Em Feira de Santana, alunos da Escola Municipal Noide Cerqueira realizam exposição de artesanato. Confira as notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os alunos da Escola Municipal Noide Cerqueira, no bairro Campo Limpo, participaram, nesta quinta-feira (01/12/2011) da mostra de resultados do Programa Mais Educação. Na oportunidade foram realizadas apresentações de capoeira, partidas de futebol e exposições das oficinas de artesanato, letramento e matemática. Nesta sexta-feira (02/11) acontecerá o encerramento das atividades do projeto “Polícia Ensina”, a partir das 10 horas.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Mais Educação propõe que estudantes permaneçam sete horas diárias no ambiente escolar, realizando atividades extras e recebendo alimentação. Para a diretora da instituição de ensino, Leiva Beatriz Franco, a iniciativa tem contribuído para melhoria do aprendizado.

“Percebemos que as atividades do programa proporcionam aos alunos melhor assimilação do conteúdo apresentado em sala de aula. Eles se sentem mais motivados a aprender. Outro ponto positivo do Mais Educação é com o lado social, uma vez que os alunos não ficam expostos à violência, à criminalidade”, destaca.

O estudante Erick de Jesus, sete anos, diz que aprendeu a técnica de produção de embalagens para presentes com material reciclável. “Eu estudo pela manhã e antes passava a tarde jogando gude com meus amigos na rua. Agora aprendi a fazer caixinhas e sacolas de presentes com caixa de leite, recortes de papel. Fiz uma para dar a minha mãe”, revela.

A coordenadora do programa na Escola Municipal Noide Cerqueira, Ivanice Brito, ressalta que a medida contempla, especialmente, crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado e aquelas que não têm a companhia de adultos no turno oposto à sala de aula. As atividades são acompanhadas por professores voluntários.

“O aluno tem a oportunidade de desenvolver atividades extras no contra-turno. Estas oficinas auxiliam no desenvolvimento de habilidades além do reforço escolar para alunos com dificuldades em algumas matérias. O resultado tem sido bastante positivo e muitos alunos já confirmaram o interesse de permanecerem no Programa e outros de ingressarem”, afirma.

Certificação de alunos dos Centros Digitais seram entregues em solenidade que será realizada segunda-feira, no teatro Maestro Miro

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa e Instituto Paramitas, certifica, na próxima segunda-feira (5/12/2011), aproximadamente 1.350 alunos dos Centros Digitais Municipais. A solenidade será realizada, às 10 horas, no Centro de Cultura Maestro Miro.

Serão certificados alunos concluintes dos seguintes cursos: Primeiros Cliques, Aluno Monitor, Atendimento ao Cliente, Galáxia Internet, Montagem e Manutenção de Micro. Os cursos são ministrados gratuitamente com chancela da Microsoft.

No mesmo dia, às 14 horas, no Maestro Miro, será realizada a entrega do prêmio Facilitador Inovador, que vai premiar cinco monitores. O vencedor receberá como prêmio um notebook. Os demais serão contemplados com uma máquina fotográfica (segundo lugar) e troféus (terceiro, quarto e quinto colocados).

Feira de Santana já dispõe de 23 centros digitais instalados no Mercado de Arte Popular (MAP), Edifício Mandacaru e em diversos bairros da cidade e nos distritos de Jaíba, Jaguara e Matinha. Os equipamentos executam 11 projetos voltados para informática, entre eles, Inclusão Digital, Alfabetização Digital, Acessibilidade, Tecnologia nas Nuvens, Manual da Governança Amiga, Habilidades em Tecnologia, Soluções da Microsoft para Educação, dentre outros.

Feira de Saúde promovida neste sábado irá oferecer serviços gratuitos a populaçãpo feirense

Para chamar atenção da importância do profissional de saúde para a população, um grupo de nutricionistas promove neste sábado (3/12/2011) uma Feira de Saúde, das 8 às 15 horas, no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.

De acordo com a nutricionista e organizadora do evento, Maria Antonia Leite Barbosa, a comunidade solicita a presença do médico nos postos de saúde, não dando importância aos demais profissionais da área que também contribuem no sentido de prevenção e atendimento.

“O nosso objetivo é chamar atenção para o serviço prestado pelos nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais, que também atuam nas unidades de saúde”, afirma.O evento contará com a presença de profissionais de nutrição, enfermagem e serviço social, que estarão disponíveis para atender gratuitamente a população de todas as idades.

Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação e avaliação nutricional, palestras sobre doenças crônicas, drogas e AIDS.

CRMQ adere Campanha 16 Dias de Ativismo, a proposta é combater a violência doméstica contra a mulher 

Com a finalidade de combater a violência doméstica contra o público feminino, o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) aderiu à “Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Uma ação para orientar e divulgar os serviços desenvolvidos pelo CRMQ em Feira de Santana está sendo promovida, nesta sexta-feira (2/12/2011), no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria.

A campanha, que este ano tem como tema “Da paz no lar, até a paz no mundo: Desafiemos o militarismo e acabemos com a violência das mulheres”, é realizada simultaneamente em 159 países em datas diferenciadas. Segundo a coordenadora do CRMQ, Maria Luiza da Silva Coelho, o principal objetivo da ação é orientar as mulheres sobre as maneiras corretas de enfrentar a violência.

