Agência da ONU lança livro sobre plantas e frutas da Amazônia

agencia-da-onu-lanca-livro-sobre-plantas-e-frutas-da-amazonia

Publicação, que marca o Ano Internacional das Florestas, mostra como os recursos da região podem ser usados para melhorar a vida e a dieta das pessoas. 

Um novo estudo sobre plantas e frutas da Amazônia foi publicado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, nesta terça-feira.

O livro “Árvores Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica” foi co-produzido com o Centro para Pesquisa Internacional de Florestas, Cifor, e a organização People and Plants International.

Internet

O objetivo é mostrar como os recursos da floresta podem ser usados para melhorar a vida e dieta das pessoas.

A publicação marcou também o encerramento do Ano Internacional das Florestas, pela FAO.

Antes da cerimônia, o líder índigena Marcos Terena, contou à Rádio ONU, em Nova York, como a

internet pode ajudar a transmitir o conhecimento das plantas medicinais a outras gerações.

Grande Riqueza 

“Existem centenas, milhares de computadores nas aldeias, muitos inclusive ociosos, porque não foi feita uma ação programática, educativa. Então, geralmente o indígena aprende a passar e-mail, usar a internet, mas ele não consegue usar essa máquina para criar parâmetros, por exemplo: você gostaria de saber qual a planta medicinal que uma pessoa que mora em Nova York precisa para curar a dor de cabeça? Então se nós pudéssemos criar este cenário no Brasil, e temos elementos para fazer isso, com o apoio do Ministério da Saúde, isso seria uma grande riqueza.”

De acordo com a FAO, as florestas podem levar vários benefícios às comunidades quando são gerenciadas de forma sustentável.

Amazônia Brasileira 

Cerca de 80% das pessoas que vivem nos países em desenvolvimento dependem de produtos, que não são derivados de madeira, mas que se encontram nas florestas. Um exemplo são as frutas e as plantas medicinais.

Uma das preocupações dos editores foi ainda incluir números e fotos, uma vez que 25% dos habitantes de países em desenvolvimento são analfabetos funcionais. Já nas áreas rurais este número pode chegar a 40%.

De acordo com a FAO, somente a Amazônia brasileira é habitada por 25 milhões de pessoas.

*Com informações: Rádio Onu

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.