa brasileira é de desenvolver um sistema, uma arquitetura global mais justa e com mais poder de decisão para os países do sul.”

De acordo com o Ifad, o perfil da cooperação Sul-Sul também está mudando. Até recentemente, a parceria consistia, principalmente, da troca de conhecimentos técnicos.

Mas de acordo com a agência, atualmente, a cooperação também fomenta diálogo e coordenação política que são essenciais para se atingir o desenvolvimento global.

*Com informações: Rádio Onu

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116891 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.