Em Feira de Santana, escolas municipais que aderiram a greve terão aula até janeiro. Confira notícias da PMFS

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Estudantes e professores das escolas municipais que aderiram à greve vão prosseguir o ano letivo de 2011 a partir de 2 de janeiro de 2012. No Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, os alunos realizam as últimas provas na primeira semana de janeiro e entram em férias no dia 10. Os estudantes submetidos à recuperação fazem as provas nos dias 11, 12 e 13.

Segundo a diretora da escola, Marta da Graça Lima, as aulas continuam normalmente em dezembro para que sejam cumpridos os 200 dias letivos.Ela diz ainda que não haverá nenhum recesso durante o período do Natal. Os alunos estão sendo submetidos aulas inclusive aos sábados.

“Tivemos uma boa freqüência dos alunos e vamos continuar normalmente no período dos festejos natalinos. Todos os 72 professores da escola aderiram à greve e estão repondo as aulas”, afirma a diretora.

A data para iniciar o ano letivo de 2012 será definida no dia 20 de dezembro pelo Conselho Municipal de Educação, em reunião na sede da Seduc. O calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, especialmente para as unidades de ensino que deflagraram greve, também foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

O Conselho é constituído por representantes de 11 órgãos e membros da sociedade civil, a exemplo do secretário municipal de Educação e técnicos da Seduc, Diretoria Regional de Educação (Direc), Associação dos Professores Licenciados do Estado da Bahia (APLB), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), pais, alunos, professores e técnicos.

Sociedade no controle da gestão pública I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social

Debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo. Estes serão alguns dos objetivos da I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O decreto nº 8.462 foi publicado na segunda-feira (12/12/2011) em jornal de circulação local.

A conferência, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, será realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2012 e tem como tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. O encontro se configura como a etapa preparatória da 1ª Conferência Nacional.

Na programação constam a realização de debates, que visam estimular os órgãos e entidades públicas a implementarem mecanismos de transparência e acesso às informações e dados públicos e discussão sobre medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam ações de governo, empresas e sociedade civil.

Durante o encontro serão elaboradas propostas que deverão ser encaminhadas para o evento de âmbito estadual, a realizar-se nos dias 29 e 30 de março, em Salvador. Na oportunidade também será aprovado o regimento interno da conferência e serão eleitos os delegados representantes da sociedade civil, poder público e dos conselhos de políticas públicas.

10 mil preventivos realizados em dois meses 

Aproximadamente 10 mil exames preventivos foram realizados durante a IV Campanha de Prevenção do Câncer de Colo do Útero, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), nos meses de outubro e novembro. Os resultados alcançados pela campanha foram divulgados na tarde de terça-feira (13/12/2011), no auditório da SMS, durante a premiação das enfermeiras que coletaram as maiores quantidades de lâminas.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Cruzeiro foi a que apresentou maior produção no período, realizando 206 preventivos. O segundo lugar na campanha foi conquistado pelo posto do Programa de Saúde da Família (PSF) da Mantiba, onde foram coletadas 194 lâminas. Na terceira posição está o PSF do bairro Asa Branca, com 183 preventivos realizados. Destacaram-se ainda o PSF Aviário II, com 150 exames, e o PSF Expansão Feira IX – II, que ocupou a quinta colocação, tendo coletado 146 lâminas.

De acordo com a coordenadora do Paism, Rita Rios, a campanha atingiu resultados satisfatórios. “Os profissionais se engajaram muito e conseguimos obter um bom êxito. Sabemos da importância da realização do preventivo para a saúde da mulher. Como ainda não recebemos todos os resultados dos exames, que devem ser repassados por seis laboratórios, não podemos divulgar números de lesões diagnosticadas”, salientou.

Segundo Rita Rios, muitas unidades de saúde se destacaram na campanha. “A premiação contemplou apenas as enfermeiras responsáveis pela coleta em cinco unidades, mas merecem reconhecimento também outras 19 profissionais que conseguiram realizar acima de 100 preventivos na unidade que atuam”, ressaltou.

Para uma das enfermeiras premiadas, Rozeane Almeida, que atua no PSF Expansão Feira IX – II, as campanhas de prevenção ao câncer de colo uterino são fundamentais para a conscientização das mulheres. “Infelizmente muitas mulheres não percebem a importância de realizarem o preventivo com mais frequência e é justamente nas campanhas que somamos mais esforços para atrair essas mulheres. Compartilho com toda a equipe da unidade esta premiação, pois todos abraçaram com afinco a campanha”, pontuou.

