Oito pessoas presas na Operação Marabu, desencadeada esta manhã em Tanque Novo, centro-sul baiano

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Desencadeada na manhã desta quarta-feira, (14/12/2011, a “Operação Marabu” já cumpriu oito mandados de prisão no município de Tanque Novo, centro-sul baiano. Entre os presos pela força-tarefa formada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular (Gaesf), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Segurança Pública (SSP) está o empresário João Neves de Oliveira, acusado de liderar uma organização criminosa que burla o pagamento de tributos decorrentes das atividades comerciais dele no ramo atacadista de mercadorias, predominantemente de gêneros alimentícios.

Segundo informações do promotor de Justiça Ivan Machado, outros três mandados de prisão e oito de busca e apreensão ainda devem ser cumpridos hoje. Acompanhando a operação juntamente com os promotores de Justiça Adrianni Pazelli e Paulo Gomes Júnior, Ivan Machado ressaltou que, segundo dados do Sistema Integrado de Informações sobre Operações com Mercadorias e Serviços (Sintegra), a organização criminosa chega a causar ao fisco um prejuízo de R$ 54 milhões anuais. Para perpetrar o crime, o empresário adquire mercadorias em nome de empresas fictícias, com suposto endereço na Bahia e em outros estados, não paga ICMS e utiliza como local de comercialização a empresa “Central Distribuidora”, explicou Ivan, acrescentando que João Neves também mantém depósitos clandestinos em Tanque Novo. Aliado a isso, o empresário coloca “batedores” nas estradas para informar sobre a presença da fiscalização, possibilitando a fuga de veículos através da malha viária e desvios da região.

*Com informações: Ministério Público da Bahia

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]