Governo Pimenta escala secretários municipais para atuar em plantão; 175 casais oficializam união durante cerimônia do casamento coletivo em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A manhã desta sexta-feira (02/12/2011) ficará marcada nas mentes e corações dos 175 casais que realizaram o sonho do enlace matrimonial durante cerimônia do casamento coletivo promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). A oficialização de uniões aconteceu na Assembleia de Deus Cristianismo Sem Fronteiras, na avenida Maria Quitéria. Diversos amigos e familiares dos nubentes acompanharam a cerimônia.

Para o casal de idosos, Raimunda Pereira e João Gonzaga Araújo, ambos com 73 anos de idade e juntos há 43 anos, o casamento coletivo representa o início de uma nova fase. “O nosso maior sempre foi forte e agora resolvemos concretizar a nossa união seguindo os ensinamentos e os mandamentos de Deus. A partir de hoje o nosso amor será fortalecido pelo Senhor que abençoa os casais que vivem sob as Leis de Deus”, afirma a noiva Raimunda.

Também oficializando uma união de mais de 40 anos, os aposentados Maria Francisca Nilo (65 anos) e João Claudino da Silva (76 anos) estavam radiantes. Ela, vestida de noiva exibia o buque escolhido pelas filhas para o grande dia. “Quem disse que casamento é só para jovens é porque não sabe o que é o amor. Estamos juntos há muitos anos, tivemos filhos e o amor só faz crescer cada vez mais”, afirma Maria Francisca.

O prefeito Tarcízio Pimenta, acompanhado da primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta, parabenizou os casais pela decisão de se casarem. “Hoje estamos testemunhando a confirmação da união de 175 casais e, com certeza, Deus e a sociedade alegram-se com esta importante decisão. Vamos continuar propagando a valorização do casamento, apoiando a constituição de novas famílias”, declarou.

O casamento coletivo, conforme lembra a secretaria da Sedeso, Gerusa Sampaio, faz parte do Projeto Família Cidadã, que tem como ideal promover cidadania e emancipação econômica para famílias carentes. Idealizado no ano de 2002, o projeto já oficializou 2.418 casamentos. “A alegria dos nubentes está explícita na face dos nubentes e isto é uma gratificação para todos nós que trabalhamos para proporcionar a realização do tão sonhado casamento oficial. Desejo que todos os casais renovem a cada ano o amor e tenham consciência da importância da família”, declara Gerusa.

A coordenadora do projeto, Maria Lícia da Mota, desejou felicidades aos casais. “É imensa a satisfação de poder proporcionar esta cerimônia para pessoas que tinham o desejo de casar confirme determinam as leis, mas que não possuem condições financeiras suficientes. O nosso desejo é que estas uniões sejam duradouras”, afirma.

A cerimônia contou com as presenças do secretário municipal Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais), vereadora Cíntia Machado (representando a Câmara Municipal), representantes das religiões evangélica, pastor Josué Brandão; e católica, diácono Gilberto Santana; deputado federal Fernando Torres e os juízes Ana Ruth Bispo, Valter Riberiro, Carlos Alberto, Patrícia Moreira, Marcelo de Moraes, Fernanda Maria Coutinho e Isabel Santos Lago.

Deputado e diretor da TV Subaé conhecem Seprev equipamento será inaugurado na próxima segunda-feira

O deputado estadual Carlos Geilson e o diretor administrativo da TV Subaé, Marcos Araújo, visitaram a sede da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e a Central de Video Monitoramento na tarde desta sexta feira (02/12/2011). Eles foram recepcionados pelo prefeito Tarcizio Pimenta e pelo secretário Mizael Freitas.

Na oportunidade, as autoridades conheceram as instalações da nova secretaria, o Call Center, e o sistema de monitoramento que conta com 70 câmeras de vídeo instaladas estrategicamente no centro da cidade. “Estou surpreso, esse sistema é acima da expectativa. É um divisor de águas para o município de Feira de Santana. A segurança pública na cidade pode ser divida em antes e depois dessa central”, destacou o diretor Marcos Araújo.

O deputado Carlos Geilson ressaltou a importância para o cidadão de poder contar com a agilização dos serviços públicos. “O Call Center estará interligando os diversos setores do Governo Municipal, e vai ser dada uma resposta rápida a sociedade. Em relação a segurança, vai ser muito importante porque com a central vai se ter um olhar diferenciado para o centro da cidade. Estou impressionado. O sistema é moderno e funcional”, avaliou.

Durante a visita, o prefeito Tarcizio Pimenta destacou a importância dos investimentos na área de segurança pública que tem sido feitos pelo Município. “Esse sistema colocado em prática com a central de monitoramento vai funcionar como um vetor de contensão do crime em Feira de Santana”, relatou.

A nova sede da SEPREV e a Central de Video Monitoramento serão inauguradas nesta segunda-feira (05/12), às 15h. A entrega à comunidade será feita pelo prefeito Tarcízio Pimenta, em ato que contará com a presença de representantes do setor em níveis estadual, regional e municipal.

