Feira de Santana sedia 1º Encontro de Agricultura Familiar da Região Nordeste

Judicael Oliveira, agricultor familiar de Baixa Grande.
Feira de Santana sedia evento da Agricultura Familiar.

Com o objetivo de discutir os avanços e desafios das políticas públicas estaduais e federais para o desenvolvimento da agricultura de subsistência, foi realizado na manhã desta sexta-feira (16/12/2011) o I Encontro de Agricultura Familiar da Região Nordeste. O evento aconteceu Auditório do Olimpos Eventos, na BR 324.

Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, falou dos investimentos que tem sido feito pelo município, beneficiando cerca de 12 mil pequenos produtores em dois programas voltados para o desenvolvimento do homem do campo: “Distribuição de Sementes “e “Mecanização Agricola”.

“Somente este ano, 132 mil toneladas de sementes de feijão e milho foram distribuídas, mais de 15 mil tarefas foram aradas através das horas de trator oferecidas pelo município. Com isso, temos garantido a otimização do trabalho no campo, com o aumento substancial da produção, com o plantio de sementes de alta qualidade, contribuindo assim para a fixação do homem no campo”, destacou o secretário.

Ozeny ressaltou ainda a importância da mudança nas normas do programa “Garantia Safra”, do Governo Federal, para que mais agricultores sejam protegidos com o beneficio do seguro em caso de perda da lavoura. “É preciso fortalecer o programa para que os agricultores com menos de duas tarefas de terra sejam contemplados, pois representam a maioria”, observou.

Representando o governador Jaques Wagner durante o evento, o superintendente de Agricultura Familiar da Bahia, Wilson Dias, reiterou a necessidade de reajustes no Programa Garantia Safra, que funciona através de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. “É interessante que haja modificações para que o justamente os pequenos produtores, mais necessitados de auxilio, tenham acesso aos benefícios do programa”, destacou.

Concurso oferece 10 vagas para Engenharia 

O candidato que se inscrever no concurso público da Prefeitura de Feira de Santana para o cargo de Engenheiro Ambiental deverá ter formação específica nesta área. Neste sábado (17/12/2011) será publicada alteração do edital, que permitia concorrer à única vaga oferecida também os portadores de diploma de Engenharia Civil. As inscrições prosseguem até terça-feira (20/12/2011).

Das 213 vagas oferecidas pelo concurso, que será realizado em março e 2012, 10 são destinadas a profissionais da área de Engenharia, sendo uma para engenheiro ambiental, uma para engenheiro químico e oito para engenheiro civil. Já para Arquitetura são disponibilizadas cinco vagas,com exigência de formação superior específica.

O concurso será realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), também responsável pelas inscrições, que podem ser feitas pelo portal da instituição (www.uefs.br), pelo site www.uefs.br ou ainda pelo site da Prefeitura Municipal (www.feiradesantana.ba.gov.br).

Mutirão para regularizar limpeza neste sábado 

Um grande mutirão de limpeza será realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana neste sábado (17/12/2011), para retirada dos pontos de lixo espalhados na cidade e regularização dos serviços de varrição e coleta. Trata-se das primeiras ações do plano que será implantado para organizar o sistema de limpeza pública.

O trabalho será coordenado pelo diretor da Agência Reguladora de Fiscalização e Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Privada de Feira de Santana. O serviço de descarte no aterro sanitário, que foi interrompido, já está regularizado.

Paralelamente às decisões sobre o plano emergencial de limpeza, a prefeitura realizou, nesta sexta-feira (16/12/2011) depósito de R$ 300 mil em conta judicial, conforme determinação da Justiça do Trabalho, por meio da 4ª Vara, que tem como titular a juíza Mariana Fernandes Maciel. O dinheiro será destinado ao pagamento de pendências salariais da Qualix com ex-funcionários.

