Na Fenagro 2011, a Bahia conquista recorde mundial em torneio leiteiro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Terceiro maior rebanho leiteiro, a Bahia conquistou seu primeiro recorde mundial na produção de leite durante o torneio leiteiro que acontece na Fenagro 2011, no Parque de Exposições. O título foi concedido à vaca Insistência, da raça Gir, na categoria Jovem, do criador José Geraldo Vaz Almeida, da Fazenda Belo Horizonte, localizada no município de Amargosa. A vaca conquistou o título com a produção de 52 kg/dia em média, ultrapassando o recorde antigo de 49,393 kg/dia. Insistência, que tem 47 meses, está entre as três melhores vacas do mundo, como doadora de elite. O secretário Eduardo Salles parabenizou o criador José Geraldo pela conquista do título

Na categoria adulta, a vaca Iaiá, da raça Gir, conquistou o recorde com, em média, 60 kg/dia, superando o recorde antigo de 52 kg/dia. A vaca Iaiá é do criador Dilson Cordeiro, da fazenda Vila Rica, em Goiânia.

Salles percorreu a pista principal onde estão acontecendo os julgamentos das raças eqüinas Mangalarga Marchador e Campolina e bovinas Gir e Nelore, e destacou a genética destes animais.

Secretário confraterniza com produtores 

A intensa programação do secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na Fenagro 2011, teve um momento de confraternização ao final do dia, quando o Agropolo Mucugê/Ibicoara ofereceu um coquetel, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, do coordenador executivo do Agropolo Mucugê, Evilásio Fraga, deputado estadual Mário Negromonte Júnior e do presidente da Cerb, Bento Ribeiro. Antes do coquetel, em companhia do secretário, Bento Ribeiro visitou a Feira Baiana de Agricultura Familiar, a Feira Mais Alimentos e o espaço Convivência com o Semiárido, da EBDA.

Salles participou do coquetel da Câmara de Florestas e da confraternização promovida pelo Banco do Nordeste do Brasil, sendo recepcionado pelo superintendente do banco na Bahia, Nilo Meira.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]