Inscrições para concurso seguem tranquilas, mais de três mil requerimentos já foram preenchidos pela internet

Os dois primeiros dias de inscrição para o concurso público da Prefeitura Municipal foram de tranquilidade. Em pouco mais de 24 horas, mais de três mil requerimentos foram preenchidos por meio dos portais da prefeitura e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), organizadora do processo seletivo. O concurso visa o preenchimento de 213 vagas em 22 áreas da administração.

De acordo com a assessora da Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs, Lílian Carla Lopes Wanderley, o sistema está funcionando plenamente e não têm ocorrido problemas, a não ser as ocorrências previstas dentro de qualquer processo. Qualquer eventualidade, conforme garante, será corrigida em tempo hábil e sem qualquer prejuízo para os candidatos.

“O edital é muito claro e por si só elucida todas as dúvidas”, diz Lílian Carla, a respeito dos questionamentos que podem surgir durante a inscrição. Além disso, o formulário é simples e pode ser preenchido em poucos minutos. São solicitados aos candidatos somente os dados pessoais, as opções de cargos escolhidos e o nível de escolaridade, de acordo com a exigência do edital.

Lílian Carla alerta que para cada CPF (Cadastro de Pessoa Física) só será permitida uma inscrição. Ela explica também que até a efetivação da inscrição, que se dá mediante pagamento do boleto bancário, o candidato pode alterar os dados, com exceção do nível de escolaridade. “Ele não pode se inscrever para uma vaga que exige curso superior e depois mudar para outra, de nível médio”, explica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 deste mês, pelo site www2.uefs.br/concursopmfs ou através dos portais www.uefs.br e www.feiradesantana.ba.gov.br e as provas serão realizadas no dia 25 de março de 2012. As vagas são distribuídas nas funções de professor (50), secretário escolar (20), técnico de enfermagem (20), especialista em educação (20), agente de trânsito (15) e auditor fiscal (15).

Há também vagas para médico (10), enfermeiro (10), motorista (10), engenheiro civil (8), operador de máquinas pesadas (7), assistente social (6), arquiteto (5), fiscal de serviços públicos (5), contador (3), intérprete de libras (3), engenheiro agrônomo (1), engenheiro ambiental (1) e engenheiro químico (1), além de biólogo (1), geólogo (1) e mecânico de máquinas e veículos (1).

Plantão de secretários cidadãos em contato pelo telefone 3602-8409

Neste sábado (03/12) e no domingo (04/12) estarão de plantão os secretários municipais de Governo, Celso Pereira; e de Administração, João Marinho Gomes Júnior.

Os cidadãos podem entrar em contato com os plantonistas pelo telefone 3602-8409, para solicitar serviços ou fazer sugestões.

A praça do Sítio Novo está totalmente revitalizada

Com muita festa. Foi assim que os moradores receberam a praça do Sítio Novo totalmente reurbanizada, entregue na noite desta sexta-feira (02/12/2011) pelo prefeito Tarcízio Pimenta. O espaço ficou lotado de crianças, jovens e adultos que foram conferir de perto os novos equipamentos de lazer disponibilizados pela prefeitura.

Ao som da banda Billyrander e muita agitação, a comunidade comemorou a realização das obras, que foram iniciadas em setembro e incluíram um novo projeto de paisagismo, iluminação eficientizada, parque infantil, quadra de esportes recuperada, internet gratuita, bancos e mesas em concreto, além de quiosques.

Ao inaugurar a nova praça, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância do equipamento para a comunidade. “O objetivo principal desta intervenção é transformar um espaço que antes era sombrio é um local humanizado e cheio de vida”, ressaltou, ao anunciar para o próximo ano novas obras e serviços para o bairro.

Classificando a praça do Sítio Novo como a mais bonita da cidade, Tarcízio disse que a cada espaço do gênero reurbanizado Feira de Santana ganha mais vida. A importância da obra foi destacada ainda pela deputada estadual Graça Pimenta, deputado federal Fernando Torres e vereador David Neto.

Os agradecimentos da comunidade vieram por meio do presidente da Associação de Moradores, João Rios. “Estamos felizes pela reforma da praça, principalmente pela quadra poliesportiva, que vai dar aos moradores condições para a utilização em atividades esportivas de várias modalidades”, salientou.

Outro líder comunitário, Geraldo Barbosa, alertou a comunidade para a preservação do espaço. “A praça não é do prefeito, nem dos vereadores, nem dos deputados; a praça é nossa e temos que tomar conta”, defendeu. Ele conclamou os moradores a cuidarem do espaço para que o mesmo, sempre conservado, “possa ser usado por muito tempo”, conforme frisou.

Durante o ato de inauguração das obras, foi destacado o empenho do secretário de Limpeza Pública, Luiz Araújo, para a execução dos trabalhos, bem como a equipe do Departamento de Parques e Jardins. A entrega da praça foi acompanhada também pelos vereadores José Carneiro, Roque Pereira e Ewerton Carneiro, além de secretários municipais.

Sitio Novo ganha USF reformada e informatizada

Os moradores do bairro Sítio Novo jamais esquecerão a data desta sexta-feira (02/12/2011), dia em que o Governo Municipal contemplou a comunidade com a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Enfermeira Marydalva Leão Mota Machado, totalmente reformada e informatizada, e ainda com a reurbanização da praça do bairro.