Praça Duque de Caxias recuperada após 22 anos 

Há mais de duas décadas a aposentada Antônia Cordeiro Guimarães assumia o papel de zelar pela Praça Duque de Caxias, situada no cruzamento entre a rua Senador Quintino e a avenida Senhor dos Passos. Na noite desta sexta-feira (16/12/2011) ela concretizou o sonho que já durava 22 anos: ver o local transformado em um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade.

A reforma da Praça Duque de Caxias foi inaugurada pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Ele esteve acompanhado pela primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta, secretários municipais, vereadores, equipe de governo, além do gerente da Lojas Maia / Magazine Luiza, Wellington Nilo. A obra foi executada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Lojas Maia / Magazine Luiza, e a empresa Conik Construções.

Para dona Antônia, a reforma da praça representa uma nova fase na vida dos moradores da localidade. “Há muito tempo a praça tinha deixado de ser um local visitado pelas famílias, pelas pessoas de bem, e um ponto de encontro entre os moradores. Mas agora o prefeito cumpriu o que nos prometeu e a nossa praça nos foi devolvida”, destacou. Na oportunidade a moradora recebeu das mãos da deputada Graça Pimenta uma placa de homenagem pelos anos de cuidados dedicados ao equipamento público.

“Ela cuidava dessa praça como se fosse sua casa. Sempre com bastante zelo e bastante amor. Hoje me sinto feliz em ver esse sonho de todos os moradores desta região ser concretizado”, declarou a deputada. Um dos moradores mais antigos da região, o aposentado Edgar Fontes, não escondeu a emoção diante da realização. “Moro aqui há 48 anos. Vi essa praça ser construída e também ser esquecida pelas autoridades. Por muito tempo este local esteve largado, mas hoje o prefeito Tarcízio Pimenta a resgata”.

O gerente da Magazine Luiza, Wellington Nilo, diz que o objetivo foi alcançado. “Nossa empresa trabalha para fazer as pessoas felizes. E hoje estamos testemunhando um momento de grande felicidade para essas pessoas”, salientou. O prefeito Tarcízio Pimenta observou que além da reestruturação da praça, foram executadas intervenções em todo o entorno, como a implantação de novos semáforos e sinalização horizontal e vertical.

“O que a gente ouvia dos moradores era que essa praça fazia medo. Servia para tudo, menos para a comunidade. Hoje a praça está integrada ao povo”, frisou. O equipamento dispõe de iluminação metálica, bancos e mesas, parque infantil e arborização. Conta também com quiosque, módulo policial recuperado, papeleiras e internet gratuita através do Programa Feira Cidade Digital.

Peça teatral sobre dengue, assunto abordado de forma lúdica pela Equipe de Educação em Saúde 

Para despertar a conscientização de crianças e adultos, os temas prevenção e combate a dengue estão sendo abordados de forma lúdica em escolas e indústrias. Com apresentação teatral, exibição de vídeos, além da distribuição de informativos, a discussão do assunto ganhou uma abordagem diferenciada, através do trabalho desenvolvido pela equipe de Educação em Saúde, da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep).

O grupo, formado por seis agentes de endemias, tem realizado visitas em instituições de ensino e empresas, atraindo os olhares de crianças e adultos. Na peça teatral, que dura em média 30 minutos, entram em cena o casal de mosquito Aedes aegypti (macho e fêmea) e fantoches representando a população.

A própria equipe produziu o texto da peça, cujo enredo explica como o mosquito chegou ao Brasil, porque permaneceu, como sobrevive, o papel da fêmea e a forma de transmissão da doença. Pessoas da platéia também se tornam personagens, ao serem picadas pela fêmea para representar as vítimas da doença. Ao final da apresentação, a equipe abre espaço para os participantes tirarem dúvidas e, através de dinâmicas, presenteia com brindes as crianças que acertarem as perguntas.

