Concurso de Saltos da Polícia Militar começa amanhã na FENAGRO 2011

concurso-de-saltos-da-policia-militar-comeca-amanha-na-fenagro-2011
concurso-de-saltos-da-policia-militar-comeca-amanha-na-fenagro-2011
concurso-de-saltos-da-policia-militar-comeca-amanha-na-fenagro-2011
concurso-de-saltos-da-policia-militar-comeca-amanha-na-fenagro-2011

A Polícia Militar da Bahia, através do Esquadrão de Polícia Montada, realizará a partir de amanhã (02/12/2011), durante a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), a sétima edição do tradicional Concurso de Saltos das Policias Militares, competição de hipismo que reunirá policiais militares da Bahia, Distrito Federal, Alagoas, Goiás, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Maranhão, além de competidores civis e militares de outras forças.

A abertura do evento será na sexta-feira, às 16h, no Esquadrão de Polícia Montada, na sede da Cavalaria, no parque de Exposições de Salvador, data em que também ocorrerão algumas provas do concurso. Em seguida, nos dias 3 e 4 de dezembro, no mesmo local, a partir das 08h30, serão realizadas as demais provas. O concurso segue até no último dia da Fenagro (04), quando ocorrerão as premiações. Para o capitão da PM, Bandarra, além do enfoque esportivo, o concurso serve também como ambiente para a troca de informações técnicas e de experiências acerca da realização do policiamento montado em outros estados.

O Concurso de Saltos da PM-BA é uma das principais competições de esporte equestre organizada e gerida pela Polícia Militar da Bahia através do Esquadrão de Polícia Montada e da Associação Baiana de Equoterapia – ABAE, estando inserida na programação da Fenagro, maior feira agropecuária do Norte/Nordeste.

O evento e a utilização do esporte como ferramenta de inclusão, aperfeiçoamento e superação, são uma oportunidade singular de reunir todas as Unidades de Cavalaria do país. A proposta é de estreitar os laços, além de proporcionar uma importante interação profissional com discussões sobre a forma de atuar operacionalmente nas Cavalarias brasileiras, o que culmina na elevação da qualidade do serviço prestado à sociedade pelo Policiamento Ostensivo Montado em todo o país. A iniciativa ainda prepara a tropa para melhor servir em grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Vale ressaltar que a Cavalaria da Bahia foi escolhida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) a organizar e promover no próximo ano (2012) o Curso de Policiamento Montado em Praças Desportivas, voltado a qualificar os policiais militares das sedes nordestinas da Copa de 2014 a atuar com base nas mais modernas doutrinas equestres e na preservação dos direitos do cidadão.

Outro eixo fundamental desta competição é ampliar e dar cada vez mais visibilidade ao trabalho social desenvolvido em parceria com ABAE, que consiste em atender prioritariamente crianças especiais carentes. O trabalho de terapia utilizando o cavalo procura oferecer ao paciente o máximo de exercícios, dando noções de lateralidade, limites espaciais e até estímulo à ex­pressão verbal estando presente na vida de centenas de famílias de portadores de necessidades especiais do nosso Estado. Esta instituição é parceira na gestão e organização desta prova, captando apoiadores e parceiros para a viabilização do evento.

O Concurso de Saltos da PMBA atinge um público bastante diversificado, possuindo espectadores que variam de grandes criadores de animais do país até curiosos que visitam a festa com suas famílias para terem contatos com os animais e atrações. Por outro lado, a competição, por ser organizada pela Polícia Militar da Bahia, é amplamente divulgada no ambiente interno da Corporação, o que representa uma forma diferente de lazer e entretenimento cerca de 40 mil servidores militares e seus familiares. Outros participantes são os praticantes de hipismo, esporte cada vez mais difundido no país contando com a presença de competidores locais e nacionais, despertando o interesse da mídia.

A Fenagro é uma realização das associações de criadores de animais da Bahia, representadas pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN) e Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB). O evento conta ainda com as parcerias do Ministério da Agricultura (Mapa), do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e dos bancos do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB). A feira ainda tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, do sistema Faeb/Senar, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sebrae, Petrobras e Dow Agroscience Pastagens.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.