Prefeitura de Feira de Santana promove ‘Natal no Parque da Cidade’

Vista aérea do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, em Feira de Santana.
Vista aérea do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, em Feira de Santana.
Vista aérea do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, em Feira de Santana.
Vista aérea do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, em Feira de Santana.

As crianças têm lugar certo para diversão neste domingo (18/12/2011). O Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho vai oferecer uma programação especial, a partir das 10 horas, com distribuição de brinquedos, passeio de helicóptero e a participação da banda infantil Polly Show, que irá animar a garotada. A iniciativa faz parte do Projeto Natal no Parque da Cidade.

O evento, que está em sua segunda edição, é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) em parceria com as secretarias de Educação (Seduc) e Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec).

Neste ano, o Natal no Parque vai premiar o aluno da escola municipal que obteve o melhor desempenho no ano letivo de 2011. Segundo o secretário da Seagri, Ozeny Moraes, o objetivo é proporcionar um dia de lazer para as crianças da comunidade e, principalmente, aquelas que residem próximo ao Parque da Cidade.

“O aluno premiado fará um passeio de helicóptero sobrevoando a cidade junto com o Papai Noel. Na oportunidade iremos distribuir três mil brinquedos para as primeiras crianças que comparecerem ao parque”, informa.

Entregue calçamento da Bela Vista do Paraíso

Melhor trafegabilidade, limpeza e um novo aspecto definem as novas condições da rua Bela Vista do Paraíso, localizada no bairro Santa Mônica II. A via pública foi totalmente pavimentada a paralelepípedo pela Prefeitura de Feira de Santana e, na noite desta quinta-feira (15/12/2011), reentregue à comunidade pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Na oportunidade, o prefeito relembrou que a rua estava inabitável e a trafegabilidade encontrava-se muito ruim por conta da buraqueira. No entanto, diz ele, hoje os moradores desfrutam de uma via organizada. “O tráfego vai ficar muito mais fácil, inclusive a Bela Vista do Paraíso dá acesso ao Anel de Contorno”, ressalta, completando que espera retornar ao local para anunciar mais investimentos.

O vereador José Carneiro, por sua vez, fez questão de destacar a sensibilidade do prefeito em atender a solicitação da comunidade. “Eu e a população estamos satisfeitos, pois fizemos o pedido e Tarcízio Pimenta fez de tudo para melhorar as condições da rua”, comenta. Para os moradores, o calçamento representa novos dias e, sobretudo, muito mais saúde.

Segundo a dona de casa Raimunda França, a comunidade sofria com lama em dias de chuva e, poeira, nos dias quentes. “Agora está bom demais. Saímos de casa e podemos andar por uma rua limpa, sem buracos”, disse.

Também moradora, a dona de casa Marilene Santos diz que aparecia até insetos na Bela Vista do Paraíso por causa da sujeira. “Graças a Deus recebemos essa benção. Estamos muito felizes e gratos à Prefeitura de Feira de Santana, pois a gente cobrava a obra há muito tempo”, afirma. Também estiveram presentes na entrega do calçamento o vereador Alcione Cedraz, secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; e de Comunicação Social, Fabrício Almeida.

Discutida estratégia de preservação ambiental, III Conferência Municipal de Meio Ambiente promovida pela Semmam

Estratégias em prol da causa ambiental, como ações de preservação, conscientização e educação foram discutidas, na quinta-feira (15/12/2011), durante III Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento foi realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e contou com a participação de representantes da sociedade civil, ONGs, autoridades políticas e militares.

Durante solenidade de abertura da Conferência, realizada no auditório do Ceteb, na avenida Senhor dos Passos, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância do debate sobre a questão ambiental e parabenizou a equipe da Semmam pelo trabalho desenvolvido ao longo destes anos.

“Infelizmente muitos ainda tratam a questão ambiental como um empecilho para concretização de projetos. Mas, o Governo não pode avaliar esta questão com medo ou receio de desagradar. E sim agir e investir para garantir o bom equilíbrio do meio ambiente e, consequentemente, melhores condições de vida aos cidadãos”, destacou o prefeito.

Para o secretário municipal da Semmam, Antonio Carlos Coelho, a participação da sociedade é fundamental para o sucesso das ações realizadas para preservação da fauna e da flora, combate a todos os tipos de poluição, dentre outras. “A Secretaria tem atuado junto à sociedade, em escolas, empresas, para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Esta Conferência é uma excelente oportunidade para que estes temas sejam debatidos”, afirmou.

A necessidade de criação de políticas públicas e o reforço das atividades educacionais foram enfatizados pelo diretor do Departamento de Planejamento e Educação da Semmam, Horácio Amorim. “O Governo Municipal está de parabéns pelo empenho em incentivar a consciência socioambiental. O meio ambiente deve ser discutido por todos os segmentos sociais para, que assim, possamos fazer valer que está previsto na Constituição Federal, que é um ambiente preservado, adequado para vivência e bem equilibrado”, enfatizou.