Para uma das integrantes da equipe, Joselita Casais, que encena a fêmea do Aedes aegypti, o trabalho desenvolvido está sendo bem recebido e certamente trará bons resultados. “Nem sempre se consegue atrair a atenção do publico com palestras. Abordando a dengue de forma lúdica, conseguimos atingir nosso objetivo. Os olhos da platéia fixados nos personagens transmitem a certeza do aprendizado, do despertar da consciência que vai resultar na mudança de atos”, considera.

A visita da equipe de Educação em Saúde pode ser solicitada através de contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3612-6639.

Guarda Municipal intensifica segurança, operação Natal começa a ser executada neste sábado 

Com o objetivo de intensificar a segurança na cidade nos dias que antecedem o Natal, a Guarda Civil Municipal inicia a Operação Natal neste sábado (17/12/2011), a partir das 9h. A ação será desenvolvida em conjunto com a Polícia Militar até o dia 25. As rondas acontecem diariamente até às 19h.

Através da Central de Vídeo Monitoramento, instalada na sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), a Guarda vai verificar o horário de maior fluxo de pessoas para concentrar o policiamento. Alguns dos locais são as Praças Bernardino Bahia, do Nordestino, Rua Marechal Deodoro e área comercial da Avenida Getúlio Vargas.

Serão disponibilizados 60 guardas civis entre homens e mulheres, segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Vinícius Alves. O trabalho vai contar, ainda, com o Grupamento de Ronda Especializado (GERP).

“Vamos trabalhar em escalas extras, com rondas, para transmitir um pouco da colaboração do Município na segurança pública. O pessoal que foi treinado vai trabalhar armado e com equipamentos não letais para evitar disparo aleatório”, informa Alves.

A cobertura disponibilizada para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em bairros periféricos vai continuar, bem como a segurança em outros órgãos do município.

Mutirão de limpeza tem apoio de secretarias 

Medidas que visam dar celeridade no serviço de limpeza pública na cidade, sobretudo durante este final de semana, foram discutidas em reunião realizada na manhã deste sábado (17/12/2011), na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp). Para intensificar a coleta, equipamentos e veículos utilizados pelas secretarias municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Urbano, a exemplo de pá carregadeira, retroescavadeira e caçamba, também serão usados no mutirão deflagrado para acontecer neste sábado (17/12/2011) e domingo (18/12/2011).

Outras ações que fazem parte do plano implantado para organizar o sistema de limpeza pública, também foram enumeradas no encontro, que reuniu diretores da Sesp, o novo secretário da pasta, Alexandre Monteiro, o prefeito Tarcízio Pimenta, além do secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, que garantiu apoio ao mutirão.

Tarcízio Pimenta observou que os serviços voltaram a ser executados após a abertura do aterro sanitário na sexta-feira (16/12/2011) e que a revisão é regularizar a coleta até a noite deste domingo (18/12/2011). “Estamos realizando a fiscalização em diversos pontos da cidade e com o apoio de outras secretarias neste mutirão somamos esforços para agilizar os serviços”, considerou.

O secretário de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, destacou que o mutirão empreendido vai garantir que a limpeza de vários pontos da cidade seja realizada com mais eficiência e pediu a compreensão da comunidade feirense. “Manifestações e impasses provocam gargalos na limpeza pública. Por isso, pedimos a colaboração da população e garantimos que de imediato o serviço de coleta será regularizado, inclusive sem alterações de dias e horários. Nos próximos dias, estaremos retomando os serviços de varrição, roçagem e pintura de meio-fio”, pontuou.

Após a reunião, os trabalhos do mutirão de limpeza pública foram iniciados em vários bairros de Feira de Santana. Na Cidade Nova, o serviço se estendeu também a retirada de entulhos.

Leilão de bens móveis atrai muitos compradores, 73 lotes compostos por carros, motocicletas, tratores e outros itens 

Centenas de pessoas foram em busca de realizar bons negócios no leilão de bens móveis promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana na manhã deste sábado (17/12/2011), na área externa do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Foram leiloados 73 lotes compostos por carros, motocicletas, tratores, caminhão, motos e itens como balança, geladeira e cadeira escolar.