Jóia da Princesa preparado para o Baianão câmeras de videomonitoramento vão reforçar a segurança 

Visando oferecer melhores condições para os jogos do Campeonato Baiano 2012, o Estádio Municipal Alberto Oliveira (Jóia da Princesa) está passando por uma revisão completa nas suas instalações. A primeira partida será no dia 18 de janeiro, entre Fluminense e Juazeirense.

“Já iniciamos a recuperação do gramado com aplicação de areia lavada para retirada de buracos e adubo orgânico para a revitalização da grama. Também está sendo feito um tratamento do solo com inseticidas e limpeza das arquibancadas para a retirada de fungos”, destaca o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Wilson Passos.

Wilson Passos ressalta ainda que após a lavagem, será feita a pintura de todo o anel de arquibancadas, em parceria com a empresa Matiz. “Vamos colorir, além das arquibancadas, a laje das marquises, cadeiras cativas, tribuna de honra e de imprensa. As torres de iluminação passarão por uma revisão para a troca de lâmpadas, assim como os reatores, disjuntores e o placar eletrônico também serão verificados”, afirma.

Wilson Passos adiantou que será feita uma limpeza geral na parte externa do estádio com capinação, pintura do meio fio e retirada de pedras que possam representar risco para o torcedor. Para reforçar ainda mais a segurança nas partidas, câmeras da Central Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) serão instaladas no Jóia da Princesa.

“Os equipamentos vão monitorar todo o acesso e movimentação de torcedores no estádio, assim como nas proximidades. Os monitores ficarão na sala de comando da Polícia Militar”, assegura.

Comitê discute ações de combate à dengue 

A última reunião do ano do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, realizada na tarde desta terça-feira (13/12/2011) no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi encerrada com dados positivos. Feira de Santana não registrou óbitos causados por dengue no decorrer de 2011 e conforme apontou o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) do Ministério da Saúde, o município apresentou Índice de Infestação Predial (IPP) de 1%.

Na reunião, os membros do Comitê fizeram uma avaliação da mobilização contra a dengue realizada no dia 4 de novembro no centro da cidade. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), Janice Estrela, observou que todas as ações empreendidas para alertar a população em relação à dengue são válidas.

“Para combater a proliferação do mosquito é necessário mudar atos e sabemos o quanto isso é difícil. O município está em situação confortável, mas o combate a doença deve continuar sendo intensificado”, afirmou.

A enfermeira sanitarista da Viep, Rita Lopes, destacou a necessidade de realizar mais ações para conscientizar a população dos riscos da doença. “Feira de Santana não está no vermelho, mas ainda assim é preciso redobrar cuidados. Devemos buscar mais parceiros junto à comunidade, principalmente porque o município não está imune de enfrentar uma epidemia no próximo ano, assim como várias cidades do país”, considerou.

A participação mais efetiva das instituições que integram o Comitê foi defendida pela sanitarista da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Rousane Rebouças. “Parceiros que representam instituições de outras esferas também devem empreender ações por conta própria, principalmente aquelas que possuem um contingente grande, cujas ações podem ter um alcance maior. Não podemos esperar apenas que a saúde do município ou estado promovam mobilizações”, avaliou.

O Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue reúne representantes de diversos setores da administração municipal, além de instituições como Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), 35º BI, Corpo de Bombeiros e Embasa.

Assembleia anual da Convenção Batista Baiana 

Os 130 anos das igrejas batistas na Bahia serão celebrados em Feira de Santana durante a 89ª Assembleia Anual da Convenção Batista Baiana. O evento será realizado entre os dias 26 e 30 de junho de 2012, na Igreja Batista Central, na avenida Getúlio Vargas. O projeto para execução do evento foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta, durante uma reunião com representantes da Associação Batista Feirense, na manhã desta quarta-feira (14/12/2011).

De acordo com o pastor Levi Paula Freitas estarão presentes representantes de 596 igrejas filiadas a Convenção Batista Brasileira. “São 150 anos da Batista no Brasil e estamos celebrando os 130 anos na Bahia. Será um evento histórico e um marco para Feira de Santana”, afirma. A expectativa dos organizadores é de um público de 2.500 pessoas por dia.

Na oportunidade também foi feito o convite oficial ao prefeito Tarcízio Pimenta para participar do evento. “É muito importante a presença do prefeito na abertura e serão dias em que a cidade receberá um grande número de pessoas”, observou Levi. A assembleia voltará a ser realizada em Feira de Santana após 12 anos.

