Casa das Nações Unidas no Brasil deve ser inaugurada em 2012 em Brasília

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Lançamento da pedra angular está acontecendo, nesta quinta-feira, na capital do país; segundo coordenador-residente da ONU, novo prédio também vai gerar economia para a organização.

As Nações Unidas iniciam, nesta quinta-feira a construção da Casa ONU Brasil. O projeto, que já existe em outros países, pretende reunir todas as agências e fundos da organização num só lugar.

A primeira fase deverá ficar pronta em outubro de 2012, como contou à Rádio ONU, o coordenador-residente no Brasil, Jorge Chediek. Segundo ele, a construção também será uma fonte de economia para as Nações Unidas no país. 

Parque 

“O mercado comercial de Brasília, e em particular o mercado imobiliário está muito aquecido. Então, pouparíamos muito dinheiro, em termos de aluguel, em termos de aluguel. E, ao mesmo tempo também, melhoraríamos as condições operacionais do nosso trabalho. Temos já algumas propostas quantificadas que serão ainda maiores quanto mais agências sejam parte do projeto.”

O terreno, de 22 mil metros quadrados, foi doado às Nações Unidas pelo governo do Distrito Federal. Participam do lançamento da pedra fundamental, Jorge Chediek e o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, além de autoridades e convidados.

A primeira parte do complexo deverá abrigar o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud e o Departamento de Segurança da ONU, entre outras agências.

As demais fases da construção devem estar concluídas nos próximos anos. Parte do projeto arquitetônico é criar um Parque das Nações Unidas e torná-lo área contígua a outras agências da ONU com sedes próximas como a OIT e a OMS.

*Com informações: Rádio Onu

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]