Confira coluna de Antônio José Larangeira de 15 dezembro de 2011

Lideranças contra Via Bahia 

Depois que a Via Bahia anunciou o reajuste dos preços nos pedágios cobrado nas BRs 116 (RJ – BA) e 324 (SSA – FSA), a articulação política na Assembleia Legislativa tomou conta dos parlamentares que se reuniram e estão preparando o envio de pedido de liminar conjunta contra a concessionária. O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Zé Neto (PT), declarou que os deputados baianos decidiram aderir ao movimento, após reunião da bancada da maioria, que aconteceu logo depois do comunicado da nova tarifação.

No dia 28 de novembro, o deputado Zé Neto entregou, na ANTT, em Brasília, um documento assinado por 40 deputados da bancada do Governo e da Oposição da ALBA. O documento pedia que a agência revisasse os critérios de liberação de cobrança de pedágios. Dessa reunião, saíram garantias de que no mês de dezembro deveriam haver intervenções de urgências nas rodovias.Depois de tantas notificações e nenhuma mudança na política da concessionária que explora o serviço de pedágio, para Zé Neto esse é o momento de insurgir ainda mais contra a Via Bahia. “Se ela ( a concessionária) pensou que ia ter maré baixa ao se instalar na Bahia, pode tirar o cavalinho da chuva. Esse aumento é absurdo, ilegítimo e ilegal”, protestou o petista.

Medalha da Marinha 

Na manhã de terça-feira ultima (13/12/2011), data da comemoração ao dia do marinheiro, o Secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, recebeu da Marinha a Medalha Mérito Tamandaré: “Essa honraria consagra um trabalho que desenvolvo a mais de 35 anos sempre com o pensamento voltado para o crescimento e desenvolvimento dos portos e na indústria naval no Brasil que vi nascer”, comentou Costa emocionado.

A condecoração se destina a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.A cerimônia que foi iniciada com o hasteamento do Pavilhão do Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Tamandaré, seguida da leitura da mensagem da Presidente da República, da Ordem-do-Dia do Comandante da Marinha e a imposição da Medalha “Mérito Tamandaré” a militares e personalidades.

Transporte 

O governo municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Educação, gastará R$ 7,2 milhões na contratação de ônibus e vans para o transporte escolar dos estudantes da zona rural em 2012 como prevê o orçamento, com investimento praticamente superior ao vai ser gasto na merenda escolar. Apesar da aquisição de 10 ônibus escolares em parceria com o governo federal, parece que as despesas diminuirão. Porque ?

Recebeu presidente STF 

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA),relator geral da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o novo Código de Processo Civil (CPC), recebeu na tarde de segunda-feira (12/12/2011), do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cesar Peluso, as sugestões e contribuições do Supremo ao novo Código. Carneiro destacou a larga experiência do ministro: “Homem experiente, foi juiz de Direito de Família e agora preside nossa Corte Constitucional” e informou que todas as sugestões serão analisadas pela comissão.

Casamento 

Carolina e Hugo, filhos de Maria Thereza Oliveira e Joaquim Augusto Campos de Oliveira e Reginalda Meira Guimarães e Hipolito Barbosa Guimarães, casaram sábado (10),em bonita cerimônia religiosa no Convento Santa Clara do Desterro em Salvador.

Confraternização 

Um coquetel comemorativo marcará a confraternização de final de ano do Twist Pub, no Rio Vermelho, na próxima segunda-feira (19/12/2011). Os empresários da casa, Gustavo Ramos e Augusto Schumacher, convidaram todos os clientes VIPs, frequentadores fiéis e portadores do cartão TSC (Twist Social Club), para uma noite divertida, ao som do DJ André Bala. Os presentes ganharão uma camisa inovadora, da grife Twist Pub, no final do evento.

Data carioca 

Com um brunch baiano, aconteceu domingo ultimo, no Rio de Janeiro, a comemoração da data natalicia do feirense Antônio Pedra, aposentado do Theatro Municipal. Circularam por lá, Dulce Botafogo e sua filha Ana Botafogo que adoraram o cuscuz de milho, Cecilia Kerche, atualmente a primeira bailarina do Teatro Municipal e pessoas ligadas ao mundo teatral carioca. A festança se estendera ate domingo quando as duas bailarinas dançaram o balett QUEBRA NOZES, no Municipal.

Esta coluna é publicada nos sites

TRIBUNA DA BAHIA

www.jornalgrande bahia.com.br.

www.noticiasdabahia.com.br1

Sobre Antonio José Larangeira 3101 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]