EBDA apresenta o sistema de produção de leite orgânico na Fenagro

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


Idealizado como uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável, o Portal de Convivência com o Semiárido, estande da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), na 24ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), mostra aos visitantes, tecnologias simples, práticas e de baixo custo, viáveis para os agricultores familiares baianos.

Um atrativo do estande é a “mini-vaca” com o seu bezerro, personagens que ilustram o Sistema de Produção Sustentável de Leite Orgânico, desenvolvido pela empresa nas áreas produtoras do Estado. Este trabalho tem à frente, o técnico da EBDA de Alagoinhas, Sinval Luz que, na Feira, é o responsável pela explanação do sistema aos visitantes. “Estão sendo expostos o kid de ordenha higiênica e remédios homeopáticos, e são realizadas demonstrações de ordenha e de testes de controle de mastite, como o CMT (Califórnia Mastite Teste)”, contou Luz.

Segundo a zootecnista e chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pecuária (DDP), Isa Porto, a mastite é uma doença causada por microorganismos que provocam inflamação no úbere da vaca (aparelho mamário). “Para evitar a queda de produção e produtividade, e até o descarte do animal, é indispensável a ordenha higiênica e os testes para o controle de infecções, no rebanho, pois uma vez com mastite, uma vaca pode transmitir a doença para os animais sadios”, explicou a zootecnista.

Este Sistema de Produção foi certificado pelo Instituto Biodinâmico de São Paulo (IBD/SP), em outubro de 2009, na Estação Experimental de Aramari, vinculada à Gerência Regional de Alagoinhas. É baseado em princípios agroecológicos, utilizando adubação orgânica para a fertilidade do solo, para pastagens, e em relação a sanidade animal, são utilizados medicamentos homeopáticos e fitoterápicos, entre outros princípios.

O presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, informou que a empresa é pioneira no uso de homeopatia e fitoterapia animal, e domina as tecnologias relacionadas ao tema. “A EBDA apóia este trabalho inovador como alternativa de sustentabilidade para o controle dos principais problemas sanitários dos rebanhos. É de baixo custo, e seus benefícios reflete tanto na saúde dos animais como das famílis produtoras e dos consumidores, além de permitir o equilíbrio do meio ambiente”, declarou Faro.

De acordo com Isa Porto, com a certificação a EBDA pôde fornecer, seguramente, um modelo de sistema de produção com sustentabilidade para os agricultores familiares. “Agora aguardamos o certificado do beneficiamento do leite orgânico para o nosso laticínio, para fecharmos a cadeia produtiva, ajudando os agricultores na comercialização. Com isso, eles vão agregar valor ao produto, com garantia de qualidade”, ressaltou a técnica.

Ações da EBDA 

Elevar os níveis de produção e produtividade do rebanho leiteiro, nas regiões produtoras do Estado da Bahia, com ênfase na agricultura familiar. Esta é a meta da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da EBDA, que vem construindo, com os agricultores familiares baianos inseridos na Cadeia Produtiva do Leite, estratégias para validação de tecnologias de baixo custo e eficiência comprovada.

Além do Sistema de Produção Sustentável de Leite Orgânico, são ações de destaque da empresa, o melhoramento genético de raças bovinas leiteiras, com a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), e as pesquisas para atender a demandas específicas, tais como adubação de pastagens, controle de formigas cortadeiras – que destroem as pastagens -, formação de reserva estratégica para suplementação alimentar dos animais, nos períodos de estiagem, dentre outras.

A bovinocultura leiteira estadual ocupa a 7ª posição, em produção de leite no Brasil. Já no Nordeste, o Estado lidera o ranking, com seus maiores produtores no Extremo Sul da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]