Na programação foram discutidos temas como “Fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania”; “Preservação, conservação e uso dos recursos naturais”; “Melhoria da Gestão e do acesso aos recursos naturais”; “Ampliação da oferta de serviços de saneamento básico”; e “Prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas: desertificação, seca, riscos e desastres ambientais”, dentre outros.

Coleta de lixo regularizada na próxima semana 

A coleta de lixo em Feira de Santana será normalizada até a próxima semana. Na noite de quinta-feira (15/12/2011), duas máquinas compactadoras apresentaram problemas mecânicos e, em razão disso, houve um atraso no serviço. No entanto, o prefeito Tarcízio Pimenta assegura que o problema foi resolvido e a operação continuou normalmente.

Alguns dos bairros comprometidos com o atraso na coleta são Kalilândia e Ponto Central, mas logo no início da manhã desta sexta-feira (16/12/2011) os agentes da Viva Ambiental fizeram a coleta nestes locais. “O atraso de hoje será recompensado. Espero que tudo seja regularizado na próxima semana”, disse o prefeito.

A partir do mês de janeiro de 2012, todos os serviços referentes ao lixo serão de competência da Agência Reguladora de Fiscalização e Serviços Públicos, criada e aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores no mês de setembro. Por enquanto, o lixo ainda é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Concluída reforma da Praça Duque de Caxias

A alegria das crianças e tranquilidade dos adultos ao visitarem a Praça Duque de Caxias, localizada no bairro Olhos D´Água, demonstram nitidamente a satisfação dos moradores com a reforma do equipamento. O espaço público, totalmente revitalizado, será reentregue à comunidade nesta sexta-feira (16/12/2011), às 19h.

Ao frequentar a Praça Duque de Caxias totalmente reformada pela Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com a Lojas Maia/Magazine Luiza, os moradores vão usufruir de um ambiente confortável e seguro com iluminação metálica, bancos e mesas, parque infantil e arborização.

O equipamento também conta com quiosque, módulo policial recuperado, papeleiras e internet gratuita através do Programa Feira Cidade Digital. Com o conforto e segurança, o pastor Ivan Lima aproveitou o espaço para fazer uma leitura. “Aqui é tranqüilo, sem contar que a praça se transformou com o novo aspecto”, ressalta o morador local.

Segundo o diretor de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), Jurandir Borges, o equipamento recebeu grama, herbáceas, ixória, crossandra, íris, hemigrafis e orquídea bambu, dentre outras espécies, em todos os canteiros, além de um novo sistema de irrigação.

“A praça ficou muito bonita e a população aprovou. Instalamos novos braços de luz, retiramos aquelas barracas antigas e instalamos internet gratuita”, destaca o prefeito Tarcízio Pimenta

Crianças do Aviário aprendem brincando, apresentações culturais marcam encerramento de atividades

O encerramento das atividades do projeto “Aprender Brincando”, do Centro Municipal de Formação de Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Jr, foi marcado por uma peça teatral, apresentação de ballet, capoeira e street dance, entre outros, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, no último domingo (11/12/2011).

O projeto é direcionado para crianças e adolescentes, residentes no bairro Aviário. De acordo com Andrea Rios, coordenadora do Centro Municipal de Formação Profissional, a apresentação das atividades é uma maneira de mostrar à comunidade os trabalhos desenvolvidos no Centro e uma forma de dar continuidade aos cursos no próximo ano.

“O evento é uma boa oportunidade de valorizar o potencial dos alunos. Nossa meta é continuar ofertando os cursos em 2012”, ressalta. O projeto “Aprender Brincando” é resultado da parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a empresa Pirelli. As atividades são desenvolvidas na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Estrada da Marapona, S/N, bairro Aviário. 

Leilão de bens móveis neste sábado, 73 lotes compostos por tratores, caminhão, carros e motos

O leilão de bens móveis da Prefeitura Municipal de Feira de Santana será realizado neste sábado (17/12/2011), às 10h, na área externa do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, localizado no bairro São João. Serão leiloados 73 lotes compostos por carros, motocicletas, tratores, caminhão, motos e itens como balança, geladeira e cadeira escolar.

Os lotes encontram-se disponíveis para visitação, até as 16h30 desta sexta-feira (16/12), no Estádio Municipal Alberto Oliveira (Jóia da Princesa), área livre do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), garagem das Secretarias Municipais de Administração e de Desenvolvimento Urbano.

O Parque de Exposição João Martins da Silva e a área externa do Museu Parque do Saber também estão sediando os lotes para visitação. Conforme o chefe da Divisão de Patrimônio, Antônio Teles, o valor inicial dos veículos modelo Uno, Saveiro, Celta e Fiesta é R$ 2.800,00.

Já as motos Honda Titã, CG 125, Bis e Yamaha Y BR, por exemplo, têm valor inicial de R$ 380,00. “Todos os veículos estão emplacados e legalizados. É com isso que temos a credibilidade dos leilões anteriores e atual”, ressalta Teles, acrescentando que “este é o maior leilão realizado pelo governo atual em termo de lotes”.

