Central de Atendimento ao Cidadão registra 100 ocorrências em três dias, diz Prefeitura de Feira de Santana

Prefeito Tarcízio Pimenta dialoga com membros da comunidade de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta dialoga com membros da comunidade de Feira de Santana.

Inaugurada oficialmente na última segunda-feira (05/12/2011), a Central de Atendimento ao Cidadão, instalada na Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) contabiliza, em apenas três dias de funcionamento, cerca de 100 ocorrências. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

De acordo com a coordenadora da Central, Eliane Araújo, o maior número de chamadas refere-se a ocorrências no trânsito, como colisões e estacionamento irregular. “A Central está interligada aos órgãos de segurança e às secretarias municipais. Com isto, todas as queixas registradas na Central são imediatamente repassadas ao órgão responsável pela prestação do serviço solicitado. E o tempo de resposta, a depender do tipo de chamado, é imediato”, informa.

A coordenadora lembra que a população pode solicitar, através do número 156, atendimento do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de remoção de animais, troca de lâmpadas, coleta de lixo, poda de árvores e, ainda, registrar queixas sobre poluição sonora, construção indevida, dentre outras.

Para garantir a assistência devida aos chamados da população, Eliane Araújo destaca a importância da comunidade evitar os trotes. “Infelizmente algumas pessoas persistem em passar trotes, o que compromete a eficiência do serviço prestado, por exemplo, pela Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil. Por isso solicitamos que as pessoas tenham consciência da importância deste serviço e evitem esta prática”, destaca.

Abordagem Sindrômica das DSTs 

Tema abordado na capacitação voltada para médicos e enfermeiros da microrregião de Feira Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) de Feira de Santana e microrregião estão participando da III Capacitação Intermunicipal em Abordagem Sindrômica das DSTs para Rede Básica. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa DST/HIV/Aids, foi iniciado na quarta-feira (7) e prossegue nesta quinta-feira (8), no auditório da SMS.

No primeiro dia da capacitação, foram apresentados questionário de sondagem e as palestras “Estratégias para o controle da DST/HIV/Aids”, pela ginecologista e obstetra do Programa, Márcia Suely D’Amaral, e “Aconselhamento, parcerias e adesão ao tratamento”, pela coordenadora do Programa, Vanessa Sampaio. À tarde, os participantes foram divididos em grupos para discutir casos clínicos verídicos, que foram apresentados hoje.

A programação desta quinta-feira (8) inclui além da apresentação dos estudos de caso, palestras acerca de temas como úlceras genitais, manejo do herpes genital, uretrite, sífilis no adulto, fluxograma para manejo de dor pélvica, dentre outros.

O objetivo do evento, conforme Vanessa Sampaio, é qualificar os profissionais para melhor lidarem com a prevenção das DSTs, acolhimento do paciente, diagnóstico e tratamento, seguindo o protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde. “A proposta é instruir os enfermeiros e médicos a procederem como determina o protocolo, identificando a DST e definindo ações que devem ser adotadas, a exemplo de manter o sigilo, convocar o parceiro, já que o tratamento deve ser feito pelo casal, e oferecer aconselhamento”, destaca.

A capacitação conta a participação de profissionais dos municípios de São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Serra Preta, Terra Nova, Pé de Serra, Rafael Jambeiro e Santanópolis.

Alunos do Cicaf visitam concessionária de automóveis 

Mais de 50 alunos do curso de Mecânica Automotiva do Centro Integrado de Capacitação de Apoio ao Adolescente Gilsa Melo (Cicaf) participaram nesta quinta-feira (8) de aula prática na concessionária de automóveis Jacuípe Veículos. Os estudantes assistiram a uma palestra sobre Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Durante a visita técnica, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o funcionamento da empresa. Segundo o professor do curso, Ariosvaldo de Souza, a visita reforça tudo o que os alunos têm aprendido durante o curso. “Através da capacitação os estudantes aprendem que podem trabalhar com a área de mecânica, desenvolvendo atitudes eficientes para a preservação da natureza”, destaca.

Para o gerente da empresa, Itamar Feitosa, o objetivo da visita é sensibilizar os alunos a praticar a conservação do meio ambiente. “A empresa desenvolve diversos projetos voltados para preservação ambiental. Através do projeto ‘Plante Vida’, a cada venda de um carro novo, o cliente é convidado a plantar uma árvore em algum local da cidade, e assim contribuímos com o meio ambiente”, ressalta.

