Inaugurada na Bahia fábrica de aerogeradores da ALSTOM

Unidade industrial da ALSTOM em Camaçari.
Unidade industrial da ALSTOM em Camaçari.
Unidade industrial da ALSTOM em Camaçari.
Unidade industrial da ALSTOM em Camaçari.

A primeira fábrica de aerogeradores da América do Sul da empresa francesa Alstom foi inaugurada nesta quarta-feira (30/11/2011), no Complexo Industrial de Camaçari. De acordo com o chairman e CEO da Alstom, Patrick Kron, a Bahia foi escolhida por ser considerada o segundo parque eólico do país e também pelo polo industrial que tem, o que facilita a implantação da fábrica.

Segundo o governador Jaques Wagner, mais empresas do setor eólico demonstraram interesse em se instalar na Bahia, entre elas, uma fábrica de pás (nacelles) e torres. “Dessa forma, vamos nos consolidando no setor eólico. Temos nos esforçado para desenvolver nosso estado ainda mais, com atração de empresas e investimentos”.

A unidade conta com investimento inicial de R$ 50 milhões e tem capacidade de 300 MW por ano. Vai gerar até 150 empregos diretos e será responsável pela montagem de equipamentos para importantes projetos do setor eólico no Brasil e na América Latina.

Até o final do ano, entra em operação o primeiro parque eólico da Bahia, instalado na cidade de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina. Cada um dos 57 cata-ventos gigantes que formam o parque tem 80 metros de altura. Eles vão aproveitar a força dos ventos e produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes. A meta estadual é que sejam implantados outros 51 parques eólicos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]