O empresário José Clodoaldo Ferreira Júnior foi o comprador que arrematou o primeiro lote, composto por cadeiras, carteiras e mesas escolares. Avaliado em R$ 400, o lote foi arrematado por R$2.700. “O leilão é uma excelente oportunidade para fecharmos bons negócios. Sempre participo como comprador. Este ano o número de interessados parecer ser maior do que ano passado”, comparou.

Conforme o chefe da Divisão de Patrimônio, Antônio Teles, o fluxo de visitantes nos locais em que foram expostos os lotes já revelava que o leilão atingiria um bom resultado. “Muitos interessados visitaram os lotes e a prova disso está aqui. Acredito que todos os 73 lotes ofertados serão arrematados por valores bem acima daqueles apontados na avaliação inicial”, salientou.

As pessoas que arremataram os bens receberam o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), correspondente ao lote, e deverão efetuar o pagamento nos dois próximos dias úteis, ou seja, segunda-feira (19/12/2011) e terça-feira (20/12/2011), em qualquer agência bancária. Os bens devem ser retirados no prazo de sete dias consecutivos.

Produtos da ceia de Natal; Pesquisa de preços é divulgada pela Setdec para ajudar consumidor

Com o objetivo de auxiliar os feirenses no momento das compras para as festas de final de ano, o Núcleo de Informações e Pesquisas Econômicas e Sociais (Nipes), da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, divulga os preços dos principais produtos que compõem a típica ceia natalina.Os supermercados Bom Preço, G Barbosa e J Santos foram visitados pela equipe do Nipes, no dia 14 de dezembro.

O tradicional peru pode ser encontrado variando de preço entre R$8,90 a R$ 12,38, o quilo, a depender da marca e do estabelecimento comercial. No Bom Preço, são oferecidos produtos das marcas Perdigão e Sadia. O primeiro custa R$11,54 e o segundo R$12,08. Já no G Barbosa, é ofertado ao consumidor apenas o peru Sadia no valor de R$12,38. No J Santos, o local onde o item é comercializado com menor preço, encontra-se o peru Temperado Batavo por R$8,90, o Peru Perdigão R$9,69 e Peru Sadia no valor de R$11,69, o quilo.

Para o consumidor que deseja gastar menos, há a opção ainda do Chester da marca Perdigão. O produto é encontrado com menor valor no R$9,69 no J Santos, enquanto no Bom Preço o chester custa R$11,24 e no G Barbosa R$12,69. A Ave Fiesta é ainda mais em conta, podendo ser adquirida por R$9, 88 no Bom Preço, menor preço encontrado. No G Barbosa, o mesmo produto é R$10,11 e no J Santos por R$ 9,69.

O queijo, item que não pode faltar nas ceias natalinas, pode ser encontrado em suas mais variadas marcas. No Bom Preço, a marca mais barata é o Queijo Boa Nata que pode ser adquirido por R$39,38, o mais caro é o Queijo Jone que custa R$64,98. No J Santos, o produto pode ser encontrado apenas na marca Dona Rosa, no valor de R$38,90. O supermercado G Barbosa oferece o Queijo Jone em um valor mais baixo, custando R$57,90. A marca com menor preço é o Queijo Quatá que custa R$ 39,90.

De frutas ou de chocolate, o panetone é item sempre presente nas compras natalinas. Com chocolate, o produto torna-se mais caro variando de R$6,99 a R$13,80, a depender da marca. O Panetone Tommy Chocolate por ser adquirido no G Barbosa por R$6,99, enquanto custa R$7,90 no J Santos. A versão tradicional do panetone, com frutas cristalizadas, varia de R$4,98 a R$13,80. O estabelecimento comercial com menor preço para este item é o Bom Preço, que oferece o Panetone Fruta por R$4,98.

