Prefeitura de Feira de Santana vai doar 4.036,47 metros quadrados para a construção de uma escola estadual no Bairro Viveiros

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O Governo Municipal, visando atender a demanda de jovens em idade escolar residentes no conjunto Viveiros e adjacências, vai doar uma área de 4.036,47 metros quadrados para construção de uma escola da rede estadual na localidade. A iniciativa é resultado da parceria entre os Governos Municipal e Estadual com o intuito de ampliar o acesso à educação de jovens das comunidades carentes.

A Lei nº 3.292 de 05 de dezembro de 2011, que assegura a doação do terreno, foi sancionada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e publicada nesta terça-feira (06/12/2011) em jornal de circulação local.

Com a construção da unidade de ensino, serão abertas aproximadamente 700 vagas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O prédio escolar, que será instalado no Loteamento Popular Vivendas do Viveiro, será dotado de seis salas de aula, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, secretaria, refeitório e quadra de esportes.

A necessidade de implantação de mais uma unidade escolar no Município de Feira de Santana foi discutido, no último dia 31 de outubro, durante reunião entre o prefeito Tarcízio Pimenta e representantes dos Governos Municipal e Estadual. No último dia 23 de novembro, o gestor municipal reafirmou o compromisso com o Estado, durante audiência com o governador Jaques Wagner, em Salvador.

Central de Disque Denúncia funcionando na Seprev 

A população de Feira de Santana conta a partir de agora com uma Central de Disque Denúncia funcionando 24 horas, através do número 156. O órgão integra a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), inaugurada na tarde desta segunda-feira (05/12/2011).

O equipamento foi apresentado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas, ao secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, ao comandante geral da Polícia Militar (PM), Alfredo Castro, e coronéis da PM que atuam em diversas cidades baianas.

O prefeito Tarcízio Pimenta explicou que o call center atende chamados de urgência e emergência voltados para área da segurança pública, bem como solicitações para todas as esferas da Administração Municipal. “As solicitações são encaminhadas para as secretarias, facilitando a solução dos problemas para a comunidade”, observa.

A coordenadora do call center, Eliane Araújo, ressalta que após o encaminhamento das solicitações e denúncias, o órgão público tem um prazo de 72 horas para verificar a demanda. “A comunidade já está colaborando para que os problemas sejam resolvidos”, afirma.

Cinco cursos novos no Cicaf em 2012 

O Centro Integrado de Capacitação de Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf) vai oferecer cinco novos cursos no próximo ano. Serão integradas à grade as capacitações em: Espanhol, Redação Técnica, Rotinas Administrativas, eletricidade e eletrônica. Somando com os sete cursos já existentes, serão disponibilizadas cerca de 1.200 vagas.

A instituição também capacita profissionais para as áreas de Básico e Integrado, Inglês I, II e III, Mecânica Automotiva, Manutenção em Micro, Recepcionista e Telefonista, Garçom e Informática Básica para Adultos. “A partir de 2012 os cursos serão semestrais, em vez de trimestrais. Estamos fazendo a reformulação para o aluno sair daqui ainda mais preparado, pois o centro deve capacitá-lo para ele enfrentar o mercado de trabalho”, ressalta a coordenadora Ana Maria Alves.

As inscrições para as novas turmas serão realizadas entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro de 2011, na sede da instituição, situada na rua Manoel Matias, s/nº, bairro Tanque da Nação. Ana Maria informa que no próximo ano as matrículas vão ser feitas durante toda a semana, especificando os dias para cada curso. Outra melhoria a ser oferecida pela Prefeitura de Feira de Santana é a ampliação da sede do Cicaf, conforme Ana Maria.

“Teremos um centro de informática maior e com mais quatro salas, além de um auditório com capacidade para 500 pessoas. O projeto já está em andamento”, assegura. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, as obras vão começar no início do próximo ano e visam atender a grande demanda que há no Cicaf. “A gente vê a necessidade dessa ampliação sempre que abrimos as inscrições. Para tanto, estamos buscando parcerias”, afirma.

Inspeções noturnas em estabelecimentos 

Para assegurar a saúde da população e garantir a qualidade de produtos de consumo, sobretudo os de alimentos, inspetores e técnicos da Divisão Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), têm realizado todas as quartas-feiras, durante a noite, fiscalizações em estabelecimentos como pizzaria, restaurantes e bares.

A chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, ressalta que as ações acontecem neste período para aproveitar o momento em que os estabelecimentos estão abertos. “A ação visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, já que analisa as condições de higiene e de limpeza dos estabelecimentos. Se forem encontradas irregularidades, o estabelecimento é notificado e deverá se adequar conforme o prazo determinado. Havendo o descumprimento, o setor Jurídico abre um processo, que pode resultar em multas e até interdição”, explica.

Ainda de acordo com Kérssia Carneiro, as inspeções estão sendo realizadas das 19h às 23h e têm alcançado um bom resultado. “Aproximadamente 15 estabelecimentos são visitados por noite. A inspeção pode ser motivada por busca ativa, denúncia ou até mesmo solicitação do proprietário do estabelecimento, quando este busca obter o alvará sanitário para funcionamento. Nos próximos dias, a ação passará a ser empreendida as sextas-feiras, quando é registrado um maior fluxo de consumidores”, informa.