“É importante incentivar e fortalecer a campanha que é de cunho internacional, já que muitas mulheres ainda não têm coragem de denunciar o agressor, e por isso se calam diante da violência”, ressalta.

Atualmente 123 mulheres são assistidas pelo Centro. A equipe é composta por psicóloga, assistente social, pedagoga e advogada. As mulheres em situação de violência podem procurar o CRMQ localizado na rua Venezuela, 387, Capuchinhos, ou pelo telefone (75) 3616-3433.

Ação contra a Aids no Centro de Abastecimento, no primeiro dia da campanha foram realizados 153 testes rápidos

Mais de 150 testes rápidos para o diagnóstico da Aids foram realizados nesta quinta-feira (1/12/2011), primeiro dia da campanha alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através do Programa Municipal DST/HIV/Aids, no Centro de Abastecimento. A ação prossegue nesta sexta-feira (02/12). Além do teste rápido, a equipe do programa está realizando palestras educativas e distribuição de panfletos e preservativos.

Para a coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/Aids, Vanessa Sampaio, a campanha está superando as expectativas. “Apenas no primeiro dia conseguimos atender 153 pessoas, uma quantidade bastante expressiva. Todas elas se submeteram ao teste rápido, acompanharam a apresentação da palestra e com certeza estão hoje mais instruídas”, ressalta.

Ainda de acordo com Vanessa Sampaio, o local escolhido e apoio da mídia na divulgação contribuíram com o resultado. “O fluxo de pessoas no Centro de Abastecimento é intenso, por isso a adesão à campanha foi positiva. Os veículos de comunicação também colaboraram bastante e fizeram com que não apenas feirantes e consumidores do Centro de Abastecimento participassem da ação”, salienta.

Quem passar pelo teste rápido e obter o diagnóstico positivo, informa Vanessa Sampaio, serão encaminhados para o Centro de Referência Municipal (CRM) DST/HIV/Aids, que funciona no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE), localizado na rua Germiniano Costa. “No local contamos com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde são realizados exames de sorologia de várias doenças sexualmente transmissíveis e aconselhamento coletivo (palestras) e individual”, explica.

Os usuários HIV positivo são acompanhados por equipes do Serviço de Assistência Especializado (SAE), que presta atendimento também a vítimas de violência sexual e acidente ocupacional, e contam com serviços de fisioterapia e odontologia. O CRM disponibiliza também o Serviço de Assistência Farmacêutica, responsável pela distribuição de preservativos (masculino e feminino), gel lubrificante e de medicamentos para DSTs, infecções oportunistas e anti-retrovirais, para portadores de HIV/AIDS.

Instalação de lixeiras no centro da cidade, medida visa contribuir com os serviços de limpeza pública

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), através do Departamento de Limpeza Pública, vai instalar mais de 100 lixeiras no centro de Feira de Santana, na noite desta sexta-feira (03/12/2011). Os serviços estarão concentrados nas avenidas Getúlio Vargas, Senhor dos Passos, Olímpio Vital e Praça da Bandeira.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Ednaldo Santana, a medida visa contribuir com os serviços de limpeza realizados no Município. “As lixeiras serão instaladas em locais de fácil visualização para que as pessoas possam descartar os resíduos de maneira adequada”, ressalta.

Conforme o secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, já foram instaladas 300 lixeiras em diversos pontos da cidade. Ele observa que devido à ação de vândalos muitas delas já foram danificadas. “Infelizmente algumas lixeiras foram alvo de vandalismo. Pedimos a colaboração da população para que mantenha a cidade limpa”, pontua.

Empossados, representantes do Conselho de Assistência Social,têm o papel de promover o resgate da cidadania

Os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social foram empossados nesta sexta-feira (02/12/2011) pelo prefeito Tarcízio Pimenta, durante cerimônia na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Presidido pela assistente social Ângela Pérsico, reeleita pelos novos membros, o Conselho é composto por representantes das diversas secretarias municipais.

São elas: Desenvolvimento Social (Sedeso), Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Saúde, Educação, Habitação, Fazenda, Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), além de representantes das entidades e organizações de assistência social, usuários ou organizações de usuários e trabalhadores da área de assistência social.

Ao empossar os membros, o prefeito Tarcízio Pimenta enfatizou a importância do trabalho social para resgate e promoção da cidadania. Na oportunidade parabenizou a equipe da Sedeso pelo trabalho desenvolvido com empenho e dedicação.

“Em todos os lugares existem conflitos sociais e não podemos fechar os olhos para isso. Porque esse tipo de problema gera consequências graves e por isso devem ser prevenidos. Estamos trabalhando cada vez mais para promover ganhos sociais. Este é um trabalho importantíssimo, mas infelizmente ainda não tem a publicidade e valorização das grandes mídias”, destaca.