Seagri promove Operação Educação Sanitária 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), em parceria com Centro de Zoonoses, Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), e Guarda Civil Municipal vai desencadear uma ação para conscientizar as comunidade dos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara sobre os riscos de deixar animais soltos nas ruas e praças.

As ações da Operação “Educação Sanitária” foi discutida durante reunião realizada na manhã de quinta-feira (15/12/2011) com os administradores dos distritos no gabinete do secretário de Agricultura, Ozeny Moraes. Ele informa que a ação será deflagrada ainda neste ano.

“As ações serão desenvolvidas o mais rápido possível para atender as solicitações das comunidades. A criação de animais soltos, além de provocar doenças e sujeiras, destrói o patrimônio público como praças e jardins do município”, afirma. Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro, o objetivo da ação é informar aos proprietários os locais adequados para criação de animais.

“Durante a ação vamos distribuir cartilhas educativas e conversar com os moradores sobre as doenças transmissíveis por animais. Caso algum animal solto for encontrado iremos encaminhá-lo para o Centro Municipal de Zoonoses”, explica.

Para o administrador do distrito de Jaguara, Robson Moreira, a ação vai agradar toda a comunidade que vem sofrendo com a presença de animais soltos. “Animais como porcos, jegues, e galinhas circulam normalmente pelas ruas. Causando acidentes, e acarretando em falta de higiene e doenças. É necessário que os criadores se conscientizem e não deixem os animais soltos”, declara.

Estiveram presentes também na reunião a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Cordeiro, comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, e o administrador do distrito de Bonfim de Feira, Roberto Melo.

Papai Noel alegra garotada no Parque da Cidade 

A programação especial de natal do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho atraiu centenas de crianças ao equipamento neste domingo (18/12/2011). A garotada pôde conferir a chegada de helicóptero do Papai Noel, participar das brincadeiras desenvolvidas pelo bom velhinho e, ainda, ganhar um dos 2 mil brinquedos que foram distribuídos. A banda infantil Polly Show garantiu a animação do público infantil.

A iniciativa faz parte do Projeto Natal no Parque da Cidade e premiou o aluno que obteve o melhor desempenho no ano letivo de 2011, com um sobrevôo de helicóptero pela cidade, em companhia do Papai Noel. O estudante foi selecionado dentre as escolas da rede municipal localizadas próximas ao Parque.

Para aqueles que foram curtir o domingo no Parque sem terem conhecimento da programação especial, a surpresa foi excelente. “Não esperava que hoje eu e minha família fôssemos participar de uma festa bonita como esta. Viemos com o propósito de nos confraternizarmos com os fiéis da Paróquia Santíssima Trindade, do bairro Feira X. Unimos o útil ao agradável”, comentou Zoraide Bento Guimarães, que foi acompanhada pelo filho Gilberto e netos.

Segundo ela, tanto o filho quanto os netos desejaram também participar do sobrevôo. “Eles só faltaram chorar de emoção, foi realmente muito bonito”, completou. Gilberto Guimarães parabenizou o Governo Municipal por oferecer a crianças carentes uma oportunidade de comemorarem o natal de um jeito diferente. “É uma iniciativa muito bacana. Meus filhos vão ser presenteados neste natal, mas inúmeras outras crianças não. Então promover momentos felizes para elas têm grande significado”, considerou.

O Natal no Parque da Cidade é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) em parceria com as secretarias de Educação (Seduc) e Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec).

Retirada de lixo e entulho no Anel de Contorno, serviços do mutirão de limpeza intensificados neste domingo 

Os trabalhos realizados pelo mutirão de limpeza pública foram intensificados neste domingo (18/12/2011). A ação foi concentrada durante toda a manhã em áreas próximas ao acostamento da avenida Eduardo Froes da Mota (Anel de Contorno). Equipamentos e veículos, como caçambas, pás carregadeiras e retroescavadeiras, foram utilizados na operação, que retirou pontos de lixo e de entulho em trechos localizados nas proximidades dos bairros Caseb, Feira IX, Jardim Cruzeiro e conjunto ACM.

