Atendimento gratuito para tratamento de câncer de pele será realizado esse sábado no Hospital São Rafael em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Neste sábado, dia 03 de dezembro, a cirurgiã plástica Dra. Ana Rita de Luna Freire, juntamente com o Presidente Regional da Sociedade de Cirurgia Plástica, Dr. Marcos Vinicius Moscozo e toda a equipe de cirurgia plástica do Hospital São Rafael darão início ao atendimento gratuito, pelo SUS, voltado a pessoas que apresentam lesão de pele suspeita de câncer. Para ter acesso à marcação de consulta, os interessados devem entrar em contato através do telefone (71) 3281 – 7767.

Nas datas 03, 07 e 10 de dezembro, serão realizadas triagens, onde os pacientes que apresentares sinais da doença terão exames solicitados e tratamento cirúrgico marcado para o dia 17 de dezembro, no próprio hospital. O Mutirão de Tratamento de Câncer de Pele, que acontece nacionalmente no dia 17 de dezembro, visa conscientizar a população acerca do risco da exposição solar em excesso e das formas de prevenção da doença. Na ocasião, será realizado um cadastro para dar continuidade aos trabalhos no Hospital São Rafael. “O mutirão tem o objetivo de oferecer mais uma oportunidade de tratamento e livrar o peso da dúvida daqueles que não apresentam lesão maligna”, afirma Drª Ana Rita.

O câncer de pele vem crescendo em incidência a cada ano. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer – é o tipo mais comum, representando 25% dos tumores. Segundo a Drª Ana Rita, são sinais de câncer, lesões de pele que estejam crescendo rapidamente, com episódios de ferimento e/ou sangramento e com coloração de mais de uma tonalidade. As bordas da lesão também são irregulares. “A doença tem impacto social devido à sua freqüência, mas possui tem alto índice de cura quando adequadamente diagnosticada e tratada”, explica a cirurgiã.

A Dra. Ana Rita de Luna Freire é membro da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilofacial e da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica. Ela é especialista em cirurgias crâniomaxilofacial e desenvolve cirurgias de face há mais dez anos. A médica atua em operações reparadoras e estéticas na face e é cirurgiã plástica dos hospitais São Rafael, Martagão Gesteira, Ernesto Simões, Português e Clínica COF, em Lauro de Freitas.

*Com informações: [email protected]

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]