A Privataria Tucana – Um dos maiores best-sellers dos últimos tempos, Deputado Emiliano José comenta

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O lançamento do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, ganhou ampla repercussão no meio político. Na Câmara, o deputado federal Emiliano José saiu em defeesa do autor da obra e destacou o sucesso do livro. Segundo o parlamentar, “este trabalho será, seguramente, um dos maiores best-sellers dos últimos tempos”.

Rsultado de um esforço de 12 anos de trabalho do jornalista, “A Privataria Tucana” é fruto das investigações da chamada Era das Privatizações, promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, através de seu ministro do Planejamento, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). A expressão “privataria”, evidenciada pelo jornalista Elio Gaspari e utilizada por Ribeiro Jr., faz uma menção feliz e engenhosa do que foi a verdadeira pirataria praticada com o dinheiro público em benefício de fortunas privadas, por meio de empresas de fachada do Caribe, região tradicional e historicamente dominada pela pirataria.

Lançado há uma semana, os primeiros 15 mil exemplares esgotaram-se em 48 horas. Uma nova edição, de 30 mil, deve chegar às livrarias em breve. A expectativa é que o livro chegue aos 200 mil exemplares segundo informações do editor Luiz Fernando Emediato. “O mérito do livro é o de sistematização de um período. Devassa as privatizações na era Fernando Henrique Cardoso. Não que muito do que divulgue não fosse do conhecimento público. Mas o era de modo fragmentado, perdido ao longo do tempo e, sobretudo, bastante escamoteado pela mídia”, ressalta Emiliano.

Ainda segundo o deputado, há muito mais que a população brasileira deve descobrir por conta própria. “Não deve deixar de ler a cobertura de Carta Capital desta semana, cujas mais de dez páginas elucidam com riqueza de detalhes como era a privataria tucana, como foi aquilo que os tucanos de bico longo chamavam de o negócio do século. E não deve, sobretudo, deixar de ler o livro”, disse.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112738 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]