O aluno Wellington Amorim dos Santos conta que almeja conseguir uma vaga na área de mecânica automotiva. “O curso é excelente. Assim que concluí-lo pretendo me dedicar e alcançar o tão sonhado emprego”, explica. A estudante Vânia Rita de Jesus diz que a área tem sido uma boa oportunidade para o público feminino.

“As mulheres estão conseguindo crescer profissionalmente em diversas áreas e a mecânica é uma delas”, frisa. Felix Alves afirma que o curso tem uma equipe de professores capacitados. “Estou muito feliz porque está é a primeira vez que faço um curso no Cicaf. Para mim o curso foi bastante satisfatório. Quero pegar meu certificado para trabalhar na área”, frisa.

Cerca de 500 alunos capacitados pelo Cicaf serão certificados no dia 19 de dezembro, às 14h, no Centro de Cultura Maestro Miro. Os novos profissionais são dos cursos de Garçom, Básico Integrado, Inglês I, II e III, Mecânica Automotiva, Recepcionista e Telefonista, e Informática Básica.

Reforma de 18 escolas da sede e zona rural

Após recuperar quase 80% das escolas municipais, a Prefeitura de Feira de Santana dá continuidade à reforma em mais 18 unidades de ensino. As outras instituições contempladas com as melhorias são a Escola Cícero Barbosa de Carvalho, no Jardim Cruzeiro; Escola Amizade, próxima ao Parque de Exposições João Martins da Silva; e Escola Professor Wilson Moreira Mascarenhas, Campo Limpo.

O Governo Municipal também está recuperando as Escolas Municipais Judite Alencar Marinho, no Campo Limpo; Maria José Dantas Carneiro, Caseb; Creche Maria de Lourdes Almeida Machado, Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu); e Demósthenes Álvaro de Brito, Mangabeira.

Estão sendo executados nas unidades serviços de pintura, revestimento cerâmico, forro de PVC, revisão elétrica, hidráulica e hidrosanitária, e substituição do piso e telhado. Os trabalhos de pintura estão sendo executados pela Construtora Vasco Marinho há 45 dias e devem ser concluídos até o dia 20 de dezembro nas primeiras escolas.

Segundo o chefe da Divisão de Manutenção dos Prédios Escolares da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Alberto Mário Dantas, também serão reformadas as Escolas Dr. Nilton Bellas Vieira, no Parque Getúlio Vargas; Regina Vital, Campo Limpo; Valdemir Alves de Brito, Sítio Matias; Eurides Franco Lacerda, Conceição I; e Faustino Dias Lima, Feira VII.

As outras seis unidades de ensino a serem contempladas com a recuperação serão a Franci Silva Barbosa, Campo Limpo; Almira Lago, Campo do Gado Novo; Jacira Almeida Santos, Feira IV; Áureo de Oliveira Filho, Capuchinhos; Ester Santana, Mangabeira; e Creche Maria de Lourdes Pellegrini Freitas Silva, Três Riachos. Das 214 escolas municipais, 170 já foram reformadas.

Bolsa Família faz recadastramento até dia 30

O prazo para recadastramento no programa Bolsa Família termina no dia 30 de dezembro. Em Feira de Santana, de acordo com dados do Governo Federal divulgados no início de novembro, apenas 186 famílias ainda não regularizaram a sua situação. Para agilizar e contribuir com o atendimento aos moradores dos distritos, o ônibus do Feira Cidade Digital está visitando estas localidades para prestar serviços a comunidade.

“Esta semana o ônibus encontra-se no distrito de Maria Quitéria e na próxima semana deve atender aos moradores de Humildes”, informou a coordenadora do Bolsa Família em Feira de Santana, Vitória Régia. Ela ressalta que o atendimento nestas localidades tem sido satisfatório, com uma média de 80 pessoas por dia.

“É importante que o Ônibus Digital vá até os distritos porque evita o deslocamento destas pessoas para a sede”, observa. Apesar disso, filas ainda são formadas na sede do programa, situada na rua Barão de Cotegipe, 649, Centro. “Muitas das pessoas que tem ficado nas filas não tem a necessidade do recadastramento, mas por medo de perderem o benefício tem se dirigido ao Bolsa Família”, alerta Vitória.

