A Universidade Estadual de Feira de Santana, realiza mesa-redonda com o tema: A literatura em questão

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Como a literatura pode desconstruir estereótipos e reduzir preconceitos foi o tema da discussão na tarde desta quarta-feira (7/12/2011) na mesa-redonda intitulada “A literatura em questão”, realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Literaturas e Culturas franco-afro-americanas, contou com a participação de dois pesquisadores franceses. A professora doutora Karine Rouquet-Brutin, da Université Denis Diderot – França, falou sobre Vozes, Imagens e Pensamento dos Escritores Crioulos Caribenhos (Voix, images et pensée de la diversité chez les écrivains créoles antillais) e o professor doutor Rémi Astruc, Diretor do Departamento de Letras Modernas da Université de Cergy-Pontoise – França, que falou sobre O Poder da Ficção sobre a Potência dos Estereótipos (Pouvoir de la fiction contre puissance des stéréotypes).

A professora Karine Rouquet-Brutin retratou a literatura desenvolvida na região do Caribe, geograficamente formada por pequenas ilhas interligadas que sofreram influência francesa e africana. Segundo ela, há uma diversidade de manifestações culturais e uma mistura de civilizações que convivem simultaneamente sem preconceitos e isso se reflete na literatura, tornando as narrativas inéditas.

Já o professor Rémi Astruc busca através de suas pesquisas mostrar como a literatura pode “ler” o futuro, ligando ao passado, de uma forma mais abrangente e incluindo a história de nações marginalizadas, como a África.

De acordo com o coordenador do evento, o professor doutor Humberto de Oliveira, o papel da literatura é tornar a sociedade mais democrática, valorizando as diversas vozes das culturas. “É possível a literatura desmistificar, por exemplo, estereótipos negativos sobre o índio, o negro, o mestiço, a mulher”, concluiu.

A mesa-redonda foi promovida pelo Núcleo de Estudos em Literaturas e Culturas Franco-afro-americanas da Uefs, com o apoio da Embaixada da França, do Departamento de Letras e Artes, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e do Programa de Pós-graduação em Letras e Diversidade Cultural.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111165 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]