Mandato de Zé Neto promove II Encontro Estadual de Fanfarras na ALBA

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Para retomar a discussão sobre a importância de organizar e fortalecer a manifestação cultural das Fanfarras, o Deputado Estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Zé Neto, promoverá, na próxima quinta-feira (15/12/2011), no Plenarinho da ALBA, o II Encontro Estadual de Fanfarras.

O encontro deste ano vai reunir grupos e associações para, além de discutir dificuldades, avaliar os planos de investimento para o futuro. Estarão em pauta as políticas de capacitação para profissionais da área e investimentos em estrutura e compra de instrumentos.

As fanfarras têm sido uma das bandeiras de luta do mandato de Zé Neto, que trabalha por políticas públicas para o setor em diálogo com a Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFAB), Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LICBAMBA) e Federação Baiana de Fanfarras (FBF).

No primeiro encontro, em maio de 2010, foram reunidos representantes de 20 cidades. Em junho do mesmo ano, alunos de 26 escolas estaduais receberam kits, com 49 instrumentos cada. Recursos da ordem de R$ 2 milhões, do Estado, já estão disponíveis para a revitalização e formação de novos grupos. Zé Neto é autor do Projeto de Lei 18.677/2010, que institui o dia 28 de novembro como o Dia Estadual das Fanfarras.

Até o ano passado, apenas 20% das 423 fanfarras catalogadas pela Secretaria de Educação do Estado (Sec) estavam ativas. A lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 11.769/2008, deu um importante passo quando instituiu a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. E nesse âmbito, as fanfarras, estando em pauta, podem dar grandes contribuições no fomento do ensino musical dentro das unidades escolares

Por isso, tão importante quanto desenvolver as formas de diálogo com os poderes públicos, é a sistematização de redes nas próprias fanfarras para defender os direitos e definirem obrigações em comum.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9611 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).