Ela lembra que restam poucas famílias para serem recadastradas e não há necessidade de que as pessoas durmam nas filas. “As pessoas podem ficar tranqüilas que vai dar tempo para que todos consigam realizar os seus recadastramentos e evitando assim que o benefício seja bloqueado”, afirmou. O atendimento no Bolsa Família é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h30.

Festa em Louvor a N.S da Conceição 

As comemorações em louvor a Nossa Senhora Conceição foram iniciadas desde o dia 2 dezembro e prosseguem até domingo (11), na sede e zona rural de Feira de Santana. Este ano a campanha tem como tema central “Com Maria Queremos Avivar o Dom de Deus que Há em Nós”.

Nesta quinta-feira (8), a partir das 20h, o Novenário será realizado no distrito de Ipuaçu, com o lema “Queremos ser uma igreja que dedica uma atenção especial as famílias”, com a palestrante irmã Terezinha. Já na sexta-feira (9) o lema será “Queremos ser uma igreja auto-sustentável pelo dízimo” e contará com a presença do diácono Barros e Zorimar Fernandes.

No sábado (10), a palestra “Queremos ser uma igreja de fermento na sociedade” será ministrada por Manoel e Sueli. O encerramento da Festa em Louvor a Nossa Senhora da Conceição está previsto para as 10h. As 8h30 acontecerá o louvor a padroeira e ás 10h será realizada a missa festiva concelebrada pelos padres Igor e Geilson.

Participam da celebração as comunidades de Terra Dura, Limoeiro, Magalhães, Anguera, Lauro de Freitas, e Paróquia Nossa Senhora do Resgate (Antonio Cardoso).

REDESIM será implantada este mês

Feira de Santana é o primeiro município do interior baiano a integrar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). O programa, que serve como um facilitador para abertura e fiscalização de empresas que queira se instalar no município, será implantado a partir deste mês.

De acordo com o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, através do REDESIM os órgãos e instituições envolvidas no processo de abertura de empresa, como Secretaria da Fazenda do Município, Junta Comercial do Estado da Bahia e Receita Federal estarão interligados. “A meta é que com a utilização do REDESIM o tempo para abrir uma empresa seja reduzido. O que poderia chegar a 120 dias, espera-se que caia para até 48 horas”, destacou.

Wagner lembra ainda que com a utilização deste sistema o Município poderá ter um controle maior das empresas que se instalam na cidade. “Das 34 empresas que procuraram a Junta Comercial do Estado da Bahia, em Salvador, este ano, apenas 12 entraram em contato com a Prefeitura de Feira de Santana”, informou.

Ele alerta que para que um estabelecimento comercial funcione legalmente é preciso que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) seja informada quanto ao uso do solo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) analise o impacto ambiental, em especial em caso de indústrias poluentes, e a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) conceda a inscrição municipal (antigo alvará de funcionamento). “Este é um dado muito relevante e é preciso acabar com esta postura, que termina por causar a evasão de impostos”, afirmou.

Prefeito Tarcízio Pimenta dialoga com membros da comunidade de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta dialoga com membros da comunidade de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta dialoga com membros da comunidade de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta dialoga com membros da comunidade de Feira de Santana.

Central de Atendimento ao Cidadão de Feria de Santana registra ocorrências.
Central de Atendimento ao Cidadão de Feria de Santana registra ocorrências.
Ruas e praças de Feira de Santana são urbanizadas pelo Governo Tarcízio Pimenta.
Ruas e praças de Feira de Santana são urbanizadas pelo Governo Tarcízio Pimenta.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana realiza manutenção do sistema viário do município.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana realiza manutenção do sistema viário do município.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana realiza manutenção do sistema viário do município.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana realiza manutenção do sistema viário do município.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana realiza manutenção do sistema viário do município.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana realiza manutenção do sistema viário do município.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana aplicam medidas de sanitização contra proliferação de insetos infectocontagiosos.
Equipes da Prefeitura de Feira de Santana aplicam medidas de sanitização contra proliferação de insetos infectocontagiosos.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120814 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.