Deputado abre o debate sobre revitalização da área portuária na Bahia

A atual situação da área portuária de Porto Seguro, extremo sul baiano, foi a pauta do debate na Câmara de Vereadores do município, realizada na tarde desta segunda-feira (19/12/2011), em audiência pública proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). “Discutir com a sociedade a revitalização dessa área é de extrema importância, principalmente para o trabalho dos pescadores, na medida em que garantirmos condições adequadas de comercialização do pescado”, avalia.

No mês de agosto, em encontro com o secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Otto Alencar, Galo solicitou a intervenção do estado na recuperação do píer flutuante da Colônia de Pescadores Z-22, além da construção de um novo píer ao lado do existente. “Com o píer haverá a possibilidade de agilizar o carregamento e aportar as embarcações oriundas de outros municípios. Vamos levar o resultado desse debate à Seinfra para que seja feito um projeto o mais próximo da necessidade da comunidade”, completa o deputado petista.

A atividade pesqueira na região representa a terceira economia do município, com uma produção média de pescados de aproximadamente duas mil toneladas por ano entre crustáceos, camarão e peixes diversos. Cerca de 200 embarcações dependem do espaço que, atualmente, encontra-se em péssimas condições de uso, não conseguindo receber outras embarcações e oferecendo riscos aos trabalhadores e turistas que, frequentemente, visitam as embarcações.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge/BA), Ubiratan Félix, parabenizou o vereador Gilvan Florêncio e o deputado baiano pela iniciativa de abrir o debate com a sociedade e lembrou que “esse é um projeto de desenvolvimento do município que beneficia não somente os pescadores, como também a comunidade de Porto Seguro, impactando de forma positiva na vida de quem vive aqui”.

Participações

Estiveram na audiência pública os presidentes da colônia de pescadores Z- 22 de Porto Seguro, Fabrício Góes e da Cooperativa Mista dos Pescadores do Sul da Bahia (Copessulba), José Carlos, o Tenente da Capitania dos Portos, Jorge Oliveira, além de pescadores, marisqueiras e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria do Meio Ambiente do município, da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), da diretoria de pesca de Santa Cruz de Cabrália e do setor hoteleiro local.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120445 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.