Em Lauro de Freitas, Praia de Vilas do Atlântico ganha academia popular

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Prefeitura de Lauro de Freitas finalizou, nesta quinta-feira (29/12/2011), a instalação de uma academia popular próximo ao calçadão de Vilas do Atlântico, trecho da barraca Buraco da Velha. É a última das 21 academias instaladas em praças e praias do município este mês. A prefeita Moema Gramacho foi conferir de perto o trabalho de plantio da grama, etapa final do projeto.

“As academias foram instaladas para dar mais qualidade de vida à população, em especial aos idosos e pessoas com deficiência”, disse a prefeita. Morador de Vilas, Luis Alberto Barreto aprovou a iniciativa. “Tomei um susto quando vi a academia na praia, foi uma grata surpresa. A prefeita está de parabéns”, disse.

De acordo com Kall Fonseca, presidente da Sociedade de Amigos do Loteamento de Vilas do Atlântico (Salva), “ao ver a base de concreto, a população pensou que seria uma aberração e se manifestou sem esperar a conclusão da obra. Agora a comunidade quer mais uma”, afirma lembrando a importância da população se conscientizar para o cuidado com os aparelhos.

Segundo Kall, a Salva vai ceder seguranças que farão rondas diárias para ajudar a cuidar dos equipamentos. Outros moradores também se manifestaram oferecendo apoio. “Vamos fiscalizar e se precisar até vamos molhar a grama. Ficou muito bom e é para todos”, disse José Carlos, funcionário de um condomínio próximo.

Outras academias populares estão instaladas no Largo do Caranguejo, Chácara Thaiti, Parque Santas Rita e Praça Dois de Julho (Itinga), Avenida Beira Rio, Ginásio de Esportes e Praça da Matriz (Centro), Buraquinho, Vilas do Atlântico, Ipitanga (próximo ao kartódromo), Praça do Jambeiro, Portão, Caji, Areia Branca e Capelão. 

Orientador 

Profissionais de educação física estarão à disposição da comunidade nas academias populares, principalmente para orientar grupos de idosos. Inicialmente haverá um profissional das 7h às 9h30. Em breve, o atendimento também acontecerá no turno da tarde, entre 16h30 e 18h30. A Secretaria Municipal de Saúde está formando grupos de cadeirantes e viabilizando o transporte e a acessibilidade para as academias de Buraquinho e Largo do Caranguejo, em Itinga.

Programação dos orientadores: segunda-feira na praça de Vilas do Atlântico, próximo ao Colégio Apoio; terça-feira em Buraquinho e em Portão; quarta-feira em Ipitanga e em Itinga (Dois de Julho); quinta no Ginásio de Esportes, Centro; e sexta-feira na Praça do Jambeiro. Os horários para a Avenida Beira Rio e praia de Vilas do Atlântico ainda serão estabelecidos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]