Divulgado o resultado da primeira chamada pública do Parque Tecnológico da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

IBM do Brasil e Portugal Telecom estão entre as empresas classificadas no edital. 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) divulgou a relação do primeiro grupo de empresas que vão desenvolver pesquisas aplicadas no novo Parque Tecnológico da Bahia, previsto para ser inaugurado no início do próximo ano, na Avenida Paralela, em Salvador. As empresas classificadas participaram de uma chamada pública e suas propostas foram submetidas a critérios técnicos avaliados por uma comissão julgadora da SECTI. São elas: IBM Brasil, Sábia Experience Tecnologia S.A, Indra Brasil S.A e Portugal Telecom.

Essas empresas vão agora desenvolver atividades de pesquisa e inovação no TecnoCentro, o prédio central do Parque Tecnológico, e poderão ficar no espaço por até quatro anos, pagando uma taxa e mais as despesas decorrentes das atividades. Uma nova chamada pública em janeiro vai definir outras empresas que ocuparão o espaço. Além dessas quatro classificadas no edital, institutos públicos de pesquisa vão estar presentes no TecnoCentro nessa fase de implantação e também empresas participantes da incubadora que vai funcionar no Parque.

Como lembra o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, o Parque vai atuar com pesquisa aplicada, isto é, produtos e processos que possam ser absorvidos pelo mercado. Para tanto, a SECTI e a Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) vão conceder bolsas, por meio do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Apoio à Pesquisa e Inovação no Parque Tecnológico da Bahia – ProPARQ.

Por meio do ProPARQ, o governo estadual concederá bolsas a pesquisadores que atuam em áreas estratégicas do Parque, nos campos de Biotecnologia e Saúde, Energias e Engenharias, e Tecnologia da Informação e Comunicação. A iniciativa é um investimento do Governo do Estado para atrair os melhores pesquisadores do Brasil e do exterior para a Bahia. “O programa de bolsas ProPARQ é uma ferramenta para contribuir que as empresas e instituições consigam atrair e fixar profissionais qualificados no Estado. São eles que vão permitir que o Parque Tecnológico da Bahia desenvolva produtos e processos inovadores com alto valor agregado”, destaca o secretário.

Os valores da bolsa são variados, podendo chegar a R$ 14 mil mensais e a meta é financiar aproximadamente 100 pesquisadores. O secretário lembra ainda que este instrumento é um diferencial definitivo para a atração de empresas, já que elas têm a garantia de que poderão formar uma equipe qualificada, com os melhores talentos. 

Perfil das empresas vencedoras da Chamada Pública 

IBM Brasil Indústria de Máquinas e Serviços LTDA – A IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, presente em 170 países, é líder em soluções completas de TI que envolvem serviços, consultorias, hardware, software e financiamento. Hoje a IBM possui soluções de ponta a ponta, adequadas a empresas de todos os portes e perfis de negócios. Emprega cerca de 400 mil pessoas em todo mundo. A IBM pretende desenvolver no Parque produtos como Tivoli, Translation Service Center, Webshepre, Information Managment, Rational, Linux IBM Technology Center.

Sábia Experience Tecnologia S.A – A empresa catarinense oferece soluções tecnológicas inovadoras a partir da plataforma Experience que integra ambiente, hardware, software e conteúdo interativo. A vinda para o Parque tem como principal objetivo ampliar seu modelo de negócio/operação criando sua unidade no Nordeste. A empresa pretende desenvolver seu portfólio de produtos vislumbrando o desenvolvimento de projetos e negócios nos seguintes setores: setor de petróleo com ênfase no pré-sal, governos das cidades sedes da Copa 2014, setor de marketing e varejo.

INDRA Brasil S.A – Multinacional de origem espanhola que está entre as primeiras companhias europeias por capitalização em bolsa do mercado de tecnologia da informação. Líder mundial na gestão de tráfego aéreo, no monitoramento de fronteiras terrestres e marítimas. No Parque a empresa irá atuar no desenvolvimento e manutenção de softwares e sistemas a terceiros, criação de um centro de referência tecnológica para todo o grupo nos próximos anos. Produtos: fábrica de software, desenvolvimento de equipe centralizada em tecnologias java e mobile.

Portugal Telecom Inovação Brasil Ltda – A PT Inovação Brasil é uma empresa brasileira subsidiária da Portugal Telecom Inovação com mais de 60 anos de história em Portugal, braço de P&D do grupo Portugal Telecom, e a maior organização de P&D de Telecomunicações em Portugal. Criada em São Paulo em 2001 com a necessidade de garantir o sucesso de inovação do grupo PT no Brasil e atender principalmente uma grande operadora de celular, fornecendo tecnologia avançada para suporte a serviços, em 2008 a PT Inovação Brasil lançou sua filial em Salvador. No Parque Tecnológico a PT Inovação vai montar um Centro de Alta Tecnologia com P&D em telecomunicação e TIC para desenvolver serviços de redes inteligentes, gestão de campanhas e promoções com bases em comportamentos sociais, entre outros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]