O Brasil está em destaque no cenário mundial

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Vista da cidade de São Paulo. Principal metrópole do país. “O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los em economia é um fenômeno novo."
Vista da cidade de São Paulo. Principal metrópole do país. “O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los em economia é um fenômeno novo."

A crise financeira que assola o planeta tem trazido para o Brasil resultados surpreendentes. Mesmo com a crise corroendo a economia mundial, principalmente dos países da comunidade européia, o Brasil persiste em oposição a esta situação, crescendo regularmente e se colocando em destaque no cenário mundial.

Nesta segunda feira, 26 de dezembro de 2011, foi publicado nos principais jornais da Europa esta conquista inusitada. O Brasil agora é a sexta economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido que ocupa atualmente a sétima posição e a Itália a oitava.

Alguns jornais do primeiro mundo, principalmente o The Guardian, atribuem a perda de posição da Grã Bretanha à crise econômica de 2008 que permanece em contraste com o crescimento expressivo do Brasil, proveniente, principalmente, das exportações para a China e Extremo Oriente, conforme pesquisas do CEBR – Centre for Economic and Business Research’s – que assegura que a França vai cair em um ritmo mais rápido.

Conforme analisa Douglas McWilliams, executivo-chefe da CEBR: “O Brasil tem batido os países europeus no futebol por um longo tempo, mas batê-los em economia é um fenômeno novo. Nosso mundo tabela classificativa econômico mostra como o mapa econômico está mudando, com países asiáticos e commodities. economias produtoras subir a liga enquanto na Europa cair para trás. ”

Dados informados pelo FMI – Fundo Monetário internacional – mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses. O próprio ministro Guido Mantega reconhece que o país levaria 10 a 20 anos para atingir esse patamar: “Temos um grande desafio pela frente.”

É fundamental que maiores investimentos sejam feitos, principalmente na educação e saúde pública, para que estas conquistas sejam mantidas e que possamos alcançar uma posição melhor no “Pódium Global”.

Confira a liga de economias mundiais:

1 – Estados Unidos 2 – China 3 – Japão 4 – Alemanha 5 – França 6 – Brasil 7 – Reino Unido 8 – Itália 9 – Rússia 10 – Índia

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.