O serviço foi inspecionado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Monteiro, que lembrou que a coleta de lixo já está regularizada na cidade. “As máquinas estão trabalhando normalmente no aterro sanitário, assim como o funcionamento do serviço de coleta. Informamos a população que o dia e horário da coleta em cada bairro foram mantidos. Os moradores devem continuar colocando o lixo em suas portas normalmente”, ressaltou.

Ainda de acordo com Alexandre Monteiro, como a prática do descarte inadequado de entulhos acontece com freqüência em vários pontos da cidade, será solicitado à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que passe a notificar veículos utilizados nesta prática. “Não adianta a Prefeitura fazer a limpeza desses pontos, se os moradores da região voltam a descartar clandestinamente materiais. As notificações serão aplicadas aos veículos que realizarem o descarte em áreas do Anel de Contorno e principais pontos da cidade”, explicou.

Conforme Ranulfo Santos, morador da rua Campo Formoso, bairro Jardim Cruzeiro, que acompanhou o serviço empreendido pelo mutirão, o descarte de entulhos no local é realizado frequentemente. “Infelizmente pessoas irresponsáveis que estão construindo ou reformando casas fazem da área ponto de descarte. Já presenciei outros serviços de limpeza aqui, mas o local sempre volta a ser tomado por entulhos. Falta conscientização, acredito que só com uma fiscalização intensa esse problema pode ser resolvido”, considerou.

Festejos em louvor a Santa Luzia, fiéis do distrito de Ipuaçu e municípios da região

As homenagens a Santa Luzia, padroeira do povoado que leva o mesmo nome, localizado no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), foram encerradas na manhã deste domingo (18/12/2011). Sob o tema “Com Santa Luzia, te pedimos Senhor, reaviva o teu dom em nós”, o tríduo que marcou os festejos em louvor a santa foram iniciados na quinta-feira (15/12/2011). O prefeito Tarcízio Pimenta prestigiou a missa solene de encerramento acompanhado da primeira dama e deputada estadual Graça Pimenta.

O Santuário de Santa Luzia foi prestigiado pela comunidade católica do distrito e também por romeiros vindos de outros municípios como Santa Bárbara, Antônio Cardoso, Santo Estevão e Anguera. Nas três noites do tríduo, as celebrações estiveram focadas nos temas “Queremos ser uma igreja que vive em comunhão”, “Queremos ser uma igreja lugar do encontro com Cristo” e “Queremos ser uma igreja que dedica uma atenção toda especial à família”.

A festa, realizada com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, marca também a comemoração dos 345 anos da igreja Santa Luzia. O encerramento da festividade contou, ainda, com alvorada às 6h, a chegada dos romeiros, louvores e, após a missa solene, batizados e leilão de eletrodomésticos, de produtos alimentícios que caracterizam o natal, além de utensílios domésticos.

Para o presidente da Comissão Organizadora do evento, Edson Ferreira de Ataide, a edição este ano do Santuário superou a edição anterior. “Temos fiéis de muitos municípios, inclusive de Salvador. São devotos que se esforçam para prestigiar essa manifestação de fé. Agradecemos todo o apoio cedido pelo Governo Municipal”, ressaltou. A administradora do distrito, Antônia Marques, agradeceu ao prefeito Tarcízio Pimenta, destacando que o evento alcançou sucesso devido a colaboração da Prefeitura.

Na oportunidade, a administradora mostrou aos fiéis a bateria que foi cedida pelo prefeito para o grupo de louvor Amigos pela Fé. Tarcízio Pimenta observou a importância das manifestações religiosas.. “Sabemos o quanto os devotos de Santa Luzia estão felizes com este evento, pois todas as manifestações de fé são válidas e essenciais na nossa vida”, frisou.