“Acreditamos que esse evento será um marco na cidade. O nosso slogan é: ‘Todos os caminhos levam a Feira de Santana’. E sabendo da importância do entroncamento rodoviário que temos aqui, a nossa expectativa é atrair um grande número de pessoas de outras cidades”, salientou o pastor. O coordenador do evento também solicitou o apoio estrutural da Prefeitura.

“Vamos precisar do suporte da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Transportes e Trânsito e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico para dar o apoio no encaminhamento aos hotéis, além da Secretaria de Saúde, já que também pretendemos ter um posto avançado de atendimento no local”, enumerou. O prefeito garantiu o apoio da Prefeitura ao evento. “Será um grande acontecimento em nossa cidade e vamos assegurar toda a estrutura necessária”.

Também participaram da reunião os representantes da Associação Batista Feirense, Jair Souza Santos e Edson de Oliveira. A ASBAF conta com 49 igrejas filiadas em Feira de Santana e cidades da região.

Definida data para festa da padroeira de Humildes festividade acontecerá entre os dias 3 e 11 de fevereiro 

A Festa de Nossa Senhora dos Humildes já tem data definida. A celebração em louvor a padroeira do distrito de Humildes será realizada entre os dias 3 e 11 de fevereiro. A comissão organizadora da festa se reuniu com o prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta quarta-feira (14).

A programação ainda está sendo definida. Conforme o presidente da comissão, Sebastião Soares, a festividade contará com novenário, palestras sobre vários temas, leilão, apresentação de coral, grupos de oração, apresentação de bandas, missa, procissão, e benção do Santíssimo Sacramento.

Durante o encontro com o prefeito, a comissão organizadora solicitou o apoio estrutural para a realização do evento. “O gestor municipal nos assegurou toda a estrutura para essa festa que é, sem dúvidas, uma das mais tradicionais da região. Como acontece todos os anos, esperamos um grande número de pessoas de toda a região”, salientou Sebastião.

Na oportunidade também foram solicitadas melhorias na Igreja de Humildes. O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância da tradição da festividade para o distrito. “A Prefeitura continuará apoiando esse acontecimento bastante tradicional e muito importante para a população de Humildes”.

Acesso ao Residencial Parque da Cidade 

A pavimentação da rua São Salvador, trecho de acesso ao Residencial Parque da Cidade, poderá ser executada a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a empresa Stop Engenharia, responsável pela construção do empreendimento. O diretor da construtora, Adelmário Filho, esteve reunido com o prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (14/12/2011).

O residencial está localizado ao lado do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. O empreendimento conta com 397 unidades. O prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, farão uma visita ao local na próxima segunda-feira (19/12/2011).

Os primeiros 194 imóveis, referentes a primeira etapa, já estão prontos para serem entregues. A outra metade será entregue em junho de 2012. “Estamos firmando essa parceria a fim de buscar investimentos de infraestrutura para essa região da cidade. Com a construção do residencial teremos um importante crescimento populacional no local”, acredita Adelmário.

O Residencial Parque da Cidade é composto por casas de dois ou três quartos. Os imóveis são destinados a famílias com renda de três a seis salários mínimos e oferece subsídio de R$ 17.000,00 através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Pagamento de licença pecúnia na terça-feira

Professores, especialistas em educação, assistentes administrativos e agentes de serviços gerais lotados na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) vão receber o pagamento da licença pecúnia na próxima terça-feira (20/12/2011), juntamente com o salário do mês. A folha de pagamento está sendo fechada nesta semana e totaliza a liberação de quase R$ 5 milhões, conforme o secretário municipal da Fazenda, Wagner Walter Gonçalves.

O pagamento do abono é previsto em lei e contempla os servidores que tenham direito à licença prêmio, concedida a cada período de cinco anos trabalhados. O secretário municipal de Administração, João Marinho Gomes Júnior, explica que o servidor público tem direito a três meses de licença, a cada cinco anos trabalhados.

“Como é necessário contratar outro professor quando sai algum de licença, às vezes pagamos ao próprio funcionário e ele continua no serviço”, detalha, acrescentando que o valor referente aos três meses trabalhados é pago em uma só vez.

O secretário municipal da Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, informa que nos últimos três anos a Prefeitura de Feira de Santana pagou todas as licenças pecúnias solicitadas pelos funcionários da Seduc. “Não tivemos um só funcionário que fizesse o pedido à secretaria, tivesse o direito e ficasse sem receber o benefício”, assegura Azevêdo.