As pessoas que adquirirem algum dos itens vão pagar 5% do valor à vista ao leiloeiro. O Documento de Arrecadação Municipal (DAM) correspondente ao lote arrematado e deverá ser recolhido dentro de 48 horas em qualquer agência bancária. Os bens devem ser retirados no prazo de sete dias consecutivos.

Após este período, e até o 30º dia, serão devidos multa de 2% sobre o valor arrematado. Depois do 30º dia os bens não retirados serão incorporados ao patrimônio da Prefeitura de Feira de Santana.

Polícia Militar forma 24 sargentos

A Polícia Militar da Bahia passou a contar com mais 24 sargentos a partir desta sexta-feira (16/12/2011). Os novos profissionais se formaram no 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), nesta manhã, após realizarem o Curso de Formação de Soldados (CFS) em Feira de Santana e Salvador.

Durante a formação, os novos sargentos fizeram treinamentos e capacitação com disciplinas filosóficas sobre o Policiamento Comunitário, Reações Étnicas e Raciais, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Civil, além das atividades técnico-profissionais como tiro policial e maneabilidades.

Segundo o tenente coronel Martinho Antônio Nunes, os sargentos serão distribuídos, provavelmente, pelas unidades de origem ou de acordo com a demanda das unidades na região Leste. “Ainda não tenho a informação sobre o número de sargentos que ficarão no Município. O Departamento de Ensino e o Comando de Operações da PM que vão dizer”, pontua.

Um dos sargentos capacitados com o CFS durante os oito meses do curso foi Ladson Alves. Ele diz que a certificação pôde aprimorar seus conhecimentos. “Passamos por uma reciclagem muito importante em nossa qualificação e, agora, vamos atuar no Município para o qual formos designados”, disse.

O sargento é o profissional intermediário entre o planejamento operacional e a execução das atividades. Além disso, é responsável pelo comando da fração de tropa. De acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, capitão da PM Flailton Frankles, o sargento tem suma importância para a segurança pública.

“O Governo Municipal parabeniza os formandos e deseja sucesso e felicidade aos sargentos na nova missão”, disse. A solenidade também contou com a presença do vereador Otávio Joel de Araújo e secretário municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana.

Campanha de Orientação nos bancos, ação nas agências do Itaú, Santander, Caixa e Bradesco 

A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) promoveu na manhã desta sexta-feira (16/12/2011) uma Campanha de Orientação com o objetivo de informar os consumidores sobre os direitos na prestação dos serviços bancários. Foram fiscalizadas as agências do Itaú, Santander, Caixa Econômica e Bradesco.

O superintendente do órgão, Rafael Pinto Cordeiro, orienta que os clientes retirem a senha antes de entrar na fila e anotem o horário de atendimento.“É importante que o cliente esteja com o comprovante nas mãos para que possamos ter provas plausíveis. Para expedir a multa precisamos do comprovante com o horário de entrada e o do atendimento. Durante a fiscalização foi possível observar que a maioria dos clientes não retira a senha de atendimento, dificultando na hora de entrar com o processo contra a agência”, informa.

Durante a ação também foi verificado o cumprimento da Lei dos 15 Minutos. O valor resultante de multas por não cumprimento da determinação já supera R$ 5 milhões. Segundo o chefe de fiscalização do Procon, Jorge Marques, nenhuma irregularidade acerca da lei foi constatada nos bancos fiscalizados.

“Neste período de festas de final de ano, as fiscalizações são intensificadas para dar maior qualidade na prestação de serviço aos clientes. Apesar do final de ano está se aproximando, o movimento bancário está normal, e deverá ser maior nos próximos dias com os recebimentos dos pagamentos”, explica. Na próxima segunda-feira (19/12/2011) as fiscalizações nas lojas de brinquedos serão intensificadas.

Sinalização em ruas e avenidas, trabalhos concentrados na Vespaziano e Comendador Gomes 

A Prefeitura de Feira de Santana tem dedicado atenção especial ao trânsito, visando garantir mais segurança e comodidade aos motoristas e pedestres que trafegam pelas vias. Para assegurar a boa fluidez, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está dando continuidade aos trabalhos de sinalização de ruas e avenidas.

Os trabalhos estão concentrados nas ruas Vespaziano, no bairro Sítio Matias; Comendador Gomes, conjunto Feira VII e na avenida Senhor dos Passos. Em seguida será a vez da rua Pax, no bairro 35º BI e avenidas Presidente Dutra, Maria Quitéria e João Durval Carneiro.

De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, serão instaladas faixas de pedestre, estacionamento, divisão de fluxos, setas direcionais, bordos e sinalização vertical.

“As vias sinalizadas contribuem para melhor fluidez do trânsito, norteiam e direcionam motoristas e também pedestres além de garantir, sem dúvida, mais segurança e comodidade no trânsito do Município de Feira de Santana”, destaca Frankles.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]