SMS promove capacitação sobre coqueluche 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), vai promover mais uma capacitação sobre coqueluche. A iniciativa visa qualificar os profissionais de saúde para desenvolver as ações de vigilância epidemiológica e de assistência aos pacientes com casos suspeitos e confirmados da doença.

O evento será realizado na manhã desta terça-feira (20/12/2011), no auditório da SMS, e vai reunir enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos do Programa de Saúde da Família (PSF), policlínicas, Hospitais Municipal e Estadual da Criança, Hospital Dom Pedro de Alcântara, clínica Bambinos e 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

Conforme dados da SMS, este ano foram notificados 276 casos da doença em Feira de Santana, sendo confirmados 68, descartados 143 e em andamento 65, aguardando resultados. A chefe da Viep, Janice Estrela, observa que como há muito tempo não se registrava casos da doença, os profissionais de saúde encontram dificuldades em diagnosticá-la.

“Mais uma vez estaremos trazendo à discussão uma doença que estava no esquecimento. Por isso, promover capacitações sobre a coqueluche é extremamente importante. Atender casos da doença é ainda uma situação nova para a maioria dos profissionais de saúde”, salienta, acrescentando que “todas as medidas necessárias para o controle da coqueluche em Feira de Santana estão sendo adotadas, com o monitoramento dos casos suspeitos e a quebra de cadeia de transmissão da doença”.

Ela faz um alerta aos pais e responsáveis por crianças. “Por não terem o sistema imunológico totalmente formado, as crianças são as principais vítimas da doença. Manter o calendário vacinal em dias e garantir a imunização com a vacina DTP, que previne a coqueluche, tétano e difteria, vai evitar que a coqueluche acometa mais uma vítima”, ressalta.

A vacina deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de vida da criança. Com um ano e três meses, ela deve receber o primeiro reforço, e entre os quatro e seis anos, o segundo reforço. A coqueluche é uma doença bacteriana que atinge o sistema respiratório cujas complicações – convulsões, pneumonias e encefalopatias – podem levar o indivíduo a óbito. Tosses prolongadas e incontroláveis, que podem levar a criança a engasgar-se, são sintomas característicos da doença, cuja transmissão se dá por meio de gotículas de saliva.

Dança de rua e jazz no Vozes da Terra 

Promovido com o intuito de valorizar a cultura regional divulgando os talentos de artistas da terra, o Festival Vozes da Terra vai premiar na próxima sexta-feira (23/12/2011) o grande vencedor. A final será realizada no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes.

A grande novidade deste ano serão as apresentações de grupos de dança de rua, jazz e hip hop. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, os grupos são formados por jovens de bairros periféricos. “O nosso objetivo é dar a estes jovens a oportunidade de mostrarem o potencial para a dança, que tem ajudado estes cidadãos a se manterem fora das ruas e longe da criminalidade”, destaca.

As primeiras apresentações terão início às 18 horas e seguem até as 19h45, com grupos de jazz. Em seguida, a partir das 20 horas, serão realizados os shows dos finalistas do Vozes da Terra. No intervalo para julgamento dos cantores, os grupos de street dance e hip hop comandam o palco.

O secretário Artur Andrade lembra que a contratação de grupos culturais de comunidades carentes foi iniciada na Expofeira 2011. “Abrimos espaço para 50 jovens se apresentarem no palco de shows durante a Expofeira deste ano. Esta iniciativa, de caráter sociocultural, é uma forma de valorizarmos a cultura local e dar notoriedade aos mais diversos ritmos musicais”, explica.

Os 12 finalistas do Festival concorrem com canções inéditas. A premiação é de R$3 mil para o primeiro colocado, R$1.500 para o segundo e R$1.200 para o terceiro. Os candidatos também serão contemplados com prêmios em outras categorias como arranjo (R$900), performance (R$500) e melhor intérprete feminino e masculino (R$700 cada um). Todos os concorrentes mais outros trs escolhidos pela comissão julgadora participarão da gravação de um CD.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]