As inspeções da Divisa acontecem também em hospitais, maternidades, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, academias, salões de beleza e até mesmo clubes e feiras livres. O quadro de técnicos sanitaristas do órgão é formado por enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, veterinários, engenheiros ambientais, engenheiros de alimentos e engenheiros civis. Irregularidades podem ser denunciadas pelos consumidores através dos telefones 3612-6646 e 3612-6647.

Cras George Américo promove Ação Social 

Para comemorar os cinco anos de existência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), implantado no conjunto George Américo, um dia de Ação Social será realizado para comunidade nesta quarta-feira (07/12/2011), a partir das 8 horas.

Segundo a coordenadora de Divisão de Proteção Social Básica, Maelle Lima, o evento é uma boa oportunidade para fortalecer a participação social das famílias no Cras e de integração.

“O Cras George Américo foi o primeiro a ser instalado em Feira de Santana e para nós a data é motivo de grande comemoração. Vamos divulgar o trabalho que é desenvolvido pelos Cras no Município, que leva pessoas que se encontram em vulnerabilidade a inclusão social”, ressalta.

Durante a programação serão ofertadas diversas atividades de integração social como, oficinas, corte de cabelo, palestras sobre educação ambiental e saúde, além da exposição dos trabalhos artesanais confeccionados pelas pessoas assistidas.

Atualmente 3.260 famílias estão cadastradas no equipamento, que conta com duas assistentes sociais e duas psicólogas. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O Cras fica localizado na rua J 1, conjunto George Américo.

Jornalista destaca investimento em segurança; Tasso Franco conheceu estrutura da Seprev nesta manhã 

Os investimentos da Prefeitura Municipal de Feira de Santana no âmbito da segurança pública foram destacados pelo jornalista Tasso Franco, durante visita a Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), na manhã desta terça-feira (06/12/2011). O equipamento foi apresentado pelo secretário Mizael Freitas.

A estrutura foi inaugurada na tarde de ontem pelo prefeito Tarcízio Pimenta, em evento que contou com várias autoridades a nível local e estadual, a exemplo do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Nesta manhã, todas as 72 câmeras da Central de Videomonitoramento estavam em plena atividade, inclusive acompanhando ações e blitz da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Superintendência Municipal de Trânsito. Várias ocorrências também foram registradas na Central de Atendimento ao Cidadão, que também funciona na Seprev, através do número 156.

Ao conhecer o sistema, o jornalista Tasso Franco comparou a iniciativa desenvolvida em Feira de Santana com outras grandes cidades do país e do mundo que obtiveram êxito no enfrentamento à violência. “Já é comprovado estatisticamente que em toda cidade que teve sucesso neste sentido houve uma participação do Poder Público Municipal. Foi assim em Nova Iorque, Bogotá, e cidades brasileiras, como Diadema, São Paulo e Rio de Janeiro”, enumerou.

Ele acredita que o sistema proporcionará uma nova realidade no combate à criminalidade na cidade. “É algo de grande importância e que certamente vai diminuir bastante os índices de violência no município. Uma ação integrada entre várias esferas da Segurança Pública e de extrema relevância para a população”, avalia o jornalista.

Inscrição para concurso efetivada após pagamento

O pagamento do boleto de inscrição para o Concurso Público da Prefeitura de Feira de Santana pode ser feito em qualquer agência bancária, além das casas lotéricas e correspondentes postais. A efetuação do pagamento é a última etapa do processo de inscrição do candidato. O prazo vai até as 11h59 do dia 20 de dezembro de2011.

Até a manhã desta terça-feira (06/12/2011), 6.182 candidatos já haviam preenchido o requerimento de inscrição, mas apenas 134 já efetuaram o pagamento. A solicitação é feita somente através da internet, pelo site da Uefs (www.uefs.br) ou na página da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br).

Após preencher todos os dados o candidato solicita a impressão do boleto bancário. Somente ao efetivar o pagamento, até a data do vencimento, a inscrição está concluída. O pagamento após a data de vencimento implica no cancelamento da inscrição. A coordenação do concurso alerta ainda que não serão aceitos pagamentos de taxas de inscrição por depósito em caixa eletrônico, transferência bancária, DOC, via postal, fac-simile, condicional ou extemporâneo.

Cinco dias após a efetivação do pagamento, a validação da inscrição estará disponibilizada no site da UEFS, através do formulário de inscrição (campo – situação). O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) para os cargos que requerem Alfabetização e Ensino Fundamental, R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos que requerem o Ensino Médio e R$ 90,00 (noventa reais) para os cargos de nível Superior.

As provas do concurso, que serão elaboradas e aplicadas pela Uefs, estão programadas para o dia 25 de março de 2012. Estão sendo disponibilizadas 213 vagas para engenheiro civil (8), operador de máquinas pesadas (7), assistente social (6), arquiteto (5), fiscal de serviços públicos (5), contador (3), intérprete de libras (3), engenheiro agrônomo (1), engenheiro ambiental (1) e engenheiro químico (1), além de biólogo (1), geólogo (1) e mecânico de máquinas e veículos (1).

Também há vagas para: professor (50), secretário escolar (20), técnico de enfermagem (20), especialista em educação (20), agente de trânsito (15), auditor fiscal (15), médico (10), enfermeiro (10) e motorista (10).

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108038 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]