Durante a solenidade de entrega da USF, funcionários que atuam na unidade comemoraram a intervenção, destacando os benefícios que serão alcançados principalmente através do sistema de Saúde Digital. “A informatização vai garantir agilidade nos serviços e promover assim uma melhora significativa no atendimento à população, que passa a dispor de um ambiente que oferece mais comodidade”, pontuou a enfermeira chefe da unidade, Taís Fernandes.

Para a agente comunitária de saúde Eliedna Emília Sampaio, que há 13 anos faz o acompanhamento de famílias do Sítio Novo, a intervenção na USF do bairro representa a realização de um sonho. “Desejei muito que isso acontecesse um dia. Sonhava com este momento enquanto muitos zombavam de mim e consideravam uma utopia. Inúmeros benefícios serão proporcionados a nossa comunidade, formada por pessoas carentes, através desta intervenção. O Governo Municipal está de parabéns por mais esta ação”, declarou.

O prefeito Tarcízio Pimenta observou que as obras executadas no Sítio Novo provam que o Governo Municipal está estendendo as ações também aos bairros. “Nossas obras não estão concentradas apenas no centro da cidade, elas são direcionadas a atender as necessidades e anseios da população. O Sítio Novo ganha hoje uma USF com estrutura moderna e informatizada, que passa a estar interligada as demais unidades que possuem o sistema de Saúde Digital”, ressaltou.

A solenidade foi prestigiada pela primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta, deputado federal Fernando Torres, vereadores David Neto, Roque Pereira e Everton Carneiro, além de secretários municipais.

Comunidade Cristã Yavé comemora 7 anos, momentos de louvor e pregação prosseguem até domingo 

Com três dias de festividade e sob o tema “O Poder da Fé”, a Igreja Comunidade Cristã Yavé, localizada no bairro Sobradinho, está comemorando o aniversário de sete anos da congregação. Desta sexta-feira (02/12/2011) até domingo (04/12/2011), serão realizados momentos de louvor, pregação da palavra de Deus e oração. O prefeito Tarcízio Pimenta prestigiou o primeiro dia do evento, acompanhado do bispo Roque Hudson e do secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira.

A convidada da noite para pregar a mensagem foi a missionária Alice Damascena, que chamou a atenção dos membros da igreja e visitantes acerca da importância em renovar a fé em Deus. “A fé é uma chave que destranca a porta para alcançar vitórias. Mas esta porta só pode ser aberta se realmente cremos no Senhor. E Ele está sempre medindo esta fé e confiança que depositamos Nele”, enfatizou.

Na oportunidade, a missionária usou como exemplo a trajetória do gestor municipal. “Se hoje nosso prefeito Tarcízio Pimenta assume esta posição, foi porque teve fé. Nenhuma autoridade é constituída diretamente pelos homens. E se Deus o deu essa oportunidade, ele vai subir todos os degraus que tem direito. Creia nisso prefeito”, declarou.

Ao final do culto, Tarcízio Pimenta agradeceu o convite do pastor da Igreja Comunidade Cristã Yavé, Valdenir Lopes. “Vim prestigiar e retribuir o companheirismo deste pastor, que toda segunda-feira pela manhã participa conosco da corrente de oração no Paço Municipal. Fico feliz em ver esta igreja comemorar sete anos de vitórias, trabalhando para ampliar a fé dos seus membros. Como foi pregado aqui, o homem sem fé, que não se entrega a palavra de Deus, não consegue atingir seus objetivos”, pontuou.

Cras Aviário comemora 1º ano de implantação

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Estrada da Marapona, S/N, bairro Aviário, completou um ano de existência em Feira de Santana. Para comemorar a data, diversos serviços sociais foram oferecidos à comunidade local, nesta sexta-feira (02/12).

O Cras oferece acompanhamento às famílias do bairro, com grupos de apoio de convivência para acolher aquelas com perfil de vulnerabilidade social, oficinas, acompanhamento psicossocial, orientações e palestras. Segundo a coordenadora do Cras Aviário, Moema Pedreira, atualmente mais de 800 famílias são assistidas pelo equipamento.

“Para nós é de grande importância promover um “Dia de Ação Social” para a comunidade que nos acolheu com tanto amor e respeito. A participação das pessoas e a confiança é a prova do trabalho sério que desenvolvemos no Município”, destaca.

Para Zuleide Jesus de Carvalho, moradora do bairro, a existência do Cras é uma grande conquista para a comunidade. “É muito bom saber que temos um equipamento como este em nosso bairro, que vem prestando um importante serviço”, ressalta.

Durante o evento foram ofertados diversos serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia, palestras sobre cuidados com a higienização bucal, hanseníase, hipertensão, além da distribuição de lanches, kits de higiene bucal, dentre outros. O pequeno Henrique dos Santos, de apenas 7 anos, assistiu a palestra sobre a forma correta de escovação. “Agora já seu como escovar os dentes”, contou.

O “Dia de Ação Social” contou as parcerias do Banco do Nordeste, Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (Embasa), Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]