Momento de descontração no Caps II confraternização entre funcionários e pacientes da unidade

A manhã desta quarta-feira (14/12/2011) foi de muita descontração para os pacientes assistidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial (Caps II) Oscar Marques. A unidade realizou mais uma confraternização, com o intuito de reunir os usuários e promover a integração entre eles. O momento foi marcado por apresentações, como da leitura de cordel, feitas pelos pacientes, e manifestações de carinho, motivadas pelo reconhecimento do trabalho realizado pela equipe da unidade.

Na oportunidade, a coordenadora do Caps II, Teresa Costa, observou que o preconceito com as pessoas portadoras de transtornos mentais ainda se faz presente na sociedade. “Infelizmente os pacientes ainda sofrem com o preconceito. Precisamos desmistificar que vocês são incapazes, e a prova disso será o nosso bazar, oportunidade de expormos as lindas peças confeccionadas por cada um aqui presente”, destacou.

Ainda de acordo com Teresa Costa, as oficinas oferecidas na unidade têm revelado que mesmo com a perda do interesse por atividades, provocada devido aos transtornos mentais, os pacientes demonstram talentos. “As oficinas são disponibilizadas com o intuito de promover a descoberta de dons, e podem contribuir na geração de renda das famílias dos pacientes”, considerou.

Para os pacientes presentes na confraternização, o mesmo clima de descontração prevalece ao longo de todo o ano. “Aqui é a nossa casa, onde nos sentimos felizes de verdade. Lembro que quando cheguei ao Caps estava praticamente no fundo do poço, mas graças a Deus e ao apoio da equipe da unidade consegui me erguer. Voltei a sorrir!”, declarou a paciente Maria de Fátima Dias, acompanhada pelo Caps II há 4 anos.

A mesma avaliação é a da paciente Farildes Barbosa, assistida na unidade há 6 anos. “Enfrentamos tantos problemas que às vezes nos sentimos desanimadas, sem vontade de sair de casa. Muitas vezes é dentro do próprio lar que o paciente enfrenta o maior preconceito. Esperamos muito por este momento e vim na certeza de que sairei daqui bem melhor”, comentou.

O bazar promovido pelo Caps II Oscar Marques será realizado nesta quinta-feira (15/12/2011) e sexta-feira (16/12), no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, a partir das 9h. Serão comercializadas peças artesanais, como almofadas, sandálias decoradas, panos de prato, velas natalinas, arranjos, dentre outros. Atualmente, 3 mil pacientes com transtornos mentais severos e depressão estão sendo acompanhados pela unidade.

Combate a exploração sexual infantil no Centro de Abastecimento 

As formas de combate a exploração sexual infanto juvenil foram transmitidas para consumidores e comerciantes do Centro de Abastecimento, na manhã desta quarta-feira (14/12/2011). A iniciativa faz parte das ações de enfrentamento à violência desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

Para a chefe da Divisão de Proteção Social Especial da Sedeso, Ana Clara da Costa, a comunidade não deve se calar diante do abuso infantil .“É necessário que as pessoas denunciem e busquem o apoio social necessário para cada caso. Atualmente o município dispõe de vários equipamentos voltados a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social”, frisa.

Ela ainda informa que em 2012 novas ações serão realizadas no entreposto comercial com o intuito de conhecer as famílias, e crianças que sejam vítimas de algum tipo de violência. Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, o objetivo da ação é alertar a população e adotar medidas preventivas.

“Com a união de todos os órgãos competentes conseguiremos soluções eficazes para combater a exploração infantil seja ela qual for”, explica. Durante a ação foram oferecidos diversos serviços para a comunidade como: aferição de pressão, teste de glicemia, e vacinação contra tétano, hepatite e febre amarela.

 Para a comerciante Lindinalva Santos, a ação é muito importante no que diz respeito à violência sexual. “É muito bom saber que existem profissionais que trabalham para combater este tipo de crime e que nos incentivam a denunciar o agressor”, afirma. O consumidor Valter dos Santos conta que a atitude é muito válida. “Hoje pude conhecer os equipamentos existentes no município que prestam assistência social”, declara.

O atendimento a menores é realizado pelo do Juizado da Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além do Disque 100 para denúncias, dentre outros. A mobilização no Centro de Abastecimento será promovida em parceria com os Creas, Secretarias Municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec); Saúde; Educação, Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), além do Conselho Tutelar, Polícia Militar e Delegacia do Adolescente Infrator.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121857 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.