Para a secretaria da Sedeso, Gerusa Sampaio, o Conselho Municipal de Assistência Social desempenha papel fundamental para concretização de ações de cunho social no Município de Feira de Santana. “O Conselho tem uma atuação significativa na Secretaria, que tem avançado em suas ações com a evolução dos equipamentos, dedicação dos profissionais que priorizam o acolhimento aquelas pessoas que buscam os nossos serviços”, afirma.

Eleita para mais um mandato à frente do órgão, Ângela Pérsico reafirmou o compromisso com a cidadania e dignidade humana. “O Conselho de Feira de Santana é o primeiro da Bahia a ser totalmente reformulado conforme determinação do Governo Federal. Contamos com novos equipamentos, reforço do número de profissionais. Enfim, contamos com a colaboração de pessoas comprometidas em fazer o melhor para o Município”, declara a assistente social.

Preparativos para inauguração sede da Seprev, equipamento de segurança pública será entregue a comunidade na segunda-feira

Feira de Santana recebe oficialmente, na próxima segunda-feira (05/12/2011), a nova sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). O órgão vai abrigar as forças de segurança visando reforçar as ações de combate à criminalidade no Município.

No local está instalada a Central de Vídeo Monitoramento, que já conta com aproximadamente 70 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade. As imagens são acompanhadas 24 horas, de forma ininterrupta, por prepostos da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e Serviço (SMTT).

Os preparativos para a inauguração estão sendo finalizados. Nesta sexta-feira (2/12), técnicos instalaram a lousa digital para apresentação da estrutura da unidade e projetos da administração pública durante solenidade de entrega do equipamento público. Ao visitar o órgão, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou os investimentos e ações realizados pelo Governo Municipal para garantir mais segurança à comunidade de Feira de Santana.

“Este equipamento, mesmo em fase de teste, já está auxiliando o trabalho de combate à violência em nosso Município. Vamos continuar avançando, com a instalação de novas câmeras na cidade, parcerias para reduzir os índices de violência em Feira”, finaliza.

Melhorias no Centro de Abastecimento, serão realizadas intervenções em todos os setores do entreposto comercial

As melhorias executadas pela Prefeitura de Feira de Santana no Centro de Abastecimento serão entregues aos feirantes e consumidores na manhã desta sábado (3/12/2011), durante os festejos em louvor a Santa Bárbara. Nos últimos dias o Governo Municipal pintou os Galpões do Artesanato e de Carnes (parceria com a Matiz Tintas e Banco Itaú), asfaltou vários setores do centro e aperfeiçoou a iluminação.

Além disso, vendedores e clientes foram contemplados com serviços de capinação, paisagismo, sinalização, criação de estacionamento para motos e relocação de feirantes. Para o relojoeiro Jurandi Cabral, que trabalha no centro há quase 10 anos, todos os serviços desenvolvidos foram muito importantes.

“Ganhamos um novo visual no centro e temos um aumento até na clientela. O asfaltamento melhorou bastante. Toda iniciativa nesse sentido é válida porque temos bons resultados”, considera o relojeiro. Vendedor de artesanato há 25 anos no centro, Paulo César Freitas afirma que o entreposto comercial está muito mais organizado.

“O centro ganhou um aspecto de limpeza e higiene. O prefeito tem nos ajudado bastante, inclusive com o asfalto na área do Galpão do Artesanato”, declara. Para Thaise de Souza, também vendedora, as melhorias contribuem para o comércio de todo o local. “Achei muito bom todos os serviços feitos, mas as condições do banheiro precisam ser melhoradas. O centro ficou diferente e mais organizado”.

Mil pratos de caruru no Centro, almoço em louvor a Santa Bárbara será servido no Restaurante Popular 

O tradicional caruru de Santa Bárbara será servido gratuitamente para cerca de mil pessoas neste sábado (3/12/2011), no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento, a partir das 12h. Inicialmente haverá a alvorada às 6h, às 9h acontece a celebração da missa e às 10h a procissão em louvor à Santa Bárbara, padroeira dos mercados e divindade dos raios trovões.

Logo após a missa, feirantes, comerciantes e toda a população vão degustar o vatapá, caruru, arroz e frango disponibilizado pela Prefeitura de Feira de Santana. O almoço vai ser preparado a partir das 6h deste sábado, mas o pré-preparo vai começar nesta sexta-feira com o corte dos quiabos e tempero dos frangos.

Segundo a nutricionista do restaurante, Fabiana Silva, serão utilizados 200 quilos de coxa e sobre coxa de frango, 45 quilos de arroz, 80 quilos de quiabo, 300 pães no preparo do vatapá, 35 quilos de farinha, 10 quilos de castanha e 15 quilos de amendoim. Além disso, o preparo do tradicional caruru envolve um quilo de gengibre, 20 quilos de camarão seco e cerca de 300 litros de refrigerante. A bebida foi oferecida pelos feirantes.

“Este é o segundo ano que o caruru de Santa Bárbara é servido aqui no restaurante do Centro. Temos 23 pessoas trabalhando no preparo para que o almoço fique pronto até 11 horas. Vamos utilizar caldeirões de 300 litros”, informa a nutricionista. A programação vai contar ainda com a apresentação dos artistas Mara Maria, Billy Jackson e Quixabeira da Matinha.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120759 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.