Brasil diz que fará todo o possível para levar mensagem consensual à Síria

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Embaixadora do país nas Nações Unidas comentou tentativa de nova resolução do Conselho de Segurança sobre situação de violência no país árabe; mais de 5 mil pessoas morreram desde meados de março.

O Brasil informou que deve passar os seus últimos dias no Conselho de Segurança ajudando a produzir o que chamou de uma “mensagem forte e consensual” sobre a violência na Síria.

Segundo as Nações Unidas, mais de 5 mil pessoas foram mortas nos confrontos entre manifestantes anti-governo e forças de segurança do país. Os protestos já duram 10 meses.

Tentativa de Resolução 

Nesta entrevista à Rádio ONU, concedida em 20 de dezembro, sobre um balanço dos dois anos do mandato brasileiro no Conselho de Segurança, a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti mencionou as gestões do país, em agosto, quando foi redigido o primeiro esboço de uma resolução sobre a Síria.

“O Brasil procurou adotar um enfoque de aproximar posições que estavam muito polarizadas naquele momento. Infelizmente, não foi possível que o Conselho se manifestasse de uma forma consensual (no mês seguinte). Mas acaba de ser apresentada uma nova resolução sobre a Síria. O Brasil fará todo o possível para que seja enviada uma mensagem forte, consensual, por parte do Conselho, nesse momento em que a situação na Síria continua a preocupar a todos nós”, afirmou.

Observadores 

Segundo agências de notícias, pelo menos 40 pessoas morreram na Síria desde a quinta-feira, quando uma delegação de observadores da Liga Árabe chegou ao país para uma visita.

A Rússia, que está ocupando a presidência rotativa do Conselho de Segurança, informou que o assunto continuaria sendo discutido esta semana.

O mandato brasileiro no Conselho expira neste 31 de dezembro.

*Rádio ONU.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116720 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.