Natal de Vitória da Conquista celebra 15 anos de movimentação cultural. Evento terá convidados nacionais da música e artistas locais de teatro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Vitória da Conquista entra em festa essa semana. Desde do dia 15, até o próximo domingo, dia 25 de dezembro (2011), a cidade celebra o Natal com uma intensa programação cultural que toma conta das ruas e praças do município. Esta é a 15ª edição do Natal da Cidade, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Entre as atrações, grandes nomes nacionais da música como Zizi Possi, Emílio Santiago, Luiz Melodia, Yamandú Costa, além de artistas regionais de música, dança e teatro.

Gratuito, o evento já é tradição e em todos os anos atrai não só os munícipes mas também moradores da cidade e localidades vizinhas que comparecem para prestigiar o evento e celebrar a cultura e alegria. O evento começou ontem com o clássico Encontro de Corais na Praça Barão do Rio Branco, às 19h.

No mesmo local acontecerão os shows das atrações nacionais convidadas Ceumar, Yamandú Costa, Renato e seus Blue Caps, Xangai, Padre Zezinho, Formidável Família Musical, Pirigulino Babilake, Orquestra do Maestro Fred Dantas, Luiz Caldas, Luciana de Castro e Camerata Sinfônica, Emílio Santiago, Zé Renato, Zizi Possi, Luiz Melodia e Raimundo Sodré.Além desta, as Praças Tancredo Neves e 9 de Novembro também receberam palcos para as atrações locais.

Cultural regional e popular – Os artistas regionais, selecionados por meio de edital público, também têm espaço garantido no Natal da Cidade. A programação é extensa e diversificada e inclui shows de Papalo Monteiro; Chirlei Dutra; Rita Pithon; Manno di Sousa; Geci Brito; Rafael Bernardo; Mariane Macedo; Alex Simpatia; Lima Jr; Daiane Macário; Ely Pinto; Banda Excalibur; Jânio Arapiranga; Maildo Nogueira; Geslaney Brito e Iara Assessú; Magna Cristina; Romano e Patrícia Moreira; Kell Lira; Ney de Itapoá; Carlos Barreto; Paulo Macedo; Os Barcos; Os Singulares; Caetano Bonfim; Roberto Bach; Camerata Dimatos; Vadinho Barreto; Brincando de Cordas; Consuelo Ferraz; Tina Rocha; Edu Luz; Narjara Paiva; Alex Baducha e Suzi Dias; Jamille Mattos; Kesller; Gafieira Brasil; Kleber Moreno; e dos vencedores do concurso “Por isso é que eu canto”, Achiles Neto, Suzi Dias e Tereza Raquel.

Ternos de Reis – Atração à parte na programação natalina de Vitória da Conquista, os grupos de ternos de reis encantam o público. Os grupos voltaram a fazer parte da cultura popular e se apresentam diariamente, abrindo as noites da festa com o colorido das roupas e o som de flautas e tambores. A Casa Régis Pacheco é o espaço escolhido para abrigar o Memorial do Reisado, possibilitando que os milhares de visitantes conheçam um pouco da história das manifestações do ciclo natalino.

Dança e Teatro – A diversidade de linguagens artísticas também será contemplada no Natal da Cidade. Quatro espetáculos de dança e teatro, escolhidos por meio de editais, se integram à programação do evento. As encenações vencedoras do I Festival de Cenas Curtas de Teatro de Vitória da Conquista: “O circo de Soleinildo”, “E se…” e “A ida ao teatro” também serão apresentadas nos festejos natalinos, contribuindo na consolidação da produção teatral na cidade. Na noite de Natal, o público vai poder acompanhar a dramatização do nascimento de Jesus Cristo, por meio do presépio vivo encenado pelo Grupo Teatral Raízes. A apresentação acontecerá às 19h, na escadaria da Catedral Nossa Senhora das Vitórias, localizada na Praça Tancredo Neves.

 O Natal da Cidade foi criado em 1997 com o objetivo de resgatar manifestações tradicionais, como os terno de reis, e proporcionar uma opção cultural para a família conquistense, já que o município não possuía nenhum evento durante o período. Tudo começou de forma tímida, mas passados quinze anos, o Natal da Cidade se tornou o maior evento do gênero na Bahia e um dos maiores do Brasil. Mais de 50 atrações participam da celebração cultural todos os anos. O público já assistiu a espetáculos de Elomar Figueira, Antônio Nóbrega, Dércio Marques, Belchior, Cordel do Fogo Encantado, Renato Teixeira, Fagner, Guilherme Arantes, Zeca Baleiro, Teatro Mágico, Armandinho, o pianista Ricardo Castro, Chico César, Oswaldo Montenegro, Leila Pinheiro, entre outros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).