Bahia Livre de Influenza e Newcastle nos plantéis avícolas

A Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), encerra o ano de 2010 com mais um resultado positivo: a classificação do Estado no grupo “B” na área de sanidade avícola do sistema de defesa sanitária animal e a certificação dos plantéis avícolas baianos como livres das doenças de Newcastle e Influenza Aviária.

A conquista é resultado de supervisões e auditorias realizadas pela Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA-Ba) e encaminhada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), em meados de dezembro.

A Bahia tem quatro polos avícolas definidos: Barreiras, Entre Rios, Feira de Santana e Vitória da Conquista, caracterizados pela produção de frangos de corte. “Além disso, o Estado possui cadastro georreferenciado de aves de subsistência em torno de matrizeiros, sítios de invernada e aves de subsistência nos assentamentos”, explica o diretor de defesa sanitária animal, Rui Leal.

Para o alcance desta meta, a Adab passou por uma avaliação do sistema estrutural e organizacional das ações de defesa relacionadas ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). Entre os itens avaliados, o MAPA e a SFA, observaram a Legislação Estadual do PNSA, os recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos na atividade, além da geração de dados epidemiológicos, trabalhos com educação sanitária e controle do trânsito, entre outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114858 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.