IFBA de Lauro de Freitas vai beneficiar 1.200 anos por ano

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) visitaram, hoje (09/12/2011), a área destinada à construção do centro educacional de Lauro de Freitas, no Espaço Cidadão, em Itinga. Recepcionados pelo secretário de Chefia de Gabinete Aliomar Eloy Brito, os técnicos fizeram o reconhecimento da área para adequação do projeto. O próximo passo é orçar custos para fazer a licitação que deverá ser encaminhada ao Governo Federal no início do próximo ano.

Uma área com cerca de 7 mil metros quadrados, divididos entre campus (5.000m²) e ginásio (1.700m²), deverá beneficiar 1.200 alunos ao ano que frequentarão cursos técnicos, superiores e de extensão voltados à área de tecnologia e engenharia. “O maior impacto será de difusão do conhecimento e do saber. Uma instituição de ensino pública em meio a uma comunidade carente é uma perspectiva de desenvolvimento e tanto para a população”, destacou Osvaldo Cruz, assessor da reitoria. O início das aulas está previsto para 2014.

De acordo com o arquiteto da diretoria de infra-estrutura do IFBA, Cidinei Carlos, as obras devem começar dentro de um ano, o plano de expansão do campus virá de acordo com a demanda e garante que não haverá nenhum dano ao meio ambiente. “O impacto será apenas de movimento superficial de terras. Porque já temos um projeto padrão. Um dos critérios que acordamos com a prefeitura é que os terrenos doados têm que ser planos para favorecer a edificação sem demais empecilhos”, explicou o arquiteto. Osvaldo Cruz ressaltou ainda que poderá haver flexibilização da oferta de cursos, incorporando problemática que o desenvolvimento urbano traz, como cursos de engenharia de tráfego e saneamento.

O espaço irá comportar inicialmente 11 salas de aula, dez laboratórios, setor administrativo, chefias de gabinete, coordenação de cursos, salas administrativas, auditório para 220 pessoas, biblioteca e um bloco de serviços com refeitório, lanchonete e um centro médico-odontológico que atenderá alunos e funcionários, alem de um módulo de apoio que contará com oficina de apoio aos veículos oficiais.

Segundo o secretário de Chefia de Gabinete Aliomar Eloy Brito, no decorrer das obras a prefeitura municipal estará em contato com a Agerba e o governo do Estado para implantação de serviços de mobilidade urbana. O IFBA já possui 17 campos na Bahia. Para este empreendimento o governo Federal vai investir R$ 10 milhões na construção e compra de aparelhos, enquanto a prefeitura se responsabiliza pela concessão da área.

Sobre Carlos Augusto 9515 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).